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Introdução à Computação

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Apresentação em tema: "Introdução à Computação"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Computação
Leitura

2 Introdução à Computação
Binômio Informação x Comunicação Informação Comunicação Sociedade Moderna Poder

3 Sociedade Baseada em Computadores
Bases tradicionais da economia: Terra Trabalho Capital Novo elemento econômico: Informação

4 O Que é Conhecimento de Informática?
Consciência – Tornar-se consciente da importância, versatilidade e difusão dos computadores em nossa sociedade Conhecimento – Aprender o que são computadores e como eles funcionam. Aprender certos jargões técnicos Interação – Saber como usar os computadores para algumas aplicações simples

5 Introdução à Computação
O que é COMPUTAÇÃO? PROCESSAMENTO RESULTADOS DADOS O que é INFORMÁTICA? INFOR mação autoMÁTICA

6 Introdução à Computação
O que é um Computador ?

7 Introdução à Computação
É uma máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informações. Máquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com o que for especificado. O Computador não faz absolutamente nada sem que lhe seja ordenado fazer. Sistema Computacional - Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e. realizar algum tipo de operação aritmética/ lógica envolvendo os dados, de modo a produzir diferentes níveis de informações

8 Introdução à Computação
Componentes de um Sistema Computacional Peopleware Hardware Software

9 Introdução à Computação
Peopleware (pessoas) Componente humana de um sistema de computação, i.e. indivíduos que utilizam o computador como ferramenta. (Programador de computador: escreve software). Hardware Componente física de um sistema de computação, i.e. todos os equipamentos utilizados pelo usuário nas ações de entrada, processamento, armazenamento e saída de dados. Software Componente lógica de um sistema de computação, i.e. séries de instruções que fazem o computador funcionar (programas de computador).

10 Introdução à Computação
Características de um Computador Os computadores podem manipular diversos tipos de informação (ou dados), incluindo: dados numéricos texto imagens vídeos som

11 Introdução à Computação
Uso dos computadores Negócios Medicina e saúde pública Educação Arqueologia Engenharia Manufatura Direito Política Uso doméstico Entretenimento

12 Introdução à Computação
Necessidades sociais x Uso de Computadores armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais comunicação segura, rápida e confiável automação, controle e monitoração de sistemas complexos processamento de voz e imagem

13 Introdução à Computação
Necessidades sociais x Uso de Computadores computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente)

14 Benefícios dos Computadores
Produtividade - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. Tomada de decisões - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada.

15 Hardware: Os Componentes Básicos de um Computador
Quatro componentes principais:

16 Entrada: O Que Entra Entrada: são os dados colocados no computador para serem processados. Teclado Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres Mouse Move-se sobre uma superfície plana. O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela. Scanner Lê letras, números e símbolos especiais Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos.

17 Saída: O Que Sai Saída: o resultado produzido pela CPU.
Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo, totalmente em cores. Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa.

18 O Processador e a Memória: Manipulação de Dados
Também chamado de unidade central de processamento (CPU). Consiste em circuitos elétricos: Interpreta e executa instruções de programa. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Memória (armazenamento primário) Estreitamente relacionada com o processador, mas distinta dele. Provê armazenamento temporário (volátil) Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado

19 Armazenamento Secundário
Provê armazenamento em longo prazo: Mídias comuns: Discos magnéticos Disquete: disquete flexível de 3,5” em invólucro plástico. Disco Rígido: mais capacidade de armazenamento e acesso mais rápido do que os disquetes Discos ópticos Usam raios laser para ler grandes volumes de dados a baixo custo: CD-ROMs / DVD-ROMs Fita magnética Armazena grandes quantidades de dados a baixo custo.

