A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor(a) da aula: Vanessa Maria da Costa R. Francisco Nome do(a) Educopedista revisor(a) da aula: Regina Vitória S. Lopes (Nov/14) Nome do(a) Educopedista Coordenador de disciplina: Lucinéia Alves Kontos Disciplina Ano Aula número Ciências 02 Tema da Aula Digital Tema da Aula Digital As células e os tecidos *

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo suas formas e funções e que comportam características comuns conforme o tecido que constituem; Relacionar o tecido epitelial com a formação das glândulas. Referencial Teórico Cadernos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADES 5-7

4 Atividade 1: Relembrando
Na aula passada, você aprendeu sobre as células. Viu que todo ser vivo é formado por células e que elas podem se classificar como procariontes (não possuem núcleo) e eucariontes (possuem núcleo). Dentre as células eucariontes, podemos encontrar as células vegetais e as células animais. Clique no ícone ao lado, anote as principais informações do texto e debata com seus colegas. Você pode também assistir ao vídeo a seguir e relembrar as diferenças entre esses dois tipos de células. É só clicar! *

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá retomar o conteúdo da aula anterior por meio do texto e do vídeo proposto, ajudando a relembrar os principais conceitos trabalhados e estabelecendo uma conexão com a aula que irá começar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagens: OA: 15 minutos Tempo de duração da atividade: Sugere-se que a atividade seja feita com toda turma em círculo. Organização da sala de aula:

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você aprenderá sobre as células e os tecidos. Observe abaixo alguns tipos de células de tecidos diferentes. matéria Ao final desta aula, você será capaz de: comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo suas formas e funções e que comportam características comuns conforme o tecido que constituem; relacionar o tecido epitelial com a formação das glândulas.

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, apresente ao seu aluno qual é o objetivo da aula através de uma discussão sobre o tema, buscando informações previamente conhecidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagens: , , Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Você conhece as diferentes células que constituem os tecidos do nosso corpo? Quais tecidos do nosso corpo você conhece? Registre sua opinião em seu caderno virtual e mostre a seu professor. A imagem ao lado mostra como as células do nosso corpo podem ser tão diferentes.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, você, professor, poderá utilizar os questionamentos para despertar a curiosidade do tema que será estudado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagens: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em círculo. Organização da sala de aula:

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Estudar as células e os tecidos é importante, pois nos permite saber como nosso corpo é formado e entender o seu funcionamento. As células possuem diferentes formas e funções dentro do nosso corpo. Elas se agrupam de acordo com suas funções, formando os tecidos.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade, você, professor, deverá levar os alunos a refletirem sobre a importância de conhecer as diferentes células e os tecidos que constituem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 5 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda turma simultaneamente. Organização da sala de aula:

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Antes de iniciar o conteúdo da aula, vamos ver o que você já sabe sobre o assunto. 1) Qual é a menor parte do nosso organismo capaz de nutrir-se e de realizar outras funções vitais? Tecido. Célula. Sistema. Órgão.

13 FEEDBACK 1 FEEDBACK A Você errou! O tecido não é a menor parte do nosso organismo capaz de nutrir-se e de realizar outras funções vitais. FEEDBACK C Infelizmente, você errou! O sistema não é a menor parte do nosso organismo capaz de nutrir-se e de realizar outras funções vitais. FEEDBACK D Você errou! Tente novamente. O órgão não é a menor parte do nosso organismo capaz de nutrir-se e de realizar outras funções vitais. FEEDBACK B Parabéns! Você acertou. A célula é a menor parte do nosso organismo capaz de nutrir-se e de realizar outras funções vitais.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2) Apesar de as células do nosso organismo serem diferentes, todas elas apresentam três componentes principais. Quais são eles? Parede celular, citoplasma e núcleo. Membrana plasmática, citoplasma e cloroplasto. Membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Membrana plasmática, centríolos e núcleo. *

