Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMárcio Farias Back Alterado mais de 8 anos atrás
3
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO
10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO (PPP) PLANEJAMENTO das DISCIPLINAS PLANEJAMENTO das AULAS 30 NÍVEL
4
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Lei № 9.394, de 20 de dezembro de 1996 CAPITULO IV - DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Artigo 45 §10: ”As instituições informarão aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições”.
5
U T O P I A MISSÃO SOCIAL O que se pretende com a Instituição
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – P.D.I. MISSÃO SOCIAL O que se pretende com o curso PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO O que se pretende na área do conhecimento PLANO DE ENSINO (DE DISCIPLINA) Concretização do Plano de Ensino na relação Professor / Aluno PLANO DE AULA
6
SEM PLANEJAMENTO CURRICULAR
O PROFESSOR - age ao sabor dos ventos - cotidiano em sala de aula: predominância da improvisação (resolver necessidades imediatas) - sem relevância de resultados desgaste da imagem - sucumbe às pressões do “imediatismo” PLANEJAR = assumir compromisso de trabalho Planejamento Currículo Escolar
7
PLANEJAMENTO CURRICULAR
PLANEJAMENTO É O OPOSTO DE IMPROVISAÇÃO PLANEJAMENTO PLANO PLANEJAMENTO CURRICULAR
8
PROJETO PEDAGÓGICO (PPP) PLANO de ENSINO de DISCIPLINA
PLANEJAMENTO CURRICULAR PROJETO PEDAGÓGICO (PPP) PLANO de ENSINO de DISCIPLINA PLANO de AULA
9
COMPONENTES do CURRÍCULO
OBJETIVOS CONTEÚDO MÉTODO AVALIAÇÃO
10
JUSTIFICATIVA e EMENTA abrangência, seqüência, coerência e
PLANEJANDO O ENSINO DA DISCIPLINA: PECULIARIDADES DA DISCIPLINA SISTEMATIZAÇÃO NECESSIDADES DO ALUNO - ROTEIRO DO TRABALHO DOCENTE - CAMINHADA DO ALUNO À APRENDIZAGEM JUSTIFICATIVA e EMENTA OBJETIVOS - CONTEÚDO - MÉTODOS - AVALIAÇÃO abrangência, seqüência, coerência e flexibilidade
11
PLANO de ENSINO de DISCIPLINA
adaptado de Nérici, I.G. (1980) e Turra et al (1975) Curso: Semestre: Disciplina: Carga horária: Departamento: Número de Créditos: Pré-requisitos: Período: Professor Responsável: Horário semanal: JUSTIFICATIVA EMENTA OBJETIVOS UNIDADES TEMÁTICAS (CONTEÚDO) MÉTODOS DE ENSINO ESTRATÉGIAS MEIOS DE ENSINO AVALIAÇÃO BIBLIOGRAFIA (REFERENCIAS)
12
PLANO DE AULA adaptado de Nérici, I.G. 1980 - Disciplina - Tema
- Professor responsável - Duração - Objetivos - Unidades temáticas (conteúdo) Método (s) de ensino - Meio (s) de ensino - Avaliação - Bibliografia (Referências ou Consultas) ESTRATÉGIAS
13
OBJETIVOS EDUCACIONAIS SISTEMA ENSINO / APRENDIZAGEM
objetivus ENSINAR APRENDER SISTEMA ENSINO / APRENDIZAGEM ALUNO = CENTRO RELAÇÃO ENTRE: “O QUE DEVE SER ENSINADO” / “O QUE DEVE SER APRENDIDO”
14
OBJETIVOS EDUCACIOINAIS
LINGUAGEM OPERACIONAL classificação LONGO PRAZO ou LONGO ALCACE MÉDIO PRAZO ou MÉDIO ALCANCE CURTO PRAZO ou CURTO ALCANCE LINDSQUIT (1951): IMEDIATOS e ÚLTIMOS
15
OBJETIVOS EDUCACIOINAIS
LINGUAGEM OPERACIONAL SISTEMATIZAÇÃO TAXINOMIA de BLOOM e col. (1956) COGNITIVO AFETIVO MOTOR
16
TAXINOMIA DE BLOOM CONHECIMENTO COMPREENSÃO DOMÍNIO COGNITIVO
RESOLUÇÃO DOMÍNIO COGNITIVO ATITUDE POSTURA APRECIAÇÃO INTERESSE VALORES DOMÍNIO AFETIVO REFLEXOS MOVIMENTOS BÁSICOS HABILIDADES FÍSICAS HABILIDADES PERCEPTUAIS DOMÍNIO MOTOR
17
LINGUAGEM OPERACIONAL
O F R I T N A A M L E T C O M P I O N R I T C A I M A E L N T SISTEMA ENSINO / APRENDIZAGEM