20 Redes de Computadores Rede: um sistema que usa equipamentos de comunicações para conectar computadores e seus recursos. Rede Local (LAN) Os computadores pessoais de um escritório são interligados a fim de que os usuários possam se comunicar uns com os outros. Os usuários podem operar computadores independentemente. Eles podem compartilhar recursos e intercambiar dados. Rede Remota (WAN)

21 A Internet O maior e mais bem desenvolvido sistema de rede.
Conecta usuários do mundo inteiro. Não é realmente uma rede, mas, sim, uma coleção de milhares de redes. Internet Service Provider

22 Provedores de Serviços (Internet Service Providers)
O proprietário de um computador servidor: Cobra uma taxa de acesso à Internet. A taxa pode garantir acesso ilimitado ou basear-se na utilização do serviço. Constitui um meio para o usuário conectar-se ao servidor. Uma vez conectado, você pode conectar-se à Internet e a todos os outros computadores servidores.

23 Navegando na Internet Iniciou-se pelo Departamento de Defesa e suas instituições de pesquisa como um meio de compartilhar informações. As informações no começo eram somente texto. Os comandos para navegar eram obscuros. Agora, a Internet tem uma base muito mais visual. Use o navegador (browser) para explorar a Internet. A World Wide Web.

24 Classificação dos computadores
Computadores pessoais Computadores de rede Computadores manuais (handheld) Computadores midrange Mainframes Supercomputadores

25 Sistema de Computador Pessoal

26 Computadores Pessoais
Computadores de mesa: Também conhecidos como PCs, microcomputadores, ou computadores domésticos. Divididos em três categorias: Computadores de segunda linha (low-end). Adequados para usuários domésticos, para processamento de texto, jogos simples e acesso à Internet Computadores pessoais com plena capacidade. Bons para acentuado uso de gráficos, programação ou jogos baseados em ação Estações de trabalho. Computadores de primeiríssima linha usados por engenheiros, operadores financeiros e designers gráficos Computador de rede: Unidade central de processamento e memória mínima. Projetado para ser usado em uma rede - Às vezes chamado de cliente magro (thin client)

27 Computadores Notebook
Computadores pequenos e leves. Suas capacidades se comparam às dos computadores de mesa: Processamento e memória similares. A maioria tem disco rígido e uma unidade de disquete ou CD-ROM. Tipicamente, mais caros do que um computador de mesa equivalente.

28 Computadores Manuais (Handheld)
Assistente Digital Pessoal – Personal Digital Assistant (PDA): Controla a agenda de compromissos, contatos etc. Aceita entrada por meio de um estilo manual. PC de Bolso (Pocket PC): Oferece as capacidades existentes nos PDAs, além da capacidade de rodar versões reduzidas de software, como, por exemplo, processador de texto e planilhas eletrônicas.

29 Computadores Midrange
Computadores multiusuário projetados para suprir as necessidades de organizações de porte médio. Centenas ou milhares de usuários conectados. Usados para controle de estoques, entrada de pedidos e outras aplicações da companhia como um todo.

30 Mainframes Computadores muito grandes e potentes:
Capazes de processar bilhões de instruções por segundo. Capazes de manipular bilhões de caracteres de dados. Freqüentemente usados para aplicações com muitos usuários: Sistemas de reservas de passagens aéreas. Grandes estabelecimentos de vendas por encomenda postal. Servidores de .

31 Supercomputadores Os computadores mais rápidos e mais poderosos:
Capazes de processar trilhões de instruções por segundo. Usados para aplicações muito sofisticadas que requerem gigantescas manipulações de dados: Previsão do tempo. Pesquisa de armamentos. Efeitos especiais para cinema.

32 Unidade Central de Processamento
Conjunto complexo de circuitos eletrônicos. Executa instruções de programa armazenadas. Duas partes: Unidade de controle Unidade aritmética e lógica (ALU)

33 Unidade de Controle Direciona o sistema do computador a executar instruções de programa armazenadas. Deve comunicar-se com a memória e com a ALU. Envia dados e instruções do armazenamento secundário para a memória, quando necessário.