15 FEEDBACK 2 FEEDBACK A Você errou! Parede celular, citoplasma e núcleo não são os três componentes principais da célula. FEEDBACK B Infelizmente, você errou! Membrana plasmática, citoplasma e cloroplasto não são os três componentes principais da célula. FEEDBACK D Você errou! Tente novamente. Membrana plasmática, centríolos e núcleo não os três componentes principais da célula. FEEDBACK C Parabéns! Você acertou. Membrana plasmática, citoplasma e núcleo são os três componentes principais da célula.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3) Os grupos de células semelhantes que realizam tarefas especializadas constituem _______________. os tecidos. as células. os órgãos. os sistemas.

17 FEEDBACK B Você errou! Os grupos de células semelhantes que realizam tarefas especializadas não constituem as células. FEEDBACK C Infelizmente, você errou! Os grupos de células semelhantes que realizam tarefas especializadas não constituem os órgãos. FEEDBACK D Você errou! Os grupos de células semelhantes que realizam tarefas especializadas não constituem os sistemas. FEEDBACK A Parabéns! Você acertou. Os grupos de células semelhantes que realizam tarefas especializadas constituem os tecidos. *

18 Atividades 5 - 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, peça aos alunos que respondam ao Educoquiz, que possui três questões de múltipla escolha, em que você fará uma sondagem dos conhecimentos de seus alunos sobre o assunto a ser estudado . Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Educoquiz Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES Checagem ATIVIDADES

20 Atividade 8: Momento de reflexão
. Já parou para pensar do que é constituído o nosso corpo? Sabia que as nossas células possuem diferentes formatos e funções? Observe a imagem e reflita sobre : Você sabe o que é um neurônio? E um adipócito? Por que os tecidos são necessários? Saberia citar o nome de um tecido do corpo e as características de suas células? Converse com amigos e familiares, escreva no caderno virtual as suas conclusões e mostre a seu professor.

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse é um momento do aluno em que ele vai refletir sobre o assunto apresentado, mas você, professor, poderá levá-lo a atingir os objetivos propostos, formulando perguntas que gerem reflexões sobre o tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das Imagens: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

22 As células são diferentes entre si Atividade 9:
Os organismos vivos são formados por células. Mas você sabia que as células são diferentes umas das outras? As células que constituem um mesmo organismo não são iguais. Isso ocorre devido ao fato de elas desempenharem funções diferentes. O formato das células está relacionado com a função que elas desempenham. Uma célula muscular, por exemplo, é diferente de um neurônio, pois possuem funções completamente diferentes dentro do corpo. Clique na imagem acima e saiba mais sobre o assunto.

23 Atividade 9: Animais vertebrados
Orientações práticas de aplicação dessa atividade sCom essa atividade, você, professor, explicará que as células não são todas iguais, mas sim possuem formas e funções diferentes. O texto complementará sua explicação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte do OA e da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda turma. Organização da sala de aula:

24 Agora, clique na imagem ao lado e saiba mais!
Atividade 10:   Os tecidos No corpo humano, existem diferentes tipos de organização. A célula é a unidade básica dos seres vivos. Os tecidos são formados por um conjunto de células especializadas que executam a mesma função. Os tecidos se unem formando os órgãos. Os órgãos, por sua vez, formam grupos denominados sistemas. O funcionamento harmonioso dos sistemas é que mantém o nosso corpo vivo. Observe, na imagem abaixo, o nível de organização do corpo humano, que passa pelos tecidos, até chegar ao organismo. Agora, clique na imagem ao lado e saiba mais!

25 Atividade 10: Os grupos de animais vertebrados
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade, você, professor, mostrará, com o auxílio da imagem, os níveis de organização do corpo humano, da célula ao organismo. O vídeo complementará sua explicação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: OA: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

26 Os diferentes tipos de tecidos
Atividade 11:   Os diferentes tipos de tecidos Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo (abrangendo também os tecidos adiposo, ósseo, cartilaginoso e sanguíneo), tecido muscular e tecido nervoso, cada um com a sua função,. que irão formar os órgãos e sistemas corporais. Observe estes tecidos na imagem ao lado (clique na imagem para ampliá-la). Clique na imagem ao lado e conheça mais sobre os diferentes tipos de tecidos encontrados em nosso organismo.

