A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo de Cuidar I Níveis de Atenção/Níveis de Cuidado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo de Cuidar I Níveis de Atenção/Níveis de Cuidado"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Cuidar I Níveis de Atenção/Níveis de Cuidado
"Somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência portanto não é um modo de agir, mas um hábito." Aristóteles

2 Níveis de Cuidado Processo de Cuidar -Proceso: sistematização
-Cuidar: desvelo,solicitude,diligência,zelo,bom trato Enfermagem: Ciência e Arte Florence Nightingale: implementar a ciência ao cuidado (bases científicas) Wanda A. Horta: (processo/sistematização)

3 Definição “A enfermagem é a ciência e a arte de assistir ao ser humano, no atendimento de suas necessidades básicas; de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, de recuperar ,manter e promover sua saúde em colaboração com outros profissionais” Wanda A.Horta

4 Saúde no Brasil Estruturada para oferecer atendimento ao usuário, contemplando: -NHB, atingindo desde a dimensão primária até a quaternária, proporcionando assim ao profissional da Enfermagem atuar nos diversos setores de assistência à saúde

5 Níveis de cuidado Para ofertar uma atenção em saúde mais específica e adequada, a saúde foi descentralizada para melhor triar (classificação de risco) os casos e desafogar centros especializados de alta complexidade de casos de menor urgência ou de fácil resolução

6 Níveis de Cuidado Dessa forma, a oferta de saúde passou a ser a nível:
Primário, Secundário e Terciário, * com alguns hospitais já se enquadrando como de nível Quaternário.

7 Níveis de Cuidado Nível Primário: (Baixo Nível de Complexidade)
Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde, PSF, PACS: onde se configura a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Nesse nível de atenção são marcados exames e consultas além da realização de procedimentos básicos como troca de curativos.etc. (85% de resolutividade)

8 Foco Principal (Promoção)
Atenção Primária à Saúde: Promovida por meio do ensino Prevenção Primária Eliminar ou controlar as causas das doenças ou agravos. Estímulo à hábitos saudáveis. Informações, orientações e educação para a população.

9 Níveis de Cuidado Nível Secundário:
(Nível Intermediário de Complexidade) -Clínicas de uma maneira geral,Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Nesses são realizados procedimentos de intervenção bem como tratamentos a casos crônicos e agudos de doenças. Não possuem leitos para internação, não dispõem de AIH (Autorização para Internação Hospitalar)

10 Definição (APH) Segundo o Ministério da Saúde (SUS), todo e qualquer estabelecimento de saúde do qual não se disponha de leitos hospitalares é considerado um Atendimento Pré-hospitalar. (APH) Neste contexto, toda unidade básica de saúde deve ser considerada um APH fixo. APH: divide-se em Móvel e Fixo (portaria MS- 2002)

11 Foco Principal:Proteção
Atenção Secundária à Saúde Prevenção Secundária Prevenir riscos e exposições à doenças. Manter o estado de saúde. Ação de tratamento da água, Prevenir complicações de gravidez, Prevenir DST e AIDS / cárie dental / câncer de mama, de próstata, de pulmão ...

12 Níveis de Cuidado Níveis Terciários: (Alto Nível de Complexidade)
Hospitais de Grande Porte, em geral mantidos pelo setor público ( esferas: federal, estaduais ou municipais) São realizadas manobras mais invasivas e de maior risco à vida, intervenções de alta complexidade (recursos tecnológicos avançados)

13 Níveis de Cuidado Nesses hospitais, também podem funcionar serviços Quaternários, como nos centros em que hajam serviços de transplante de tecidos ou órgãos ( Pulmão, Coração, Fígado, Rins, dentre outros). Tais serviços, funcionam como Centro de Transplante e também como Centros de Captação e Procura de Órgãos Dessa maneira seccionada, pelo menos em tese, a garantia ao acesso em consonância com a gravidade e urgência ficam garantidos ao usuário (SUS)

14 Foco Principal:Recuperação/Reabilitação
Atenção Terciária e Quaternária à Saúde Ações que evitem a morte da pessoa e complicações da doença. Reparo de toda a seqüela (dano) deixada por uma doença.

15 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais e da administração direta e indireta e fundações mantidas pelo poder público e de forma complementar pela iniciativa privada.

16 A Enfermagem nesse Contexto
A enfermagem é definida como arte e ciência Acrescenta-se o conhecimento peculiar,corpo de conhecimentos, alicerçado por teorias científicas Envolve: Aspectos psicológicos, espirituais, sociais e físicos da pessoa, interagindo com o ambiente, passados, situação social e dinâmica familiar.

17 Funções da Enfermagem A Enfermagem foi também definida em termos de funções ou papéis. Que podem ser divididos em três áreas: Funções Independentes Funções Interdependentes Funções Dependentes

18 Funções da Enfermagem Funções Independentes
Atividades consideradas dentro de diagnóstico e tratamento da enfermagem. Ações que não requerem o comando de um médico ou a participação de outros profissionais.

19 Funções da Enfermagem Exemplos:
-Coleta de dados (histórico) + Exame Físico -Identificação do Padrão de Resposta Humana -Intervenções de enfermagem sobre as respostas do Padrão de Respostas -Plano de Ações para motivar, apoiar, orientar e ensinar o cliente, a família e a comunidade

20 Funções da Enfermagem (independentes)
-Encaminhamento para outros profissionais -Abordagem terapêutica, inclusive medicamentosa (quando respaldada por protocolos institucionais e chancelada pelo conselho de classe) -Identificação das reações de intervenções de enfermagem e de outros profisionais (médicos, fisioterapeutas, etc)

21 Funções da Enfermagem Funções Interdependentes Ações executadas juntos aos demais profissionais (médicos, fisioterapeutas,nutricionistas,psicólogos, etc.)

22 Funções da Enfermagem Exemplos: Elaboração de dieta para gestante: Nutricionista+ Enfermeiro Plano de ação medicamentosa para hipertenso: Médico + Enfermeiro Reforço instrucional e compreensivo

23 Funções da Enfermagem Funções Dependentes Atividades realizadas com base nas prescrições médicas e/ou procedimentos prescritos. Ex.sondagens, curativos, etc.


Carregar ppt "Processo de Cuidar I Níveis de Atenção/Níveis de Cuidado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google