34 Unidade Aritmética e Lógica
Executa todas as operações aritméticas e lógicas. Operações aritméticas: Adição, subtração, multiplicação, divisão. Operações lógicas: Compara números, letras ou caracteres especiais. Testa uma de três condições: Condição de igualdade (igual a) Condição menor que Condição maior que

35 Armazenamento de Dados e a CPU
Dois tipos de armazenamento: Armazenamento primário (memória): Armazena dados temporariamente. A CPU referencia-o tanto para obtenção de instruções de programa como de dados. Armazenamento secundário: Armazenamento de longo prazo. Armazenado em mídia externa; por exemplo, um disco.

36 A CPU e a Memória A CPU não pode processar dados diretamente do disco ou de um dispositivo de entrada: Primeiramente, eles devem residir na memória. A unidade de controle recupera dados do disco e transfere-os para a memória. Itens enviados à CPU para ser processados: A unidade de controle envia itens à CPU e depois os envia novamente à memória após serem processados. Dados e instruções permanecem na memória até serem enviados a um dispositivo de saída ou armazenamento, ou o programa ser fechado.

37 Áreas de Armazenamento Temporário Registradores
Áreas de armazenamento temporário de alta velocidade. Localizações de armazenamento situadas dentro da CPU. Funcionam sob direção da unidade de controle: Recebem, guardam e transferem instruções ou dados. Controlam onde a próxima instrução a ser executada ou os dados necessários serão armazenados.

38 Áreas de Armazenamento Temporário Memória
Também conhecida como armazenamento primário e memória principal. Freqüentemente expressa como memória de acesso aleatório (RAM). Não faz parte da CPU. Retém dados e instruções para serem processados. Armazena informações somente enquanto o programa está em operação.

39 Como a CPU Executa Instruções
Quatro etapas são executadas para cada instrução: Ciclo de máquina: a quantidade de tempo necessária para executar uma instrução. Computadores pessoais executam-nas em menos de um milionésimo de segundo. Supercomputadores executam-nas em menos de um trilionésimo de segundo. Cada CPU tem seu próprio conjunto de instruções: Aquelas instruções as quais a CPU pode entender e executar.

40 O Ciclo da Máquina O tempo necessário para recuperar, executar e armazenar uma operação. Componentes: Tempo de instrução (I-time) Tempo de execução O clock de sistema sincroniza as operações.

41 O Ciclo da Máquina Tempo de Instrução Tempo de Execução
A unidade de controle recebe a instrução da memória e a coloca em um registro. A unidade de controle decodifica a instrução e determina qual é a localização na memória para os dados necessários. Tempo de Execução A unidade de controle transfere dados da memória para registros na ALU (A ALU executa instruções relativas aos dados). A unidade de controle armazena o resultado da operação na memória ou em um registro.

42 Tipos de Chips A Intel produz uma família de processadores:
Processadores Pentium III e Pentium 4 na maioria dos PCs. Processador Celeron vendido para PCs de baixo custo. Xeon e Itanium para estações de trabalho high-end e servidores de rede. Outros processadores: A Cyrix e a AMD produzem microprocessadores compatíveis com Intel. Chips PowerPC são usados principalmente em computadores Macintosh. O microprocessador Alpha, da Compaq, é usado em servidores high-end.

43 Componentes da Memória
Memória semicondutora RAM - Memória de Acesso Aleatório – Random- Access Memory ROM - Memória Somente de Leitura – Read-Only Memory Memória Flash

44 Memória Semicondutora
Usada pela maioria dos computadores modernos: Confiável, barata e compacta. Volátil: exige corrente elétrica contínua. Se a corrente for interrompida, os dados se perdem. Semicondutor Complementar de Óxido de Metal – Complementary Metal Oxide Semiconductor (CMOS). Retém informação quando a energia é desligada. Usado para armazenar informações necessárias quando o computador é inicializado.

45 Memória de Acesso Aleatório RAM
Dados podem ser acessados aleatoriamente: O endereço de memória 10 pode ser acessado tão rapidamente quanto o endereço de memória Tipos: RAM estática – Static RAM (SRAM) RAM dinâmica – Dynamic RAM (DRAM) Empacotada em placas de circuito: Módulos de memória lineares de via simples (SIMMS). Módulos de memória lineares de via dupla (DIMMS).