27 Atividade 11: O homem é um primata
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade, você, professor, levará os alunos a reconhecer que o corpo humano é formado por quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. A atividade interativa auxiliará na diferenciação dos tipos de tecidos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: OA: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda turma. Organização da sala de aula:

28 Atividade 12: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Vejamos o que você assimilou até aqui. Para responder, preste bastante atenção! O corpo humano é um conjunto de tecidos diferentes, que formam os órgãos e, assim, formando os sistemas. Os neurônios e adipócitos são células que pertencem, respectivamente, aos tecidos: muscular e cartilaginoso. nervoso e adiposo. epitelial e adiposo. nervoso e cartilaginoso.

29 FEEDBACK  2 FEEDBACK A Você errou! Os neurônios e adipócitos não são células que pertencem, respectivamente, aos tecidos muscular e cartilaginoso. FEEDBACK C Você errou! Os neurônios não são células que pertencem ao tecido epitelial. FEEDBACK D Você errou! Os adipócitos não são células que pertencem ao tecido cartilaginoso. FEEDBACK B Parabéns! Você acertou. Os neurônios e adipócitos são células que pertencem, respectivamente, aos tecidos nervoso e adiposo.

30 Atividade 13: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
2) O sistema circulatório é responsável pelo transporte de substâncias dentro do nosso corpo e é, através do sangue, que esse transporte ocorre. O sangue é um tipo de tecido: A) epitelial. B) muscular. C) conjuntivo. D) nervoso.

31 Você errou! O sangue não é um tipo de tecido epitelial.
FEEDBACK  2 FEEDBACK A Você errou! O sangue não é um tipo de tecido epitelial. FEEDBACK B Infelizmente, você errou! O sangue não é um tipo de tecido muscular. FEEDBACK D Você errou! Tente novamente. O sangue não é um tipo de tecido nervoso. FEEDBACK C Parabéns! Você acertou. O sangue é um tipo de tecido conjuntivo. *

32 Atividade 14: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
3) A organização do corpo humano em sistemas foi uma forma encontrada pelos cientistas para facilitar o estudo do organismo. Assinale a alternativa correta sobre essa organização. A) Os órgãos são formados por tecidos e estes são formados por células com funções semelhantes. B) Os tecidos são formados por conjuntos de sistemas. C) Os tecidos são constituídos por órgãos e estes são conjuntos de células desorganizadas. D) Os órgãos são partes dos tecidos do corpo.

33 FEEDBACK  2 FEEDBACK B Você errou! Os tecidos não são formados por conjuntos de sistemas. FEEDBACK C Você errou! Tente novamente. Os tecidos não são constituídos por órgãos e estes não são conjuntos de células desorganizadas. FEEDBACK D Infelizmente, você errou! Os órgãos não são partes dos tecidos do corpo. FEEDBACK A Parabéns! Você acertou. Os órgãos são formados por tecidos e estes são formados por células com funções semelhantes.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
4) Nosso organismo é um conjunto de sistemas formados por órgãos que juntos realizam alguma tarefa. Dentro de cada sistema, encontramos diversos tecidos, mas cada um possui sua função. Assinale a alternativa que contém um tecido e sua respectiva função: A) O tecido epitelial é responsável pela produção das células do sangue. B) O tecido nervoso tem a função de unir os órgãos, preenchendo os espaços entre eles. C) O tecido conjuntivo tem a função de revestir nosso corpo e as paredes dos diversos órgãos. D) O tecido muscular é responsável pelos movimentos do corpo, voluntários ou involuntários.

