A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO Profª Patricia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO Profª Patricia."— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO Profª Patricia

2

3 Nascia na Europa, uma nova sociedade de mercadores e banqueiros, interessados em obras de arte, os mecenas. Surgia então, na Itália, um estilo de arte que pretendia abandonar a “estranheza” do gótico. Acreditavam na inteligência do homem e no desejo mais intenso de viver, sem esquecer da religião, porém acreditando que Deus não castigaria os homens que pensassem de modo diferente da mentalidade medieval.

4 Arquitetura Principal característica foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espaço das catedrais. No início, a basílica cristã imitava um templo grego e constituía-se apenas de um salão retangular. No período bizantino ganhou meis espaços, na arte românica passou a ser mais complexa e mais espaços amplos e organizados.

5 Escultura

6 A figura humana tornou-se objeto de estudo de grandes artistas.
A perspectiva deu suporte aos trabalhos dos escultores. Os artistas esculpiam monumentos, tumulos e fontes todos com a presença humana. Figura humana idealizada e corpos proporcionais e levemente torneados

7 Michelangelo Di Ludovico Buonarrotti Simoni (1475-1564)
Escultor, pintor e arquiteto. Preferia esculpir o mármore. Foi a Roma a pedido do Papa Julio II para esculpir seu monumento fúnebre, projeto grandioso que restou apenas Moisés, porque Michelangelo interrompeu seu trabalho para pintar a Capela Sistina, no Vaticano.

8 Muito talentoso, despertavo o interesse de diferentes mecenas, o Papa Leão X, o chamou a Florença para esculpir o tumulo dos Medicis, lá fez grandes outros trabalhos, como: O dia e a Noite, A aurora e o crepúsculo, David, depois em Roma Pietá, e Moisés.

9

10

11 André Del Verrocchio (Donatello)
Pintor e escultor Talento grandioso, costo,ava criar em bronze.

12 Pintura A pintura Renascentista fez uso de três características principais: a perspectiva , o uso do claro-escuro e o realismo. Uso de variedades de cores quentes e frias, utilizavam a luz e souberam diferenciar distâncias e volumes.

13

14 Leonardo Da Vinci Pintor, escultor, arquiteto e inventor.
Usava a perspectiva e a luz para proporcionar volume nas paisagens. Estudou anatomia, a figura humana era sua maior preocupação, recebeu os primeiros trabalhos em Florença. Amigo de grandes mecenas como: Medici e Sforza .

15

16

17

18 Muchelangelo

19

20

21

22 Rafael Sanzio

23

24 Botticelli

25

26 Tiziano

27

28 Fra Angelico

29 Bibliografia Proença Graça.História da Arte, editora ática 2002.
Cantele Angela Anita e Cantele Bruna Reginata, Arte e Habilidade, IBEP 7º Ano.


Carregar ppt "RENASCIMENTO Profª Patricia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google