46 Memória de Acesso Aleatório RAM
RAM Estática (SRAM) Retém seu conteúdo com intervenção da CPU. Mais rápida e mais cara do que a DRAM. Tipicamente usada para cache de Nível 2. RAM Dinâmica (DRAM) Deve ser continuamente recarregada pela CPU, ou perderá seu conteúdo. Usada para memória de computadores pessoais. DRAM síncrona – Synchronous DRAM (SDRAM): o tipo mais rápido de DRAM usado atualmente. Rambus DRAM (RDRAM): mais rápida do que a SDRAM, tornar-se-á mais comumente usada quando os preços se reduzirem.

47 Memória Somente de Leitura ROM
Contém programas e dados registrados permanentemente na memória pela fábrica. Não pode ser alterada pelo usuário. Não-volátil: o conteúdo não desaparecerá quando houver queda de energia. Chips de ROM programáveis (PROM): Algumas instruções no chip podem ser alteradas.

48 Memória Flash RAM não-volátil
Usada em telefones celulares, câmeras digitais e computadores manuais (handheld). Os chips de memória flash assemelham-se aos cartões de crédito. Menores do que uma unidade de disco e requerem menos energia.

49 O Barramento (Bus) do Sistema
Percursos elétricos paralelos que transportam dados entre a CPU e a memória. Largura de barramento: O número de percursos elétricos para transportar dados. Medida em bits. Com um tamanho de barramento maior, a CPU pode: Transferir mais dados simultaneamente: Torna o computador mais rápido. Referenciar números de endereço de memória maiores: Permite mais memória. Suportar um número e uma variedade maiores de instruções. Velocidade de Barramento: Medida em megahertz (MHz). (ex. 400 MHz ou 533 MHz)

50 Barramentos de Expansão
Adicione dispositivos periféricos ao sistema: Placa de expansão – Conectam-se a slots (encaixes) de expansão ou à placa-mãe. São usadas para conectar dispositivos periféricos Porta Conectores externos para plugar periféricos, como, por exemplo, impressoras. Dois tipos de portas: Seriais: transmitem dados à base de um bit a cada vez. Paralelas: transmitem grupos de bits em conjunto, lado a lado.

51 Barramentos de Expansão e Portas Comuns
Barramento Industry Standard Architecture (ISA): Usado para dispositivos lentos, como o mouse e o modem. Barramento Peripheral Component Interconnect (PCI): Usado para dispositivos mais rápidos, como discos rígidos. Accelerated Graphics Port (AGP): Provê desempenho de vídeo mais rápido. Porta Universal Serial Bus (USB): Permite-lhe converter muitos dispositivos em série para a porta USB. Barramento IEEE 1394: Um barramento de alta velocidade normalmente usado para conectar equipamentos de vídeo. Barramento PC Card: Usado em laptops para plugar um dispositivo do tamanho de um cartão de crédito.

52 Velocidades de Processamento dos Computadores
As velocidades de instrução são medidas em segundos: Milissegundo: um milésimo de segundo. Microssegundo: um milionésimo de segundo. Nanossegundo: um bilionésimo de segundo. Picossegundo: um trilionésimo de segundo. Medida da velocidade de clock do sistema: Quantos pulsos eletrônicos o clock produz por segundo. Usualmente, expressa em gigahertz (GHz). Billhões de ciclos de máquina por segundo. Alguns PCs antigos mediam em megahertz (MHz). Uma comparação de velocidades de clock somente é significativa entre microprocessadores idênticos.

53 Outras Medidas de Desempenho
MIPS – Um Milhão de Instruções por Segundo. Computadores pessoais de alta velocidade podem executar mais de 500 MIPS. Tipicamente, uma medida de desempenho mais acurada do que a velocidade de clock. Megaflop – um milhão de operações em ponto flutuante por segundo. Mede a capacidade do computador para executar operações matemáticas complexas.

