A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Arte Professora: Elane Albuquerque

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Arte Professora: Elane Albuquerque"— Transcrição da apresentação:

1 História da Arte Professora: Elane Albuquerque
O QUE É ARTE?

2 ArteConceituando... Podemos entender ARTE (Latim Ars, significando técnica e/ou habilidade) como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um/a ou mais espectadores/as.

3 MAS NADA É INTEIRAMENTE ABSOLUTO
A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura. Ela muda conforme o clima temperado, seco ou úmido e as necessidades de cada civilização, que pode separar ou não a arte rupestre, como é entendida hoje na civilização ocidental, do artesanato, da ciência, da religião e da técnica no sentido tecnológico

4 MAS O CONCEITO VARIA... Arte pode ser sinônimo de beleza, ou de uma beleza transcendente. Dessa forma, o termo passa a ter um caráter subjetivo, qualquer coisa pode ser chamada de arte, desde que alguém a considere assim, não precisando ser limitada à produção feita por um artista.

5 MAS O CONCEITO VARIA... Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirmou que nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas. Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender esse fenômeno.

6 O CONCEITO NO TEMPO Para os povos primitivos: a arte, religião e a ciência são inseparáveis: Ex: o Xamã, que era artista (músico, ator, poeta, etc.), sacerdote e médico; Para os gregos na época clássica (século V a.C.): A arte se relacionava a técnica, ou seja o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;  Depois o termo arte foi utilizado para se referir a qualquer perícia ou maestria;  O período romântico: "uma faculdade especial da mente humana para ser classificada no meio da religião e da ciência".

7 A História da Arte: Arte como Uma visão de mundo...
Os historiadores de arte buscam determinar os períodos que empregam certo estilo estético, denominando-os por 'movimentos artísticos'. A arte registra as idéias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim, importante para a compreensão da história do Homem e do mundo. Formas artísticas podem extrapolar a realidade, exagerar coisas aceitas ou simplesmente criar novas formas de se observar a realidade.

8 A História da Arte: Arte como Uma visão de mundo...
O método formalista mais antigo, entende que a obra de arte se dá pelas formas e sua compreensão também. O método histórico entende que a obra de arte é um fato histórico, portanto reflexo e ação em um determinado contexto histórico. O método sociológico entende a obra de acordo com o estudo da sociedade a qual ela pertence. O método iconográfico entende a obra pelos ícones e símbolos que ela carrega.

9 Entendendo o mundo através da história da Arte...
Já na Pré-História: Retratavam animais, pessoas, e até sinais, com cenas de caçadas, de espécies extintas, e em diferentes regiões. Apesar do primitismo, observa-se diferentes estilos, como pontilhado (o contorno das figuras formado por pontos espaçados) ou de contorno contínuo (com uma linha contínua marcando o contorno das figuras). Apesar de serem vistas como mal-feitas e não-civilizadas, as figuras podem ser consideradas um exemplo de sofisticação e inovação para os recursos na época.  

10 Pulando no tempo...Encontrando a África e a Arte do Antigo Egito
Considerada uma das mais interessantes descobertas do ser humano. A arte egípcia usava muito as cores. As estátuas, o interior dos templos e dos túmulos eram profusamente coloridos.

11 Pulando no tempo...Encontrando a África e a Arte do Antigo Egito
O Artista anônimo, a criatividade limitada e a vontade divina: Acredita-se que o artista egípcio não tinha um sentido de individualidade da sua obra, mas realizava conforme encomenda e requisições específicas e raramente assinava o trabalho final. Sua criatividade era limitada tanto pelas normas estéticas como pelas exigências funcionais de determinado empreendimento, reduziam o seu campo de atuação individual, além disso, era considerado um executor da vontade divina, de algo que o transcende.

12 Entendendo o mundo através da história da Arte...
Arte grega: veneração da forma física humana (musculatura, pose, beleza e anatomia em geral). A arte gótica surgiu tempos depois: Os monumentos construídos marcaram todo um modo especial de criar arquitetura e desenvolveu métodos preciosos e estilos definidos como sombrios e macabros. Juntamente com a Arte Bizantina durante a Idade Média ocidental, centrou-se na expressão das verdades bíblicas e não na materialidade, enfatizando a glória em mundos celestes, utilizando ouro em pinturas, ou mosaicos. Catedral de Chartres

13 Entendendo o mundo através da história da Arte...
A Renascença - Novos Paradigimas: Revalorização do mundo material e do ser humano. O retorno da corporalidade e a realidade tridimensional das paisagens. Davi, de Michelangelo.