19
CONHECIMENTO - COMPREENSÃO APLICAÇÃO - ANÁLISE - SÍNTESE
TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO COGNITIVO 6 (seis) SUBDOMÍNIOS CONHECIMENTO - COMPREENSÃO APLICAÇÃO - ANÁLISE - SÍNTESE AVALIAÇÃO
21
verbos de ação operacionais e mensuráveis
TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO COGNITIVO especificação verbos de ação operacionais e mensuráveis definir / conceituar construir aplicar analisar avaliar julgar selecionar
23
(operacionais e mensuráveis)
TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO COGNITIVO especificação verbos de ação (operacionais e mensuráveis) jamais usar (nunca) conhecer, saber, compreender, entender, pensar.... ministrar, explicar, mostrar
24
DOMÍNIO AFETIVO ATITUDES POSTURA INTERESSE APRECIAÇÃO VALORES
TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO AFETIVO ATITUDES POSTURA INTERESSE APRECIAÇÃO VALORES KRATHOWOHL e col. (1964)
25
TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO AFETIVO 5 (cinco) SUBDOMÍNIOS
RECEPTIVIDADE - RESPONSIVIDADE - AVALIAÇÃO ORGANIZAÇÃO - CARACTERIZAÇÃO EM FUNÇÃO DE UM VALOR ou DE UM CONJUNTO DE VALORES
27
DOMÍNIO AFETIVO EXEMPLO GERAL 1- RECEPTIVIDADE: assistir aula
2- RESPONSIVIDADE: fazer anotações 3- AVALIAÇÃO: prefere assistir aula de que ficar jogando baralho no Centro Acadêmico 4- ORGANIZAÇÃO: antecipadamente organiza-se e planeja-se para assistir as aulas 5- CARACTERIZAÇÃO EM FUNÇÃO DE UM VALOR: demonstra abertamente estar comprometido com a sua formação acadêmica em Medicina Veterinária
28
ANTÍ-EXEMPLOS DO DOMÍNIO AFETIVO
SIMPATIZAR-SE COM... ESTAR CIENTE DE... DAR IMPORTÂNCIA A...
29
HABILIDADES PERCEPTUAIS
TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO MOTOR HARROW E COL. (1972) MOVIMENTOS BÁSICOS REFLEXOS HABILIDADES FÍSICAS HABILIDADES PERCEPTUAIS
31
SEM CLAREZA DOS OBJETIVOS
PROFESSOR SEM CLAREZA DOS OBJETIVOS PLANEJAMENTO ?
32
SÃO OS OBJETIVOS QUE AJUDAM O PROFESSOR A:
- Elaborar o conteúdo; - Escolher as estratégias mais adequadas para facilitar a aprendizagem; - Desenvolver habilidades intelectuais; - Inculcar atitudes; Direcionar a avaliação discente; Dar ênfase ao CONTEXTO e não simplesmente ao conteúdo. ELIMINAR A INCOMODA TAREFA DE FAZER O ALUNO: 1- “Adivinhar” o que o professor quer que ele saiba; 2- Contestar a validade da aula e até mesmo da disciplina.
34
SELECIONAR NA LISTAGEM OS “TEMAS FÉRTEIS”;
“DICAS” PARA A LINGUAGEM OPERACIONAL DE ESPECIFICAÇÃO DE OBJETIVOS (domínio cognitivo) JAMAIS TENTAR ENCONTRAR DE IMEDIATO UM VERBO NAS LISTAS LISTAGEM DE “TAREFAS” OU “ATIVIDADES” QUE SERÃO EXECUTADAS (OU CONTEÚDOS QUE SERÃO ABORDADOS); SELECIONAR NA LISTAGEM OS “TEMAS FÉRTEIS”; 1ª AÇÃO 2ª AÇÃO A LINGUAGEM OPERACIONAL DEVE SER DIRECIONADA À APRENDIZAGEM DESEJADA DOS “TEMAS FÉRTEIS”
35
PROCURAR NAS LISTAS DE VERBOS OS MAIS ADEQUADOS
(QUE POSSAM REFLETIR A APRENDIZAGEM DESEJADA COM HABILIDADES COGNITIVAS, EVITANDO MEMORIZAÇÃO) 3ª AÇÃO - EVITAR ORAÇÕES LONGAS - FRASES CURTAS, COM A MÁXIMA CLAREZA POSSÍVEL, SEM AMBIGUIDADE OU DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO (FACILITAR A ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM) LEMBRAR SEMPRE QUE É PELA ESPECIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS QUE VAMOS AVALIAR O DESEMPENHO (O QUE DESEJAMOS QUE O APRENDIZ “SEJA CAPAZ DE....”)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.