35 FEEDBACK  2 FEEDBACK A Você errou! O tecido epitelial não é responsável pela produção das células do sangue. FEEDBACK B Você errou! O tecido nervoso não tem a função de unir os órgãos, preenchendo os espaços entre eles. FEEDBACK C Você errou! O tecido conjuntivo não tem a função de revestir nosso corpo e as paredes dos diversos órgãos. FEEDBACK D Parabéns! Você acertou. O tecido muscular é responsável pelos movimentos do corpo, voluntários ou involuntários.

36 Atividades 12 - 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o aluno irá resolver sozinho e você, professor, saberá em que nível o aluno está, dentro do tema apresentado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Educoquiz 2 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Tempo de duração da atividade:

37 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADES 23-27 Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADES

38 Atividade 16: Tecido epitelial: epitélio de revestimento
As células do tecido epitelial (epitélio) são semelhantes e justapostas, ou seja, ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tecido pode ser dividido em: Clique na imagem ao lado e saiba mais sobre o tecido epitelial Epitélio de revestimento Epitélio glandular O epitélio de revestimento tem como principal função revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, camada mais externa da pele, e internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago. Assista ao vídeo acima e reflita. Como os raios solares atuam na pele? Como podemos evitar o câncer de pele? Discuta com seus colegas, registre as conclusões e mostre ao seu professor.

39 Atividade 16: Tecido epitelial: epitélio de revestimento
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade o professor apresentará o tecido epitelial e levará os alunos a reconhecer os dois tipos de tecido epitelial: o de revestimento e o glandular. O texto complementará sua explicação. O professor pode promover um debate sobre a questão do câncer de pele. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: OA: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda turma. Organização da sala de aula:

40 Tecido epitelial: epitélio glandular
Atividade 17:   Tecido epitelial: epitélio glandular O epitélio glandular forma as glândulas – estruturas que fabricam substâncias, como saliva, suor, lágrima e hormônios. Essas secreções podem ser utilizadas em outras partes do corpo (endócrina) ou eliminadas do organismo (exócrina). Glândulas exócrinas – as sebáceas, as sudoríperas, as lacrimais e outras. Glândulas endócrinas – a hipófise, a tireoide, as paratireoides e outras. Clique na imagem acima e saiba mais sobre o tecido epitelial glandular. Assim, existem diversos tipos de glândulas no nosso corpo, como as mamárias, que produzem o leite. Clique na imagem ao lado e veja como o leite materno é produzido.

41 Atividade 17: Tecido epitelial: epitélio glandular
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade, você, professor, explicará que as glândulas são formadas por um tipo de tecido epitelial e que suas células produzem substâncias importantes para o nosso corpo, as secreções. Mostrará que existem diversos tipos de glândulas e utilizará a glândula mamária como exemplo. O texto complementará sua explicação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagens e dos OAs : e Tempo de duração da atividade: 30 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda turma. Organização da sala de aula:

42 Atividade 18: Tecido conjuntivo
Fonte: Atividade 18: Tecido conjuntivo O tecido conjuntivo é formado por vários tipos de células afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. É o mais abundante no organismo. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo. Ele é subdividido em outros tipos de tecidos, entre eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo. Clique na imagem ao lado e conheça as células que fazem parte do tecido conjuntivo.

43 Atividade 18: Tecido conjuntivo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade, você, professor, mostrará aos seus alunos que o tecido conjuntivo apresenta diversos grupos celulares que possuem características próprias . E, por essa razão , ele é subidividido em outros tipos de tecidos. O texto complementará sua explicação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e do OA: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla. Organização da sala de aula:

44 Atividade 19: Tecidos conjuntivos: adiposo e sanguíneo
Fonte: Atividade 19: Tecidos conjuntivos: adiposo e sanguíneo Tecido adiposo O tecido adiposo é formado por adipócitos, isto é, células que armazenam gordura. As funções desse tecido são: fornecer energia para o corpo; atuar como isolante térmico; oferecer proteção contra choques mecânicos. Tecido sanguíneo O tecido sanguíneo constitui o sangue, tecido líquido. É formado por diferentes tipos de células, como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. Clique na imagem acima e saiba mais! Agora, proponho que você pesquise, em livros e na internet, o .que acontece com os adipócitos quando uma pessoa engorda. Discuta com seus colegas, registre as conclusões e mostre ao seu professor. Que célula desse tecido transporta oxigênio? Registre em seu caderno virtual e mostre ao seu professor.

