A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERNET. Acessando a Internet Internet no Brasil As primeiras notícias sobre redes interligadas no Brasil surgiram em 1988, quando universidades e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERNET. Acessando a Internet Internet no Brasil As primeiras notícias sobre redes interligadas no Brasil surgiram em 1988, quando universidades e."— Transcrição da apresentação:

1 INTERNET

2 Acessando a Internet

3

4 Internet no Brasil As primeiras notícias sobre redes interligadas no Brasil surgiram em 1988, quando universidades e centros de pesquisas buscavam comunicar-se com instituições nos Estados Unidos. Pioneira nessa questão, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) liderada por Oscar Sala, lançou a idéia de criar uma rede que conectaria uma rede no Brasil e outra nos EUA.

5 Em 1989, nasce a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Essa rede aumentou o número de redes conectadas, formando a "espinha dorsal" da futura Internet no Brasil. Em 1991, a "espinha dorsal " é inaugurada. Mas somente professores, estudantes e membros associados podiam usufruir dessa comunicação. O governo brasileiro decide abrir a Internet aos provedores comerciais privados em 1995. Com isso, chega o acesso à Internet para as pessoas em suas casas. Dois anos mais tarde, em 1997, inicia-se um grande investimento em tecnologia de redes avançadas, sendo possível até a entrega do Imposto de Renda via Internet.

6 Em 1999, 2,5 milhões de pessoas já tinham o acesso à rede mundial de computadores. Acredita-se que hoje, no Brasil, o número de usuários seja superior a 8 milhões e o número de sites comerciais com final ".com.br" esteja chegando a 400 mil. Fontes: http://www.dcc.ufmg.br/~mlbc/cursos/internet/historia/Brasi l.html http://www.rnp.br/

7 Mudanças que a Internet gerou no Mundo A principal e grande mudança que a Internet proporcionou foi a aproximação do mundo dos serviços para dentro das casas, escritórios, empresas, escolas etc. Isso porque o mercado encontrou na Internet uma grande chance de expandir horizontes, proporcionando ao usuário facilidades na locomoção e compra de determinados produtos.

8 Hoje é possível comprar um carro sem sair de casa e sem precisar ir até a concessionária. Você simplesmente vê o carro pelo monitor de seu computador e paga por ele utilizando um cartão de crédito ou débito em conta. Mas não foi só o ramo de comércio que a Internet modificou. A busca de informação foi incrivelmente facilitada, visto que são inúmeros os sites que prestam serviços de notícias on- line, previsão do tempo, cursos, revistas, fóruns, entre outros.

9 Com isso, temos uma sociedade mais dinâmica, na qual a comunicação com serviços e usuários nunca foi tão interativa. O mundo nunca pareceu tão pequeno.

10

11

12

13

14

15

16

17 AQUI INSERIMOS OS TERMOS QUE QUEREMOS PESQUISAR!!! Clique com o ponteiro do mouse, dentro da caixa RETANGULAR, e depois comece a digitar as palavras ou termos, que quiser que o GOOGLE irá pesquisar

18 PARA PESQUISAR IMAGENS CLIQUE AQUI !

19 AQUI INSERIMOS OS TERMOS QUE QUEREMOS PESQUISAR!!! Clique com o ponteiro do mouse, dentro da caixa RETANGULAR, e depois comece a digitar as palavras ou termos, que quiser que o GOOGLE irá pesquisar SUA IMAGEM

20 Acessando o MENU “Ferramentas “, podemos acessar algumas ferramentas de ajustes do NAVEGADOR, como página inicial, por exemplo. Podemos personalizar a página inicial, para a que mais nos convier. ( ESCOLHENDO SUA PÁGINA INICAL) AJUSTES DE PÁGINA INICIAL,QUESITOS DE SEGURANÇA, PRIVACIDADE E CONTEÚDOS PODEM SER ALTERADAS POR ESTA OPÇÃO.

