A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS"— Transcrição da apresentação:

1

2 ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS

3 PROBLEMAS NUTRICIONAIS MAIS PREVALENTES NA INFÂNCIA Anemia Excesso de peso Desnutrição

4 SITUAÇÃO NUTRICIONAL DA INFÂNCIA BRASILEIRA
Prevalência em < 5 anos: baixo peso para a altura 1,6% baixa estatura para a idade 6,8% excesso de peso 7,4% A prevenção desde o nascimento é necessária pois os hábitos alimentares são formados nos primeiros anos de vida.

5 SITUAÇÃO NUTRICIONAL DA INFÂNCIA BRASILEIRA
ANEMIA por deficiência de ferro é o principal problema de saúde pública Em < 5anos a prevalência varia de 30% a 70% Causa prejuízos e atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo e que parecem não ser revertidos mesmo após a suplementação medicamentosa com ferro

6 FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES
São formados por meio de complexa rede de influências genéticas e ambientais “... os sabores e aromas de alimentos consumidos pelas nutrizes têm uma via pelo leite materno e acabam sendo transmitidos para o lactente. O leite materno oferece diferentes experiências de sabores e aromas que vão refletir os hábitos alimentares maternos e a cultura alimentar” (MENNELLA, 1995) Ministério da Saúde

7 A criança aprende a comer e a família aprende a cuidar...
O sucesso da alimentação complementar depende... Do comportamento dos pais De muita paciência, afeto e suporte da mãe Toda a família deve ser estimulada Permite maior interação do pai, dos avos e avos, dos outros irmãos e familiares A criança aprende a comer e a família aprende a cuidar...

8 ALIMENTAÇÃO BALANCEADA
QUANTIDADE A alimentação deve suprir as necessidades calóricas e nutricionais do indivíduo. A quantidade de alimento a ser ingerida deverá suprir o total de energia e nutrientes, prevenindo-se carências ou excessos. QUALIDADE A alimentação deverá conter todos os nutrientes necessários à formação ou manutenção do organismo. À diversidade de alimentos ingeridos ao longo do dia é fundamental para se atingir uma dieta balanceada. HARMONIA Os nutrientes devem ser oferecidos em teores e formas biodisponíveis, levando-se em consideração a interação entre os mesmos. ADEQUAÇÃO A alimentação deverá ser adequada às condições de saúde e às necessidades psicológicas, sócio-econômicas e culturais do indivíduo.

9 ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL Os atributos da alimentação saudável
Acessibilidade física e financeira Sabor Variedade Cor Segurança sanitária

10 “Os alimentos eram retiraram da roça, frescos e sem química; eram contidos de vitaminas puras da terra. Exemplo: abóbora, batata-doce, cana, arroz, feijão, mandioca cozida e assada, chá de rapadura com folha de laranja e milho.” Fala de uma mãe

11 ALIMENTAÇÃO ATÉ OS SEIS MESES DE IDADE
Amamentar no peito tantas vezes quantas a criança quiser, de dia e de noite, pelo menos 8 vezes ao dia em cada 24 horas. Não dar nenhuma outra comida ou líquido.

12 DESCOBRINDO OS ALIMENTOS
Com a aproximação do 6° mês de vida, o grau de tolerância gastrintestinal e a capacidade de absorção de nutrientes atingem um nível satisfatório e a criança vai se capacitando física e fisiologicamente para se adaptar a diferentes alimentos, texturas e modos de alimentação. No 6° mês a criança está madura e preparada para aceitar a alimentação semi-sólida.

13 DESCOBRINDO OS ALIMENTOS
No sexto mês a criança: Tem desenvolvido o reflexo lingual (necessário para a deglutição) Manifesta excitação a visão do alimento Sustenta a cabeça, facilitando o uso da colher Tem início a erupção dos primeiros dentes, facilitando a mastigação

14 VARIANDO O CARDÁPIO A introdução de novos alimentos estimula a criança a aprender os processos de mastigação e deglutição de alimentos mais sólidos, bem como a se acostumar com novos sabores.

15 ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
Bons alimentos complementares: Os ricos em energia e nutrientes; devem respeitar os hábitos culturais da família; são alimentos da safra recente e de boa qualidade; acessíveis ao nível sócio-econômico da família; podem ser agrupados de acordo com os principais nutrientes; quanto maior o número de alimentos dos diferentes grupos, mais balanceada será a dieta.