45 Atividade 19: Tecidos conjuntivos: adiposo e sanguíneo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade, você, professor, mostrará aos seus alunos os tecido conjuntivos adiposo e sanguíneo, comentando sobre suas respectivas funções. Peça aos alunos que mostrem a sua pesquisa sobre os adipócitos e debata sobre o assunto. Faça o questionamento proposto a respeito do tecido sanguíneo e discuta sobre as diferentes funções das células do sangue. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e do OA: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla. Organização da sala de aula:

46 Tecidos conjuntivos: cartilaginoso e ósseo
Atividade 20: Tecidos conjuntivos: cartilaginoso e ósseo Tecido cartilaginoso O tecido cartilaginoso forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traqueia e está presente nas articulações da maioria dos ossos. As cartilagens ajudam dar forma e sustentação a essas estruturas, além de evitar o atrito e o desgaste entre ossos que se articulam com movimentos. É um tecido resistente, mas flexível. Tecido ósseo O tecido ósseo forma os ossos. A sua rigidez deve-se à impregnação de sais de cálcio na substância intercelular. Além de sustentar o corpo, os ossos protegem os órgãos e apoiam os músculos. Tecido cartilaginoso Tecido ósseo Clique nas imagens ao lado e saiba mais sobre cada um desses tipos de tecidos conjuntivos.

47 Atividade 20: Tecidos conjuntivos: cartilaginoso e ósseo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade, você, professor, mostrará aos seus alunos os tecidos conjuntivo adiposo e sanguíneo, comentando sobre suas respectivas funções. Os textos complementarão sua explicação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagens e dos OAs: , Tempo de duração da atividade: 20 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda turma. Organização da sala de aula:

48 Atividade 21: Tecido muscular
As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de contrair-se e de alongar-se. Essas células têm o formato alongado e promovem a contração muscular, permitindo diversos movimentos do corpo, dentre eles, o do nosso coração. O tecido muscular pode ser de três tipos: Tecido muscular liso; Tecido muscular estriado; Tecido muscular estriado cardíaco. Clique na imagem ao lado e conheça as características de cada um deles. Clique na imagem ao lado e veja como funcionam os músculos.

49 Atividade 21: Tecido muscular
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade, você, professor, explicará sobre o tecido muscular e as suas funções. Mostrará que há três tipos de tecido muscular com características próprias utilizando o link do texto. O vídeo mostra como funcionam os músculos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: OAs: e Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita toda turma.

50 Tecido nervoso Atividade 22:
O neurônio é a principal célula do tecido nervoso e é capaz de receber estímulos e conduzir as informações para outras células através do impulso nervoso. Os neurônios têm forma estrelada, podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento. São consideradas células muito especializadas. Clique na imagem ao lado e descubra mais informações sobre o tecido nervoso. Clique na imagem ao lado e entenda o funcionamento dos neurônios.