21 Entrando em Opções da Internet esta janela nos é mostrada: Definindo a página inicial

22 ADICIONANDO UMA PÁGINA AOS NOSSOS FAVORITOS: 1.Clique em favoritos 2.Adicionar a favoritos

23 3. Clique adicionar

24

25 Criando uma conta de e-mail Criado pela Microsoft, o Hotmail é o provedor de e-mails grátis mais popular do mundo. Veja com atenção as instruções para criar um e-mail: 1.Abra seu navegador e na barra de endereços digite: www.hotmail.com, em seguida, pressione a tecla ENTER. A página do Hotmail será aberta na tela. 2. Para criar uma nova conta, clique no link Cadastre-se agora, como mostra a figura a seguir:

26 A tela de cadastro será aberta. Nela, você deve inserir seus dados (nome, sexo, país etc) e seu futuro e-mail. Utilize nomes criativos para seu e-mail evitando assim que ele seja igual a outros nomes já cadastrados.

27 4. Na tela acima, você preenche as informações referentes aos seus dados pessoais, como nome, sobrenome, idioma falado, país de origem, entre outros dados. Todos os campos apresentados devem ser preenchidos. A seguir, você deve preencher as informações específicas sobre a sua nova conta de e-mail. Verificação do Registro Você deve digitar exatamente os caracteres que aparecem na imagem: 3TB9CPEK, para que seu cadastro seja confirmado!

28 5. Se você realizou corretamente os passos anteriores, deverá aparecer uma tela de confirmação com seu novo e-mail. Anote-o, pois é comum que os alunos iniciantes o esqueçam depois de algum tempo. FIQUE ATENTO!!! Ao criar a sua senha, tente misturar letras e números para que outras pessoas tenham dificuldade em descobrí-la. Não é indicado colocar datas de nascimento, iniciais de nomes (seu nome ou de alguém da família), seqüências numéricas, por exemplo, 1234. Lembre-se de que a senha é secreta e procure não esquecê-la.

29

30

31

32 Comportamento na Internet Não existem leis que ditam como os usuários devem escrever um e-mail ou conversar pela Internet. Porém, existem algumas regrinhas que foram adotadas ao longo dos anos, na tentativa de facilitar a compreensão de um texto ou expressar algum tipo de sentimento (o que, via texto, é bastante difícil). Veja as regrinhas principais:

33 Acentuação: é muito comum você receber um e-mail sem que as palavras estejam acentuadas, pois como a Internet é uma rede mundial de computadores, não podemos garantir que todos os usuários tenham programas que sejam compatíveis ou capazes de interpretar as acentuações das palavras. Letras maiúsculas: quando escrevemos um e-mail todo em letra maiúscula, significa que estamos gritando com a pessoa. E, geralmente, quando gritamos, estamos um pouco bravos ou nervosos. Use as letras maiúsculas somente quando você precisar enfatizar uma palavra ou um pequeno texto em seu e- mail ou na sua conversa.

34 Palavras enfatizadas: para enfatizar palavras, além de digitá- las em maiúsculo, você pode utilizar caracteres como o asterisco (*) em seu texto; como por exemplo: você é um *aluno monitor* ou você é um ALUNO MONITOR. Como já foi dito, expressar sentimentos ou emoções em conversas por texto pode ser difícil. As dicas colocadas acima já ajudam a nos situar um pouco com relação à interpretação que a pessoa a ler nosso texto poderá ter. Além dessas dicas, existe o que chamamos de "emoticons", que tentam expressar a feição de nossos rostos. Veja a lista com alguns exemplos:

35 Se você está feliz ou sorrindo, utilize a carinha :-) Se você esta brincando, pode usar uma carinha piscando: ;-) Se você está muito feliz e está gargalhando, use: :-D Para mandar um beijo: :-* Se você está triste: :-( Se você está zangado: :-/ Se você está gritando: :-@ Fonte: Mundo Digital.Mundo Digital

36 Escrevendo uma mensagem 1. Clique no menu Novo localizado no canto superior esquerdo da página e selecione a opção Mensagem de E-mail.