14 Entendendo o mundo através da história da Arte...
No século 18 - O Iluminismo ocidental: A arte representava de modo físico e racional o Universo e um mundo pós-monarquista, valorizando lado emocional e à individualidade dos seres, exemplificados em muitos romances de Goethe. O século 19 e os movimentos artísticos: surge uma série de movimentos artísticos: simbolismo, impressionismo, entre outros. A globalização influencia culturas. Ex: Pablo Picasso e cultura da África. A arte oriental no século XIX e no século XX é influenciado pelas idéias ocidentais como o comunismo e o Pós-Modernismo.

15 Entendendo o mundo através da história da Arte...
O Modernismo baseou-se na idéia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassados, sendo necessário criar uma nova cultura tendo como base re-examinar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso".

16 Entendendo o mundo através da história da Arte...
Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e iminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar as suas visões-de-mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo. No modernismo, surgiu vários estilos, os mais destacados são Expressionismo, Simbolismo, Impressionismo, Realismo, Naturalismo, Cubismo e Futurismo. Retrato de Celso Lagar, uma pintura do Expressionismo, pintada por Amedeo Modigliani

17 Entendendo o mundo através da história da Arte...
Atualmente, na Arte Contemporânea (surgida na segunda metade do século XX e que se alonga até os dias atuais), encontramos, entre outros estilos secundários, a Pop Art. A pop art é e caracterizada pelo humor , retrata, de maneira irônica, o que utilizamos nos dias de hoje, só que com outros tamanhos, ambientes e formas.

18 A gente não quer só comida a gente quer bebida diversão e arte
Arte para que?  A função da arte tem sido vista como um meio de espelhar nosso mundo (naturalismo), para decorar o dia-a-dia e para explicar e descrever a história e os diversos eus que existem dentro de um só ser (como pode ser visto na literatura), e para ajudar a explorar o mundo e o próprio homem  O que deve ser lembrado é que a arte não possui utilidade, no sentido pragmatista e imediatista de servir para um fim além dele mesmo. Segundo Charles S. Peirce, fundador da semiótica, a principal função da arte é a transcendência, ou seja, uma obra de arte simboliza estados de consciência humana, abrangendo percepção, emoção e razão. 

19 A gente não quer só comida a gente quer bebida diversão e arte
A arte como terapia: usada por terapeutas, psicoterapeutas e psicólogos clínicos. Ex: O trabalho de Nise da Silveira, psiquiatra brasileira, aluna de Carl Jung, que utilizou, a partir de 1944, a arte a partir da terapia ocupacional e fundou o Museu do Inconsciente, em 1952, no Rio de Janeiro.  A arte como indícios da vida: Podemos estudar a História e os costumes de um povo, inclusive dos povos e nações já extintos. A História da Arte é a disciplina que estuda as manifestações artísticas da humanidade através dos séculos.

20 A gente não quer só comida a gente quer bebida diversão e arte
A Arte enquanto opinião política e crítica social: Grafite e outros tipos de arte de rua são vistos pelo público em paredes de edifícios, em ônibus, trens, pontes e, normalmente sem permissão do governo, fazendo parte de diversas culturas juvenis. A cultura hip-hop: expressa opiniões sobre política, mensagens de paz, de amor e união. Ex: Les Misérables, de Victor Hugo, é um exemplo de obra literária que critica a sociedade francesa do início do século XIX. A obra do pintor espanhol Goya, Os fuzilamentos de 5 de novembro

21 A gente não quer só comida a gente quer bebida diversão e arte
A arte como coesão social, instrumento de moralização, doutrinação política e ideológica e como ferramenta de educação, reafirmando valores, ou os criticando.  A arte como instrumento de integração social:Facilita a troca e discussão de idéias divergentes, onde num contexto social diferentes grupos de pessoas se reunem e misturam-se. Ex: Forum Social Mundial, Acampamento da Juventude, etc.