16 PIRÂMIDE ALIMENTAR 5 SAL 3 4 2 1 AVEIA 1 - Alimentos energéticos maior quantidade (pão, arroz, macarrão, aveia...) 2 - Frutas e verduras 3 - Alimentos que fornecem cálcio 4 - Proteínas (carnes, ovos, feijão, soja, ervilhas) 5 - Açúcar, sal, gordura e óleo menores quantidades, no entanto, por serem energéticos, podem ser aumentadas, se necessário.

17 RECOMENDAÇÕES PARA AS CRIANÇAS DE 6 A 7 MESES DE IDADE
Continuar dando o peito. Acrescentar alimentos complementares de transição: papa de frutas, purê de cereais, leguminosas, verduras e gema de ovo, acrescentar um pouco de óleo. Sugestões: Caldo de feijão Vísceras - fígado de galinha, fígado de boi, moela e coração de galinha Gema de ovo cozido - 2 a 3 x semana Folha verde-escura Macarrão fino Peito de frango Angu Canjiquinha Arroz amassado Dar esses alimentos iniciando 1 a 2 x/dia até completar 3 vezes. Devem ser alimentos nutritivos, espessos e oferecidos com colher (amassados com garfo); os líquidos em caneca ou copo. OU

18 RECOMENDAÇÕES PARA AS CRIANÇAS DE 6 A 7 MESES DE IDADE
OU Alimentos 5 vezes ao dia, se não estiver mamando. Observar cuidados de higiene no preparo e oferta de alimentos. Observar a qualidade dos alimentos. Oferecer água à criança nos intervalos das refeições. Se estiver recebendo leite artificial avalie se o preparo está correto perguntando: o tipo de leite ou diluição, a quantidade de açúcar e/ou farinha. Limpar os dentes com a ponta de uma fralda uma vez ao dia, preferencialmente à noite.

19 ESTIMULANDO A MASTIGAÇÃO
Por volta do 8° mês de idade: Iniciam-se os reflexos mandíbulo-linguais, mediante os quais o alimento é levado às partes laterais da cavidade bucal e submetido à trituração e salivação, facilitando a introdução de alimentação mais espessa e já permitindo o consumo de pequenos pedaços de alimentos.

20 RECOMENDAÇÕES PARA AS CRIANÇAS DE 8 A 11 MESES
Continuar dando o peito. Dar da mesma comida servida à família, porém com consistência pastosa, picados ou cortados em pequenos pedaços. Garantir que receba: cereais, leguminosas, carnes, ovos, frango, peixe, vísceras, frutas e verduras, 3 x dia, se estiver sendo amamentado ao seio. 5 x dia, se não estiver sendo amamentado ao seio. Volume mínimo por refeição é de 6 colheres de sopa.

21 RECOMENDAÇÕES PARA AS CRIANÇAS DE 8 A 11 MESES
Novos alimentos já podem ser oferecidos, tais como: Purês Suflês Pudins Flans Gelatinas Sorvetes (exceto chocolate, coco, e amendoim). Iniciar alimentação ativa supervisionada. Ter sua própria porção. Limpar os dentes com a ponta de uma fralda, uma vez ao dia, preferencialmente à noite.

22 RECOMENDAÇÕES PARA CRIANÇAS DE 1 ANO
Dar 5 refeições ao dia, sendo 3 da mesma comida servida a família, e 2 vezes ao dia dar também alimentos nutritivos. Garantir que receba: cereais, leguminosas, carnes, ovos, frango, peixe, vísceras, frutas e verduras. Aumentar a quantidade e a variedade dos alimentos (volume mínimo por refeição de 8 colheres de sopa). Amamentar ao peito tantas vezes quantas a criança quiser. Reforçar a eliminação das mamadas noturnas. Proporcionar à criança alimentação ativa supervisionada. Sempre que possível, colocar a criança à mesa, com a família. Escovar os dentes da criança com escova macia após as refeições, sem pasta de dente, só com água.

23 RECOMENDAÇÕES PARA CRIANÇAS DE 1 ANO
... e ainda ... Aos 12 meses os alimentos complementares são a principal fonte de energia e nutrientes da alimentação. A variedade e a quantidade dos alimentos deve aumentar. A partir dessa idade o leite materno pode ser oferecido 2 vezes ao dia (mais ou menos 500 ml). Oferece 1/3 das necessidades calóricas e cerca de 38% das necessidades protéicas, 45% das necessidade de vitamina A e 95 % das necessidades de vitamina C. Se oferecer leite materno mais vezes, deve-se respeitar as refeições principais.

