A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO"— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO

2 O SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
Propriedades dos músculos: Elasticidade Distensão Contratilidade Contração (Isotônica, Isométrica e Isocinética) Tonicidade Tônus “Os músculos são os motores que permitem as alavancas do esqueleto moverem-se ou mudar de posição”.

3 TIPOS DE MÚSCULOS Tecido Muscular Estriados ou Esquelético - Responsáveis pelos movimentos voluntários; Tecido Muscular Liso ou Visceral - Pertence à vida de nutrição (digestão, excreção, etc); involuntários; Músculo Cardíaco ou Miocárdio - Vermelho e estriado, porém, involuntário.

4 CARACTERÍSTICAS DO MÚSCULO ESTRIADO OU ESQUELÉTICO
ESTRUTURA DO SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO CARACTERÍSTICAS DO MÚSCULO ESTRIADO OU ESQUELÉTICO Apresenta faixas transversais, claras e escuras formando estrias A célula apresenta inúmeros núcleos Contração rápida e voluntária FUNÇÕES DO MÚSCULO ESTRIADO OU ESQUELÉTICO Movimento e a manutenção da postura; Produção de calor; Proteção e a alteração da pressão para auxiliar a circulação; Absorventes de choques para proteger o corpo.

5

6 ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES
O tecido muscular não é constituído apenas por FIBRAS MUSCULARES. Há também o TECIDO CONJUNTIVO que as envolve e se prolongam, formando os TENDÕES ou APONEUROSES que fixam o músculo a um osso.

7 CARACTERÍSTICAS DO MÚSCULO ESTRIADO CARDÍACO
ESTRUTURA DO MÚSCULO ESTRIADO CARDÍACO CARACTERÍSTICAS DO MÚSCULO ESTRIADO CARDÍACO Forma o coração dos vertebrados Apresenta estrias transversais idênticas ao esquelético Células uninucleadas, alongadas, irregularmente ramificadas As células se unem pelo discos intercalares. Contração involuntária e rítmica

8 CARACTERÍSTICAS DO MÚSCULO LISO
ESTRUTURA DO MÚSCULO LISO CARACTERÍSTICAS DO MÚSCULO LISO Está presente nos diversos órgãos internos, na pele e também na parede dos vasos sanguíneos Células uninucleadas Microfilamentos de actina e miosina se dispõem em hélice em seu interior Contração lenta e involuntária

9 CONTRAÇÃO MUSCULAR

10


Carregar ppt "O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google