22 FORMAS, GÊNEROS, MÍDIAS E ESTILOS
Forma: é uma forma específica de expressão artística, é um termo mais específico do que arte em geral, mas menos específico do gênero.Ex: Arquitetura, Artes cênicas, Artes plásticas, Artes visuais e Design, Cinema, Dança, etc; As mídias são os meios, os materiais para uma obra de arte ser contruída.Ex: A pedra e bronze são duas mídias que podem ser utilizadas em uma escultura; a música e a poesia usam o som, a pintura usa tintas, telas, cores, óleo;  Um estilo de arte digital, onde o material usado é completamente diferente do material que se usa para uma tela.

23 FORMAS, GÊNEROS, MÍDIAS E ESTILOS
Repare os lábios e as bochechas de Mona lisa.Leonardo da Vinci utilizou o sfumato,, um tipo de material para dar sensação de forma, volume e profundidade. Um gênero artístico é o conjunto de convenções e estilos dentro de uma forma de arte e mídia. Ex: Cinema:filmes ocidentais, filmes de horror, comédia, romance; Na música, variam de região, cultura e etc: rock, Mpb, forró, clássica... Na pintura, as correntes de artistas (como o Naturalismo), incluem paisagem ou cotidiano (ruas, pessoas em suas atividades diárias, etc.). 

24 FORMAS, GÊNEROS, MÍDIAS E ESTILOS
Estilo é a forma como a obra artística se mostra. Estética é o ramo da Filosofia que explora a arte como fundamento.  O ser que faz arte é definido como o artista. O artista faz arte segundo seus sentimentos, suas vontades, seu conhecimento, suas idéias, sua criatividade e sua imaginação, o que deixa claro que cada obra de arte é uma forma de interpretação da vida.  A inspiração seria o estado de consciência que o artista atinge, no qual vê a percepção, a razão e emoção encontram-se combinados de forma parte para realizar suas melhores obras. Seria o insight de algumas teorias da psicologia.

25 CARACTERÍSTICAS Facilitar a compreensão intuitiva, em vez de racional, e normalmente é, conscientemente, criada com esta intenção. São imperceptíveis, escapam de classificação, porque elas podem ser apreciadas por mais de uma interpretação.

26 CARACTERÍSTICAS: HABILIDADES
Habilidade: De artistas médico e louco todo mundo tem um pouco...então todo mundo pode produzir um objeto de artístico? Normalmente acreditamos a qualidade de uma obra de arte é resultado de uma especialização do artista: um nível de conhecimento, a capacidade técnica ou de uma originalidade na abordagem estilística, habilidade, capacidade e criatividade.

27 CARACTERÍSTICAS:ESTÉTICA
Estética: Beleza é fundamental... A beleza de uma obra a torna mais destacada se comparada às outras e isso é resultado de um conjunto de elementos como o material usado pelo artista e suas técnicas... Mas o que é mesmo estética?

28 CARACTERÍSTICAS:ESTÉTICA
Conhecendo alguns conceitos que formam a estética: A beleza é uma percepção individual caracterizada normalmente pelo que é agradável aos sentidos. Esta percepção depende do contexto e do universo cognitivo do indivíduo que a observa. O belo depende muito da sociedade e de suas crenças. Ex: O quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral. Para ela, a figura do quadro era um monstro e para a maioria das pessoas. Mas por quê? Será que por que não corresponde ao padrão de beleza da nossa sociedade? Na época de Leonardo da Vinci, as mulheres eram tidas bonitas quando eram rechonchudas. Exemplo disto é a Mona Lisa.

29 CARACTERÍSTICAS:ESTÉTICA
O equilibrio se encontra quando todos os elementos que compõe a imagem estão organizados de tal forma que nada é enfatizado, todos passando uma sensação de equilíbrio visual. O equilibrio é mais utilizado nas pinturas. O que influencia o equilibrio são as cores, as imagens, as superfícies, os tamanhos e as posições dos itens presentes na pintura, ou numa outra arte plástica.  