24 ESQUEMA ALIMENTAR PARA CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS QUE ESTÃO EM ALEITAMENTO MATERNO

25 ESQUEMA PARA INTRODUÇÃO DOS ALIMENTOS COMPLEMENTARES (CRIANÇAS EM ALEITAMENTO MATERNO)

26 garantir os grupos de alimentos
ALIMENTAÇÃO VARIADA: garantir os grupos de alimentos

27 CEREAIS, PÃES E TUBÉRCULOS

28 VERDURAS E LEGUMES

29 FRUTAS

30 LEITE E PRODUTOS LÁCTEOS

31 CARNES, MIÚDOS E OVOS

32 LEGUMINOSAS

33 ÓLEOS E GORDURAS

34 AÇÚCARES E DOCES

35 Práticas que devem ser repassadas para as mães:
CUIDADOS DE HIGIENE Práticas que devem ser repassadas para as mães:

36 HIGIENE E SAÚDE BUCAL

37 AÇÕES DO SERVIÇO DE SAÚDE QUE PODEM FORTALECER A ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

38 SUPLEMENTAÇÃO VITAMINAS
Vitamina K Todo recém-nascido deve receber, ao nascimento vitamina K, na dose de 0,5 a 1mg por via intramuscular, como forma de prevenir a Doença Hemorrágica, que é resultante da carência dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K. Multivitamínicos Recém-nascido prematuro ou pequeno para idade gestacional, deve receber multivitamínicos até os 18 meses de idade.

39 SUPLEMENTAÇÃO VITAMINAS
Vitamina D Profilaxia de raquitismo: A Natioanl Academy of Sciences e a Academia Americana de Pediatria recomendam a administração de 200UI/dia de vitamina D, nas seguintes condições: crianças em aleitamento materno, a menos que recebam 500ml/dia de fórmula fortificada; crianças não amamentadas, que recebam menos de 500ml/dia de fórmula fortificada com vitamina D; crianças e adolescentes não expostos regularmente à luz solar, com ingestão inferior a 500ml de leite fortificado com vitamina D, ou que não recebam multivitamínico contendo pelo menos 200UI de vitamina D.

40 SUPLEMENTAÇÃO VITAMINAS
Vitamina A Profilaxia da deficiência de vitamina A nas regiões endêmicas: a OMS/UNICEF/SBP preconizam o seguinte esquema para suplementação medicamentosa de vitamina A, que deve ser administrada a cada 4-6 meses: Crianças menores de 6 meses e que são amamentadas: UI Crianças de 6 a 12 meses: UI Crianças de 12 a 72 meses: UI

41 PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE VIT. A
ALIMENTOS QUE SÃO FONTE DE VITAMINA A

42 SUPLEMENTAÇÃO VITAMINAS
Ferro Recomendação: Situação: Lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional em aleitamento materno exclusivo até o 6º mês. 1mg de ferro elementar/Kg peso/dia, do 6º ao 24º mês de vida. 1mg de ferro elementar/Kg peso/dia, ou dose semanal de 25mg, até o 24º mês de vida. Lactentes nascidos a termo, a partir da introdução dos alimentos complementares. Não se recomenda. Lactentes em uso de fórmulas infantis fortificadas com ferro. Prematuros com peso maior que 1.500g e recém-nascidos de baixo peso, a partir do 30º dia de vida. 2mg/Kg peso/dia, durante todo primeiro ano de vida. Após este período, 1mg de ferro/Kg de peso/dia, até 2 anos de idade.

43 Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF)
Alimentos que são fonte de ferro

44 FÓRMULAS INFANTIS Possuem composição nutricional adaptada à velocidade de crescimento do lactente; Proporcionam os teores adequados de ferro, cálcio, outros oligoelementos, minerais e vitaminas, prevenindo o aparecimento de doenças carenciais. Fornecem quantidades dentro dos limites recomendados pelo Codex Alimentarius FAO/OMS de proteínas, sódio e potássio, nutrientes normalmente presentes em quantidades excessivas no leite de vaca integral.