37 2. Na tela de envio que se abre, digite no campo Para o endereço de e-mail do destinatário, exemplo alunomonitor@hotmail.com. Veja a imagem abaixo:

38 3. No campo Assunto digite o tema de seu e-mail. 4. No quadro branco que se apresenta logo abaixo, digite o texto a ser enviado. 5. Não se esqueça de conferir as informações digitadas no e- mail, principalmente o endereço do destinatário. Depois disso clique em Enviar no canto superior esquerdo e seu e-mail será enviado em poucos segundos.

39 Respondendo uma mensagem 1. Clique em Responder, se deseja responder o e-mail que estiver lendo.

40 2. Uma nova janela será aberta na qual você deverá digitar sua mensagem. Observe que os campos Para e Assunto já estão preenchidos. 3. Clique em Enviar para finalizar.

41 O que é Educação a Distância? A Educação a Distância, conhecida pelas iniciais EAD, é um modelo de educação em que as atividades de ensino e de aprendizagem acontecem sem que alunos e professores precisem estar presentes no mesmo lugar e na mesma hora. A EAD utiliza os mais diversos meios de comunicação, como por exemplo, material impresso distribuído pelo correio, transmissão no rádio ou na TV, fitas de áudio ou de vídeo, computadores conectados à Internet, cd-roms, videoconferência, entre outros.

42 Na educação a distância ocorre um fato que chamamos de autogestão do aprendizado, ou seja, um processo em que o aluno determina o seu ritmo de dedicação ao estudo, gerenciando praticamente sozinho sua aprendizagem.

43 Vantagens da EAD Empresas ou instituições de ensino podem oferecer cursos para que os estudantes possam aprender em comunidades espalhadas por grandes áreas geográficas; Possibilita treinamento de pessoas que não podem se afastar dos seus locais de estudo ou de trabalho; Cria programas que atendem a um grande número de estudantes.

44 O que é e-learning? O e-Learning é resultado de uma combinação entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. O ensino com auxílio da tecnologia tem suas bases em duas modalidades: o CBT (Computer Based Training - Treinamento Baseado em Computador) e o WBT (Web Based Training - Treinamento Baseado na Internet).

45 O que é CBT? CBT (computer based training – treinamento baseado em computador) é o uso eficiente da combinação de um determinado conteúdo com recursos multimídia, na forma de CD-ROM. São desenvolvidos para tornar mais fácil a assimilação dos conceitos utilizando ilustrações, animações, locuções, vídeos e textos. Algumas de suas características são: Conteúdo estático - o conteúdo distribuído não sofre modificações, já que está em mídia acabada. O aluno segue seu próprio ritmo. Retorno (feedback) imediato sobre exercícios ou testes. Simulação. Interatividade homem x máquina.

46

47 O que é WBT? WBT (web based training - treinamento baseado na internet) é um treinamento feito por meio da Internet. Com essa modalidade é possível fazer cursos a distância utilizando a Internet como principal meio de comunicação, sem precisar sair da escola ou de casa para aprender. Com essa ferramenta poupa-se tempo e dinheiro além de manter a qualidade que você teria nos cursos presenciais.

48 Algumas de suas características são: Conteúdo dinâmico - como o treinamento é baseado na Internet é fácil disponibilizar ferramentas que permitem a atualização de conteúdos, além disso, quando um conteúdo é atualizado, é automaticamente visualizado. O aluno segue seu próprio ritmo, mas com alguns prazos a cumprir. Realidade Virtual. Interação homem x homem.