30 CARACTERÍSTICAS:ESTÉTICA
A Harmonia é relacionada à beleza, à proporção e também à ordem. Ex: na música, todos os ritmos precisam estar bem delineados e ordenados para que haja uma harmonia, uma beleza no som. No Design, podemos definir harmonia como efeito da composição de formas, não de maneira aleatória, mas de modo que contornos e enchimentos sejam bem definidos, variando segundo um grau de importância pré-estabelecido e se relacionando ao esquema geral da organização do objeto. Este objeto pode ser um quadro, um site, enfim, qualquer entidade que esteja sendo composta por partes (engrenagens) menores.  Na escultura e na arquitetura, a forma também é uma das coisas mais importantes. Nas esculturas de Michelangelo, ou nas de Rodin, como, por exemplo, Davi, notamos que é um ser ali esculpido e este ser possui um corpo. Portanto, a forma do corpo precisa ser bem definida, bem adquirida para que se assemelhe a um corpo humano.

31 CARACTERÍSTICAS: VALOR
O valor de uma obra de arte vem depois de sua realização pelo artista. É quando já está exposta ao público. Mas o que confere o valor a uma obra de arte?  Um elemento novo: No que se refere ao quadro Mona Lisa, as obras de Shakespeare e as várias músicas do Beatles elas tem em comum um elemento novo: na Mona Lisa, há o sfumato; nas peças mais famosas de Shakespeare, há técnicas ímpares para o teatro, como em Hamlet: o teatro no teatro; as músicas dos Beatles apresentaram ritmos e melodias pioneiros. Distribuição e divulgação: A propaganda é a alma do negócio...

32 CARACTERÍSTICAS: VALOR
A forma como a obra é criada e, assim, como ela sobrevive depois de anos. Ex: diversos romances permanecem prestigiados mesmo depois de muito tempo escritos, por terem um valor social e emocional ainda muito presente no ser humano, como as peças de Shakespeare. Além disto tudo, quando uma obra influencia outras por conter coisas novas e quando essa mesma obra possui aspectos que atraiam o espectador por algum motivo (seja motivacional, de reflexão, ou outro), ela então se torna valiosa pelos que gostaram. Ex: TUPAC, Picasso, Salvador Dali, Nação Zumbi . 

33 ARTE PARA QUEM?ACESSIBILIDADE, DEMOCRATIZAÇÃO E SENTIDOS
Arte só pra rico? Associada à riqueza, a capacidade de venda e compra de arte, o lazer e o prazer para desfrutar de uma obra A arte: é entendida por alguns como pertencente as classes sociais mais ricas, excluindo as classes inferiores em questão financeira. Ex: O Palácio de Versailles ou o Hermitage, em São Petersburgo, sua coleção de arte, acumuladas pela realeza da Europa exemplificam a idéia de preservacionismo do patrimonio cultural do rico, ou de Governos e instituições

34 ARTE PARA QUEM?ACESSIBILIDADE, DEMOCRATIZAÇÃO E SENTIDOS
Abertura dos museus para todos: Revolução Francesa: Em 1793, o Louvre, que tinha sido um palácio privado dos Reis de França, foi aberta ao público como museu de arte. Impulso aos museus públicos modernos e aos programas educacionais, tendo como objetivo mostrar a arte a todos.

35 ARTE PARA QUEM?ACESSIBILIDADE, DEMOCRATIZAÇÃO E SENTIDOS
Arte não se compra e não se vende: No final dos anos 1960 e 1970 surge a idéia de criar arte que não podia ser comprada e/ou vendida. Ex: Arte performática: vídeo arte e arte conceitual. O trabalho artístico é compreendido como um desempenho que iria deixar nada para trás, ou era simplesmente uma idéia, e dessa forma, não podia ser comprada e vendida. Muitas dessas performances de criar obras que são apenas compreendido pela elite, resultaram nas razões pelas quais uma idéia ou vídeo ou um aparente "pedaço de lixo" pode ser considerado arte. 

36 ARTE PARA QUEM?ACESSIBILIDADE, DEMOCRATIZAÇÃO E SENTIDOS
Uma obra artística só se torna conhecida quando algo a faz ficar diante de um dos sentidos do ser humano Visão, audição, tato...  Os avanços tecnológicos contribuem para criar acessibilidade, a pessoa e a obra se unem por diversos meios: rádios, os museus, a televisão, livros (almanaques, enciclopédias e volumes em geral), a Internet... Exploradores, comerciantes, vendedores e artistas de público (palhaços, malabaristas, ator, etc.) também costumam apresentar ao público as obras, nos mais diversos lugares, de acordo com suas funções.


Carregar ppt "História da Arte Professora: Elane Albuquerque"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google