45 A ACADEMIA AMERICANA DE PEDIATRIA RECOMENDA QUE O LEITE DE VACA NÃO SEJA UTILIZADO DURANTE O 1º ANO DE VIDA. Anemia ferropriva podendo levar a mudanças de comportamento não reversíveis mesmo com a suplementação de ferro Retardo no crescimento e desenvolvimento Déficits de atenção DEFICIÊNCIA DE FERRO EXCESSO DE CÁLCIO E FÓSFORO E BAIXAS QUANTIDADES DE VIT. C PERDA OCULTA DE SANGUE NAS FEZES ALTOS TEORES DE SÓDIO, POTÁSSIO, CLORETO E PROTEÍNAS DEFICIÊNCIA DE ÁCIDO LINOLÉICO DEFICIÊNCIA DE VITAMINAS ALTO TEOR DE FÓSFORO Retardo no crescimento, lesões da pele e comprometimento neurológico. Comprometimento do desenvolvimento e crescimento do lactente. Prejuízo na absorção de cálcio. Distúrbios hidroeletrolíticos, carga elevada de solutos e risco de desidratação.

46 ALIMENTAÇÃO PARA CRIANÇAS NÃO AMAMENTADAS
(menores de dois anos)

47 VOLUME E NÚMERO DE REFEIÇÕES LÁCTEAS POR FAIXA ETÁRIA NO 1º ANO DE VIDA PARA AS CRIANÇAS QUE NÃO PODEM SER AMAMENTADAS

48 RECONSTITUIÇÃO DO LEITE PARA CRIANÇAS MENORES DE QUATRO MESES

49 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES DE ACORDO
COM A IDADE DA CRIANÇA

50 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES DE ACORDO
COM A IDADE DA CRIANÇA

51 DEZ PASSOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62 COMO PREPARAR OS ALIMENTOS
Anexo 1 COMO PREPARAR OS ALIMENTOS

63 FÓRMULA INFANTIL

64 MAMADEIRA DE LEITE DE VACA
MATERIAL 1 mamadeira grande - 240ml chuca - 60ml 1 escova para lavar a mamadeira 1 funil 1 tigelinha de louça 1 peneira de tela fina 1 colher grande para mexer 1 panela de ágate ESTERILIZAÇÃO DA MAMADEIRA: Lavar bem com escova, água e sabão, o mesmo procedimento com o bico; Enxaguar bem com água corrente; Verificar se ficou resíduo; Colocar a mamadeira e o bico para ferver durante 3 minutos ou deixar dentro de solução de hipoclorito de sódio (MILTON).

65 MAMADEIRA DE LEITE DE VACA
MODO DE PREPARO: Colocar numa panelinha a quantidade indicada de farinha e açúcar, com uma porção de leite. Deixar cozinhar durante 5 minutos, adicionando o resto do leite: retirar do fogo e esfriar. PROPORÇÃO: Até os 4 meses – 2/3 de leite ou a 10% (leite em pó), acrescentar 5% sacarose + 1% óleo de soja ou milho. > 4 meses – leite integral (fluido) ou a 15% (em pó). Acrescentar 3% amido (fubá, aveia, creme de arroz, creme de milho) + 5% sacarose e/ou 3% óleo de milho ou soja. Obs.: não introduzir glúten antes dos 4 meses de vida.

66 Capacidade gástrica: 20 a 30 ml / Kg
VOLUME DE MAMADEIRA Capacidade gástrica: 20 a 30 ml / Kg Média: 25 ml / Kg / vez

67 SUCO DE FRUTAS OPÇÕES: Laranja Lima Carambola Abacaxi Acerola
Laranja seleta ou pêra Maracujá Limão Caju Morango Mamão Goiaba Manga Maçã Ameixa Uva, etc. Pêra PREPARO: Lavar bem a fruta, descascá-la, cortar em pedaços, retirar caroços e sementes e colocar no liquidificador com água filtrada. Bater bem + passar na peneira fina, diluir mais, se necessário e oferecer. Depois de habituar, os sucos poderão conter 2 frutas ou 1 fruta leguminosa como: laranja + acerola laranja + tomate laranja + pêra laranja + mamão laranja + beterraba laranja + maçã laranja + cenoura QUANTIDADE: 50 a 150 ml, ou conforme aceitação da criança, respeitando seu paladar e gosto pela fruta. Valorizar as frutas da estação e da região.