51 Atividade 22: Tecido nervoso
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, fale aos alunos sobre o tecido nervoso e suas funções. Enfatize que o neurônio é a principal célula desse tecido. Aprofunde o tema e mostre a estrutura de um neurônio com o auxílio do texto. O vídeo mostrará como os neurônios funcionam. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: OAs: e Organização da sala de aula: 15 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda turma Tempo de duração da atividade:

52 Atividade 23 : Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Reflita sobre o que você aprendeu até aqui e teste seus conhecimentos neste Educoquiz. Vamos lá? 1) O tecido muscular é responsável pelos movimentos realizados pelo corpo, sejam eles voluntários ou involuntários. Assinale a alternativa que possui as características das células que constituem o tecido muscular. Células que armazenam gordura. Células que apresentam formas alongadas e possuem a capacidade de contrair-se e alongar-se. Células com prolongamentos que transmitem impulso nervoso. Células que são semelhantes e justapostas, ou seja, ficam muito próximas umas das outras. *

53 FEEDBACK  3 FEEDBACK A Você errou! As células do tecido muscular não armazenam gordura. FEEDBACK C Você errou! Tente novamente. As células do tecido muscular não possuem prolongamentos que transmitem impulso nervoso. FEEDBACK D Infelizmente, você errou! As células do tecido muscular não são semelhantes e justapostas. FEEDBACK B Parabéns! Você acertou. As células do tecido muscular apresentam formas alongadas e possuem a capacidade de contrair-se e de alongar-se.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
2) Observe a imagem abaixo. Como se chama a célula capaz de receber estímulos e de conduzir as informações para outras células através do impulso nervoso? Fibra muscular. Fibroblasto. Neurônio.  Adipócito.

55 FEEDBACK 3 FEEDBACK A Você errou! A fibra muscular não é capaz de receber estímulos e de conduzir as informações para outras células através do impulso nervoso. FEEDBACK B Você errou! O fibroblasto não é capaz de receber estímulos e de conduzir as informações para outras células através do impulso nervoso. FEEDBACK D Você errou! O adipócito não é capaz de receber estímulos e de conduzir as informações para outras células através do impulso nervoso. FEEDBACK C Parabéns! Você acertou. O neurônio é capaz de receber estímulos e de conduzir as informações para outras células através do impulso nervoso.

56 Atividade 25: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
3) Relacione o tipo de tecido com as respectivas características celulares: 1- tecido muscular 2- tecido nervoso 3- tecido conjuntivo 4- tecido epitelial ( ) Células com prolongamentos que conduzem impulsos elétricos. ( ) Células alongadas, com proteínas contráteis, em seu citoplasma. ( ) Células justapostas, coesas, com alto grau de proximidade. ( ) Células pouco coesas, separadas por abundante matriz extracelular. A sequência correta é: A) 2, 1, 4, 3. B) 1, 2, 4, 3. C) 4, 1, 2, 3. D) 2, 1, 3, 4.

57 FEEDBACK 3 FEEDBACK B Você errou! As células musculares não conduzem impulsos elétricos. As células nervosas não possuem proteínas contráteis. FEEDBACK C Você errou! O tecido epitelial não conduz impulsos elétricos. As células nervosas não estão justapostas. FEEDBACK D Você errou! O tecido conjuntivo não apresenta alto grau de proximidade entre as células. As células do tecido epitelial não são separadas por abundante matriz extracelular. FEEDBACK A Parabéns! Você acertou. O tecido muscular possui células alongadas, com proteínas contráteis, em seu citoplasma. O tecido nervoso tem células com prolongamentos que conduzem impulsos elétricos. O tecido conjuntivo possui células pouco coesas, separadas por abundante matriz extracelular. As células do tecido epitelial são justapostas, coesas, com alto grau de proximidade.

58 Atividade 26: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
4) ___________________ são células que constituem um dos tipos do tecido conjuntivo, responsáveis pelo acúmulo de gordura, configurando a reserva energética do nosso organismo. Marque a opção que completa corretamente a frase. A) Miócitos. B) Mastócitos. C) Osteócitos. D) Adipócitos. *

59 FEEDBACK A Você errou! Miócitos não são células que constituem um dos tipos do tecido conjuntivo, responsáveis pelo acúmulo de gordura, configurando a reserva energética do nosso organismo. FEEDBACK B Você errou! Mastócitos não são células que constituem um dos tipos do tecido conjuntivo, responsáveis pelo acúmulo de gordura, configurando a reserva energética do nosso organismo. FEEDBACK C Você errou! Osteócitos não são células que constituem um dos tipos do tecido conjuntivo, responsáveis pelo acúmulo de gordura, configurando a reserva energética do nosso organismo. FEEDBACK 3 FEEDBACK D Parabéns! Você acertou. Adipócitos são células que constituem um dos tipos do tecido conjuntivo, responsáveis pelo acúmulo de gordura, configurando a reserva energética do nosso organismo.