54 Memória Cache Uma área de armazenamento temporário:
Agiliza a transferência de dados dentro do computador. Um pequeno bloco de memória de alta velocidade: Armazena os dados e as instruções usados com mais freqüência e mais recentemente. O microprocessador procura primeiramente na cache os dados de que necessita: Transferidos da cache muito mais rapidamente do que da memória. Se não estiverem na cache, a unidade de controle recupera-os da memória.

55 Tecnologia dos Processadores
Computação com um Conjunto Complexo de Instruções – Traditional processors use Complex Instruction Set Computing (CISC) Computação com um Conjunto Reduzido de Instruções – Reduced Instruction Set Computing (RISC) Usa um pequeno subconjunto de instruções. Um menor número de instruções aumenta a velocidade. Inconveniente: operações complexas têm de ser divididas em uma série de instruções de tamanho menor.

56 Processamento Paralelo e Pipelining
Uma variação do processamento serial tradicional. Processamento Paralelo Que usa múltiplos processadores simultaneamente

57 Pipelining Introduz uma nova instrução na CPU a cada etapa do ciclo de máquina. A instrução 2 é captada quando a instrução 1 é decodificada, em vez de esperar até que o ciclo se complete.

58 Processamento Paralelo
O processador de controle divide o problema em partes: Cada parte é enviada a um processador distinto. Cada processador tem sua própria memória. O processador de controle monta os resultados. Alguns computadores que usam processamento paralelo operam em termos de teraflops: trilhões de instruções com ponto flutuante por segundo.

59 Endereços de Memória Cada localização de memória tem um endereço:
Um número único, como em uma caixa postal. Pode conter somente uma instrução ou peça de dados: Quando dados são reescritos na memória, o conteúdo anterior desse endereço é destruído. Referenciado pelo número: As linguagens de programação usam um endereço simbólico (nomeado), tal como Horas ou Salário.

60 Representação de Dados
Os computadores entendem duas coisas: ligado e desligado. Dados são representados na forma binária: Sistema numérico binário (base 2). Contém somente 2 dígitos: 0 e 1. Corresponde a dois estados: ligado e desligado.

61 Representando Dados Bit - binary digit (dígito binário Byte
Dois valores possíveis: 0 e 1 (Nunca pode estar vazio). Byte Um grupo de 8 bits. Cada byte tem 256 (28) valores possíveis. Para texto, armazena um caractere: Pode ser letra, dígito ou caractere especial. Dispositivos de memória e armazenamento são medidos em número de bytes

62 Palavra O número de bits que a CPU processa como uma unidade.
Tipicamente, um número inteiro de bytes. Quanto maior a palavra, mais potente é o computador. Computadores pessoais tipicamente têm 32 ou 64 bits de extensão de palavras.

63 Capacidades de Armazenamento
Kilobyte: 1024 (210) bytes. Capacidade de memória dos computadores pessoais mais antigos. Megabyte: aproximadamente, um milhão (220) de bytes. Memória de computadores pessoais. Dispositivos de armazenamento portáteis (disquetes, CD-ROMs). Gigabyte: aproximadamente, um bilhão (230) de bytes. Dispositivos de armazenamento (discos rígidos). Memória de mainframes e servidores de rede. Terabyte: aproximadamente, um trilhão (240) de bytes. Dispositivos de armazenamento para sistemas muito grandes.

64 Esquemas de Codificação
Provêem uma maneira comum para representar um caractere de dados. Necessários para os computadores poderem intercambiar dados. Esquemas comuns: ASCII - American Standard Code for Information Interchange EBCDIC - Extended Binary Coded Decimal Interchange Code (IBM - mainframe) Unicode Projetado para acomodar alfabetos com mais de 256 caracteres. Usa 16 bits para representar um caractere ( valores possíveis). Exige duas vezes mais espaço para armazenar dados


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