49

50 A INFORMÁTICA NA SOCIEDADE

51 Informática no dia-a-dia A invasão da informática em nossas vidas deve- se ao fato de ela ter simplificado e agilizado as tarefas já realizadas anteriormente. Ao informatizar um serviço, o tornamos mais dinâmico, proporcionando assim, mais tempo para a realização de outras atividades. Economizamos também espaço, antes ocupado por papéis, e melhoramos a organização dessa parte burocrática.

52 Outros exemplos da aplicação da informática: Hospitais - controlando a transição dos pacientes; consultas e convênios; Bancos - armazenando os dados dos clientes, possibilitando depósitos e saques; Escolas - gerenciando automaticamente as notas, a presença dos alunos e a agenda de eventos.

53 A informática está presente nos aeroportos, lojas, consultórios, supermercados, padarias e também em nossas casas, quando escrevemos uma carta utilizando um computador, recebemos e enviamos e- mails ou quando navegamos na Internet.

54

55 DICA : Tecnologia versus Ciência Tecnologia e Ciência são inseparáveis. Assim como a Tecnologia se aproveita da Ciência, esta não progride sem a outra, utilizando telescópios, microscópios, lasers, chips e computadores, para chegar cada vez mais longe em busca de novos conhecimentos. Por outro lado, a tecnologia aproveita-se dos conhecimentos e das informações que a Ciência traz para produzir artefatos cada vez mais avançados, desde o lápis que você usa até o satélite que está girando em torno da Terra, buscando encontrar soluções para problemas que muitas vezes não percebemos, mas que fazem parte do nosso dia-a-dia.

56 IMPORTANTE Tecnologia no dicionário do grego: technologia < téchne, arte + lógos, tratado s. f., Teoria geral e estudos especializados sobre os procedimentos, instrumentos e objetos próprios de qualquer técnica, arte ou ofício; Técnica moderna e sofisticada; Linguagem específica de uma arte ou ciência. Retirado do site: http://www.priberam.pt

57 Informática nos dicionários - Conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas. Retirado do site: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx - Ciência do tratamento automático da informação, considerada como suporte dos conhecimentos e comunicações. Retirado do dicionário: Michaelis

58

59 Invenções Revolucionárias Algumas invenções revolucionaram o mundo, muito antes de surgir o computador: a fotografia que registra a imagem; a televisão que reproduz imagem em movimento; a propagação do som por freqüência que resultou no rádio. São exemplos de tecnologias que, de alguma forma, modificaram nosso modo de vida.

60 A evolução dos computadores Para os computadores chegarem ao ponto tecnológico em que se encontram hoje, algumas décadas de intensas pesquisas foram necessárias a fim de que novas tecnologias fossem empregadas na produção deles. Com todo esse avanço, foi possível popularizar e comercializar os computadores em grande escala, uma vez que seu custo foi ficando cada vez menor e seus programas mais interessantes para uso geral e pessoal.

61 O computador tornou-se popular, quando as pessoas começaram a acreditar que ele poderia realmente auxiliar em diversas tarefas profissionais e domésticas. Além disso, o lançamento da primeira versão do Windows tornou a interação homem x computador muito mais amigável, possibilitando a utilização do computador por qualquer pessoa de qualquer faixa etária.

62 Em paralelo à popularização e evolução em termos de software e hardware, ocorreu o desenvolvimento de uma rede que fosse capaz de ser interligada a outras redes. Essa rede mais tarde se tornaria a rede mundial de computadores que conhecemos por Internet.

63 A Internet causou uma nova revolução nas sociedades de todo o planeta. A comunicação mundial tornou-se simples, barata e muito mais rápida e eficiente. Hoje, uma pessoa localizada em qualquer parte do mundo pode conversar com você a qualquer momento, desde que ambas as partes tenham acesso à Internet. A evolução das tecnologias nunca parou, desde o início da história do homem. Porém, podemos observar uma aceleração no ritmo das inovações durante o século XX e com maior intensidade a partir dos anos 90.

