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DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

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Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
PROGRAMA de CAPACITAÇÃO para a VIGILÂNCIA de SINAIS PRECOCES de AUTISMO: PROJETO ESAT (APRESENTAÇÃO) CAROLINA LAMPREIA MARIANA LUISA GARCIA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PUC-Rio

2 Objetivo Sensibilizar e familiarizar educadoras de creches para sinais precoces do autismo Capacitá-las a reconhecer sinais precoces de risco de autismo para: identificar precocemente intervir precocemente melhorar o prognóstico LAMPREIA e GARCIA

3 A identificação e intervenção precoces de sinais de risco permitem:
evitar o agravamento do quadro prevenir o surgimento de comportamentos de agitação, agressão, falta de atenção prevenir problemas na creche e na escola prevenir problemas para a família prevenir que a criança se torne um adulto dependente A prevalência hoje é de 1 autista em cada 100 crianças LAMPREIA e GARCIA

4 Como será feita a capacitação
Será utilizado um instrumento holandês de identificação de sinais precoces de autismo: o ESAT - Early Screening of Autistic Traits Questionnaire, ou Questionário para o rastreamento precoce de traços autísticos LAMPREIA e GARCIA

5 O ESAT O ESAT é um questionário para pais (ou pessoas que conhecem bem a criança) Contém 14 perguntas sobre o comportamento de crianças de meses de idade As perguntas dizem respeito a sinais precoces de autismo Por exemplo: - É fácil fazer com que a criança olhe nos seus olhos? - A criança traz objetos ou mostra algo para você por iniciativa própria? LAMPREIA e GARCIA

6 Encaminhamento de casos de risco:
O ESAT será aplicado a todas as crianças entre 12 e 24 meses de idade que frequentam creches da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Encaminhamento de casos de risco: Encaminhamento a um especialista da área do autismo para uma avaliação mais específica. Em se confirmando o risco de autismo, a criança deverá ser acompanhada por um psicólogo especialista em autismo que orientará a educadora sobre como promover o desenvolvimento da criança. Caso necessário, a criança será também encaminhada para uma intervenção precoce. LAMPREIA e GARCIA

7 Papel das Professoras Articuladoras
Disseminar o conhecimento adquirido no curso: apresentando o vídeo do ‘Questionário para o rastreamento precoce de traços autísticos (ESAT): Manual e Vídeo’ às educadoras de suas creches que cuidam de crianças entre 12 e 24 meses de idade aplicando o questionário ESAT às educadoras para as crianças dessa faixa etária duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo. LAMPREIA e GARCIA

8 Curso para Professoras Articuladoras
4 palestras de 2 horas cada: Introdução ao Conceito de Autismo Diferentes Abordagens Teóricas sobre o Autismo Estudos sobre a Identificação Precoce do Autismo O ESAT Metodologia: aulas, filmes, exercícios práticos LAMPREIA e GARCIA

9 Concluindo A aplicação do ESAT não é um fim em si mesmo.
A aplicação do ESAT é apenas um meio para capacitar educadoras a reconhecerem sinais de risco de autismo em crianças entre os 12 e 24 meses. Importância do curso para as Professoras Articuladoras: capacitá-las a disseminar o reconhecimento de sinais precoces de risco de autismo e a sua importância LAMPREIA e GARCIA


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