A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia e Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia e Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia e Meio Ambiente
Tecnologia →Origem na Grécia antiga Techné tem sentido de técnica ( habilidade manuais). Do grego para latim passou a significar discurso ou pensamento organizado. O que sugere que Tecnologia é o pensamento organizado sobre as técnicas. Ao longo da história esse conceitos sofreu várias modificações. Hoje essa palavra nos remete a globalização (internet, satélites, engenharia genética, informática, eletrônica , etc). Durante séculos as sociedades apropriaram-se da natureza quase sem nenhuma reflexão sobre as leis que regem o seu funcionamento.

2 Ao longo do tempo, as técnicas foram aprimoradas para agilizar a exploração de: madeiras, minérios,animais silvestres e aquáticos, produtos agrícola e pecuários, etc. A natureza foi sendo modificada ou seja explorações, desperdícios de água e energia, desflorestamento etc. A própria natureza responde a essas técnicas com áreas desérticas, solos empobrecidos, modificações climáticas, ar poluídos, doenças,etc. O homem esqueceu-se que a tecnologia trouxe muitos benefícios mas ela depende do Meio Ambiente, local onde vivemos.

3 Gestão Ambiental-- Introdução
É A CONSEQÜÊNCIA NATURAL DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DA HUMANIDADE EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DE UM MODO MAIS SÁBIO,ONDE SE DEVE RETIRAR APENAS O QUE PODE SER REPOSTO,OU CASO ISSO NÃO SEJA POSSÍVEL DEVE-SE NO MÍNIMO RECUPERAR A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL CAUSADA. VISA ORDENAR AS ATIVIDADES PARA QUE ESTAS ORIGINEM O MENOR IMPACTO SOBRE O MEIO. ESSA ORGANIZAÇÃO VAI DESDE A ESCOLHA DAS MELHORES TÉCNICAS ATÉ O CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO.

4 Por muito tempo acreditou- se que o crescimento econômico proporcionaria melhores condições de vida para a sociedade como um todo. Os critério para avaliar a qualidade de vida ↓ Capacidade de Consumo ↓ A partir da década de ↓ Custo ambiental da geração e consumo de energia elétrica foram ignorados por várias décadas; Poluição gerada no processo produtivo era o preço que a sociedade pagava pelo progresso.

5 Década de 60 É marcada pelo conflito de interesse entre os preservacionistas e os desenvolvimentistas. Meio Ambiente era visto como um fator restrito ao desenvolvimento Essa concepção alimentou uma falsa polêmica: “Promover o Desenvolvimento Econômico ou Preservar o Meio Ambiente”

6 Questões Ambientais 1° Evento Internacional – 1970 – Club de Roma ↓
Resultou um documento denominado: “Limite de Crescimento” Alertava-se para a necessidade de diferenciar crescimento de desenvolvimento econômico. Esse documento foi muito importante para despertar a Consciência Ecológica Mundial e colaborar para as realizações de Conferências Internacionais das Nações Unidas sobre o MA. 1° Conferência – julho de 1972 – Estocolmo – Suécia

7 Os resultados desta conferência desencadearam:
- Em diversos países - Órgãos de MA; - A pressão desses órgãos com controle ambiental teve atuação mais ou menos rígida; Forçou a adequação de muitas empresas, porém os problemas de poluição permaneceram. Pela incapacidade desses órgãos em realizar controle e exigir o cumprimento da legislação ou pelo desconhecimento das empresas de tecnologias menos poluidoras.

8 Até a década de 70, as empresas dos países desenvolvidos limitavam-se a cumprir as normas de controle de poluição determinadas pelos órgãos governamentais. “Poluir para depois despoluir.”

9 Década de 80 Surge o conceito de ↓ Desenvolvimento Sustentável ↓ É aquele que reconhece as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das gerações futuras e reconhecer suas próprias necessidades.

10 Uma nova realidade Sócio ambiental vem se consolidar. Isso implica: ↓
Uma nova realidade Sócio ambiental vem se consolidar. Isso implica: ↓ - Nova postura das empresas perante as questões ambientais; ↓ - A responsabilidade ambiental passa a ser encarada como estratégia de competitividade no mercado mundial.

11 Novos produtos passam ser comercializados
Novos produtos passam ser comercializados ↓ Com o Marketing de Produto Verde ou Ecológico ↓ Tal mudança estratégica está ligada à expansão dos Movimentos Ambientalistas e a respostas às pressões da opinião pública perante às questões ambientais e, sobretudo, à sabotagem dos consumidores e investidores sobre as empresas que poluem o Meio Ambiente.

12 “A conscientização da população” e a “pressão dos movimentos ambientalistas” ↓ - Fazem surgir novas leis de proteção ambiental mais rigorosas; ↓ - Impõem política de controle e Gestão Ambiental mais severas (1996); ↓ - As empresas adotam atitudes mais responsáveis em relação ao Meio Ambiente;

13 - Esta mudança comportamental ocorreu em decorrência das exigências da legislação ambiental e pelas pressões e ingerências internacionais que condicionam financiamentos de projetos a seu potencial de impacto ambiental; - A qualidade ambiental dos produtos passa a ser incorporada na qualidade do produto; - A disponibilidade e difusão de inovações tecnológicas permitem cada vez mais que as empresas melhorem a qualidade ambiental de seus processos e produtos.

14 Os problemas ambientais em nível mundial começam a se tornar preocupantes: - O aumento da temperatura da Terra; - A destruição da Camada de Ozônio; - O esgotamento acelerado dos recursos naturais, etc. Todos esses problemas levam à busca de um novo modelo de crescimento econômico que considere mais a preservação do Meio Ambiente.

15 - As empresas não podem ignorar suas obrigações ambientais
- As empresas não podem ignorar suas obrigações ambientais. - As pressões dos consumidores e as imposições normativas obrigam às empresas a conceber produtos e sistemas de produção e distribuição que minimizem os impactos ambientais negativos. Até pouco tempo atrás, as empresas consideravam as questões ambientais como uma imposição dos sistemas de proteção ambiental, que implicavam aumento de custos. Hoje os aspectos ambientais são considerados como fatores competitivos, que podem conceder à empresa uma vantagem no mercado.

16 Uma política ambiental bem concebida pode ajudar : - reduzir custos; - gerar benefícios pela comercialização dos resíduos. Para uma atividade empresarial ser mais eficiente, faz-se necessário a introdução de critérios ambientais no processo produtivo, e é por esse motivo que o projeto de uma correta Gestão Ambiental na empresa desempenha papel fundamental.


Carregar ppt "Tecnologia e Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google