A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Psicologia Disciplina de Psicologia dos Processos de Inclusão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Psicologia Disciplina de Psicologia dos Processos de Inclusão"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Psicologia Disciplina de Psicologia dos Processos de Inclusão
Síndrome de Asperger Alunas: Bruna K. M. Melhor; Celi Helena Passos;Izabel C. de Souza e Marlene Reis.

2 Os portadores desta Síndrome são carinhosamente chamados de “Aspies”.
Síndrome de Asperger Os portadores desta Síndrome são carinhosamente chamados de “Aspies”.

3 Síndrome de Asperger O termo “S.A.” foi utilizado pela 1 vez por Lorna Wing em num jornal médico, que pretendia honrar Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho foi reconhecido internacionalmente na década de 1990, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, na sua quarta edição (DSM-IV).

4 Síndrome de Asperger A “S.A.” é um transtorno invasivo do desenvolvimento, de espectro autista, diferenciando-se do Autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. 

5 Características da “S.A.”
Dificuldade de interação social; Falta de empatia, cegueira emocional; Interpretação literal da linguagem; Dificuldade com mudanças;

6 Características da “S.A.”
Perseveração em comportamentos estereotipados; É considerado grosso, rude e ofensivo; Honestidade e ludibrio.

7 Características da “S.A.”
A característica fundamental da síndrome é a deficiente socialização.

8 Incidência da “S.A.” Estudos sugerem que a SA é consideravelmente mais comum que o Autismo clássico. Autismo: 4 a cada crianças. Síndrome de Asperger: 20 a 25 por crianças. Na proporção de 4 homens para 1 mulher.

9 Diagnóstico da “S.A.” O diagnóstico da SA é eminentemente clínico, sendo essencial uma avaliação por médico especializado e experiente na examinação de crianças com alterações de comportamento e/ou desenvolvimento. É necessária a avaliação por uma equipe multidisciplinar (que deverá incluir um psicólogo clínico) para estudo adequado das competências cognitivas, funcionais, desenvolvimento psicomotor e eventual patologia co-mórbida.

10 Tratamento para a “S.A.” O Treino de Competências Sociais é um dos mais importantes componentes do programa de tratamento. Crianças com esta síndrome podem ser ajudadas na aprendizagem social através de psicólogos preparados. A linguagem corporal e a comunicação não-verbal podem ser ensinadas da mesma maneira que se ensina uma língua estrangeira.

11 Prognóstico na “S.A.” O prognóstico é reservado, pois pode implicar graves incapacidades de adaptação social. No entanto, com uma intervenção precoce adequada é possível tornar a vida destas crianças praticamente normal, assegurando uma vida adulta feliz e realizada.

12 Diferenças fundamentais entre Autismo e “S.A.”
O autista está isolado em seu próprio mundo. O Asperger está em nosso mundo, porém vivendo seu estilo próprio de forma isolada.

13 “S.A.” na Escola É bem provável que existam casos não diagnosticados de crianças com Síndrome de Asperger freqüentando escolas regulares que, devido a suas dificuldades peculiares, foram rotuladas como sem limites e desorganizadas. Por isso é muito importante que o professor, ao notar algo diferente em seu aluno, comunique o quanto antes à coordenação, para que os pais sejam comunicados e encaminhados a um profissional especializado

14 Inclusão do “Aspergers”
Oportunidade de ensinar a todos como conviver e compreender as diferenças.

15 Atuação do Psicólogo na “S.A.”
Intervenção junto à criança e familiares visando proporcionar- lhes uma vida mais digna, mais amena e proveitosa; Orientação aos professores e profissionais que atuam com a criança.

16 Personalidades com “S.A.”
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da história possuíam fortes traços da S.A.: Fisicos Isaac Newton e Albert Einstein; Compositor Mozart; Filósofos Sócrates e Wittgenstein; Naturalista Charles Darwin; Pintor renascentista Michelangelo; Cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol; Xadrezista Bobby Fischer; Premio Nobel de Economia de 2002, Vernon Smith.

17 Sugestão de Filme

18 Referências Bibliográficas
BAUER, S. Asperger Syndrome – trought the lifespan. New York, The developmental unit, Genesee Hospital Rochester, 1995.  GAUDERER, C. Autismo e Outros Atrasos do Desenvolvimento – Guia Prático Para Pais e Profissionais. 2ª ed. revista e ampliada. Revinter, 1997.  ELLIS, K. Autismo. Ed. Revinter: Rio de Janeiro, 1996. SCHWARTZMAN, J. S.; ASSUMPÇÃO, F.B.J.; e colaboradores. Autismo Infantil. São Paulo: Memon, 1995.  KAPLAN, H. I. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 7ª ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1997. definida-por.html asperger-e-desafio-para-educacao-inclusiva.html 400E2A322A2E B A78675F


Carregar ppt "Curso de Psicologia Disciplina de Psicologia dos Processos de Inclusão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google