60 Atividade 27: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
5) As glândulas são estruturas que fabricam substâncias importantes para o nosso corpo, as secreções. Que tipo de tecido forma as glândulas? Tecido conjuntivo. Tecido epitelial. Tecido nervoso. Tecido muscular.

61 FEEDBACK 3 FEEDBACK A Você errou! As glândulas não são formadas por um tipo de tecido conjuntivo. FEEDBACK C Você errou! As glândulas não são formadas por um tipo de tecido nervoso. FEEDBACK D Você errou! As glândulas não são formadas por um tipo de tecido muscular. FEEDBACK B Parabéns! Você acertou. As glândulas são formadas por um tipo de tecido epitelial.

62 Atividades 23- 27 : Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno resolverá o educoquiz 3 e você, professor, avaliará os conhecimentos dos alunos até aqui. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Educoquiz 3 Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Sugere-se que a atividade seja feita individualmente Organização da sala de aula:

63 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 28

64 Você está sendo desafiado Atividade 28:
Proponho que você observe num microscópio os diferentes tipos de tecidos e desenhe os formatos das células. Caso não disponha de um microscópio, o link abaixo oferece imagem de vários cortes do tecido muscular, nervoso, epitelial e conjuntivo. Escolha a imagem que melhor caracteriza cada um desses tecidos e mãos à obra! Fonte: *

65 Atividade 28: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno, nesta atividade, será desafiado a observar ao microscópio lâminas histológicas dos diferentes tecidos e reproduzir o desenho. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagem: Tempo de duração da atividade: 1 aula Sugere-se que a atividade seja feita em grupo de 4 alunos. Organização da sala de aula:

66 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Resumo ATIVIDADE 30 Próximo tema ATIVIDADE 31 Construção ATIVIDADE 29

67 Atividade 29: Construindo um resumo
Agora, que você aprendeu sobre as células e os tecidos, organize suas ideias e construa uma tabela contendo o nome de cada tecido do corpo, suas funções e as principais células que o constitui, como no quadro abaixo. Vamos lá!!!! *

68 Atividade 29: Construindo um Resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o professor poderá sugerir que o aluno crie, em sala de aula ou como atividade extraclasse, uma tabela contendo os tecidos, suas funções e principais células. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: 01 aula Tempo de duração da atividade: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Organização da sala de aula:

69 Atividade 30: Educossíntese
Agora, verifique se a sua produção abordou ao menos cinco dos itens sugeridos abaixo. Se existirem alguns pontos diferentes, discuta com seus colegas e verifique as anotações. Adipócitos. Impulsos nervosos. Neurônio. Glândulas. Fibras musculares. Cartilagem. Sangue. Ossos. A produção

70 Atividade 30: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno deverá realizar a leitura desta atividade e comparar com sua criação na atividade anterior. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Organização da sala de aula:

71 Atividade 31: Na próxima aula...
Você sabe como se dá a organização do corpo humano? Essa organização do corpo, desde a célula até um organismo, é o tema da nossa próxima aula! Para adiantar o tema da próxima aula, leia o texto, clicando no ícone ao lado. Até lá!!!!!

72 Atividade 31: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá fazer um resumo sobre o tema dado e estimular o tema da próxima aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagens: , OA: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja com toda turma. Organização da sala de aula:

73 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Google Body Browser Cadernos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, 8º ano – Ciências. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema (Exposição intinerante: Aventura pelo corpo humano) (Visita ao Museu da Vida)


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google