68 PAPA DE FRUTAS São frutas oferecidas na colher, amassadas ou raspadas, espessas e nutritivas, que estimulem a mastigação. OPÇÕES: Banana prata Banana maçã Banana caturra, d' água Mamão Pêra Maçã, etc. PREPARO: Descascar a fruta, amassá-la bem e oferecer na colher. O acréscimo de geléias é opcional, e, caso o faça, em pequenas quantidades.

69 PAPA DE LEGUMES Escolher um legume de cada cor LEGUMES:
Batata inglesa Abóbora madura Chuchu Batata doce Beterraba Abobrinha verde Inhame Cenoura Mandioca Batata baroa , etc CARNES: Músculo de boi ( 1OOgr) Peito de frango Ou outras partes magras Escolher um legume de cada cor

70 PAPA DE LEGUMES PREPARO:
Colocar na panela 1 dente de alho socado + 1 a 2 colheres de sopa de óleo (milho, girassol ou canola) ou margarina. Dourar o alho, colocar a carne e mexer bem; depois, acrescentar 1 pedaço de cebola picada e 1 ou 2 tomates picados, pelados e sem sementes; refogar mais, acrescentar água e cozinhar, por ± 15 a 20 minutos. Depois disso, abrir a panela, e acrescentar os legumes, já lavados, descascados e cortados em pedaços. Acrescentar água, pouco sal e cozinhar novamente até que legumes e carne estejam bem cozidos. Os legumes + caldo espesso deverão ser oferecidos na colher, devidamente amassados, o que estimulará mais ainda a mastigação e facilitará a oferta de alimentos sólidos no futuro. QUANTIDADE IDEAL: No mínimo, o equivalente a 8 colheres de sopa ou 10 das de sobremesa (média), no próprio prato da criança. Variar os legumes para evitar monotonia na dieta. SOBREMESA: Poderá ser oferecido suco, fruta, geléias (mocotó ou caseira), doces caseiros (sempre pastoso), em pequenas quantidades.

71 MINGAU NO PRATO Preparar mingau mais grosso, com farinhas que podem ser cozidas e aquelas que não precisam de cozimento, como se seguem: NÃO COZINHAR Mucilon de arroz ou milho Neston com frutas - tem 3 sabores Mucilon 3 frutas Mucilon banana c/ aveia Mucilon arroz c/ amido de milho 5 cereais - adicionar água COZINHAR Maizena Cremogema Farinha de aveia Creme de arroz PREPARO: Colocar o leite na panela + 1 colher de sopa da farinha (que cozinha), cozinhando em fogo baixo, até ferver e engrossar; esfriar e oferecer na colher. Caso a farinha seja pré-cozida, colocar diretamente no prato o leite, a farinha (ir engrossando até a consistência desejada), misturar bem. Oferecer na colher.

72 Anexo 2 GRUPOS DE ALIMENTOS

73 GRUPO 1: Cereais Óleos, Gorduras Tubérculos e e Açúcares Raízes
Alimentos que são importantes fontes de carboidratos e gorduras e portanto oferecem a base de energia da dieta Cereais Óleos, Gorduras Tubérculos e e Açúcares Raízes Arroz Óleo de arroz Batata Inglesa Cevada Óleo de milho Batata doce Milho (fubá, maizena) Óleo de girassol Mandioca Trigo (pão, macarrão) Óleo de soja Inhame Centeio Óleo de dendê Araruta Aveia Manteiga Batata baroa Banha de galinha Pinhão Azeite Melado Rapadura Amendoim Castanha Coco de babaçu

74 GRUPO 2: Frutos e bulbos Verduras: frutos, bulbos e folhas
Alimentos que são importantes fontes de vitaminas e sais minerais Frutos e bulbos Abóbora Berinjela Abobrinha Palmito Cenoura Pepino Tomate Beterraba Nabo Rabanete Pequi Verduras: frutos, bulbos e folhas Folhas Agrião Acelga Alface Espinafre Caruru Couve Mastruço Mostarda Taioba Cerralha Vinagrega Brotos Talho de inhame

75 Alimentos que são importantes fontes de proteínas de qualidade
GRUPO 3: Alimentos que são importantes fontes de proteínas de qualidade Origem animal Leguminosas Carnes Feijões Fígado Grão de bico Leite Soja Ovos Ervilha Peixe Fava Frutos do mar Lentilha Queijos Yogurte


Carregar ppt "ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google