64 Grandes transformações aconteceram. Exemplos disso são os celulares que há cinco anos atrás tinham o dobro do tamanho dos atuais e com menos funções. Hoje, temos celulares do tamanho da palma da mão que tiram fotografias e acessam a Internet. Outro exemplo, são os computadores de mão, como Palms, iPAQs, handhelds, que têm funções incríveis, permitindo acesso à Internet, comunicação infravermelho para transferências de informações e até são capazes de executar programas específicos (desenvolvidos em linguagens de programação que foram criadas para eles).

65 Podemos perceber que a evolução das tecnologias que estão a nossa volta trata-se de um processo contínuo que nunca cessará. A necessidade de evolução faz parte da natureza humana e, diante disso, podemos ser meros espectadores, aguardando a próxima evolução ou podemos nos esforçar em entender e dominar as tecnologias, participar desse processo e nos beneficiarmos delas.

66

67 EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

68 Portáteis São dispositivos compactos, alimentados por baterias e foram adaptados para serem transportados com facilidade. Exemplo de portáteis são os laptops, também chamados de notebooks.

69 Tablet O Tablet é um computador sem teclado, como um Palmtop, porém é do tamanho aproximado de um caderno. O seu conceito é antigo e, ao que consta, os primeiros registros do termo Tablet são datados de 1.989, quando a Apple promoveu um concurso universitário sobre o computador do futuro. Há cerca de três anos, eles começaram a aparecer, utilizando o Windows CE da Microsoft e, com o lançamento da versão do Windows XP Tablet Edition, eles estão se tornando cada vez mais populares. Uma das principais características do Tablet é permitir que você faça anotações escrevendo-as de forma manuscrita, como se estivesse escrevendo em um papel.

70 Servidores Os Servidores, como o próprio nome diz, servem outros computadores por meio de uma rede. Dotados de grande capacidade de armazenamento e processamento, neles podem estar centralizadas as permissões dos usuários da rede, páginas de Internet, backup de arquivos e aplicações disponíveis em rede.

71 PC (Personal Computer, Computador Pessoal) Esse é o modelo mais comum de computador, utilizado pela maioria das pessoas. É também chamado de microcomputador por ter sido o primeiro computador construído em menor escala, para uso doméstico. Começou a ser popularizado em 1981 com o IBM PC.

72 Palmtops Também conhecidos como PDAs, que significa Personal Digital Assistants (Assistentes Pessoal Digital), são dispositivos muito pequenos que utilizam recursos e dispositivos parecidos com os PCs. Utilizam a tecnologia touchscreen, na qual as informações são selecionadas na própria tela do Palmtop, através de uma caneta especial. As versões maiores de Palmtops são também chamadas de handhelds.

73 TECNOLOGIA DE PONTA A evolução das tecnologias nunca parou, desde o início da história do homem. Porém, podemos observar uma aceleração no ritmo das inovações durante o século XX, e com maior intensidade, a partir dos anos 90, grandes transformações aconteceram. Geralmente, os avanços tecnológicos, crescem inversamente proporcional ao tamanho dos dispositivos, ou seja, ganhamos em desempenho, sempre com um menor tamanho. Os dispositivos móveis estão em alta, como notebooks, PDAs e celulares. Conseguimos transferir dados sem a necessidade de cabos, utilizando satélites e conexões Wireless (sem fio).

74 Top de linha Veja abaixo alguns equipamentos que são considerados top de linha hoje em dia: O processador Pentium 4 da Intel traz a tecnologia HT (Hyper Threading) que promete um ganho adicional de desempenho de até 30% em certas aplicações, sem acelerar o "clock" do processador. O Hyper-Threading possibilita ao novo chip a capacidade de simular dois processadores lógicos, ou seja, permite que os fluxos de processos (os chamados "threads") de dois programas diferentes possam ser executados ao mesmo tempo.

75 O monitor LG tem cobertura de tela antiestática, anti-reflexiva, foco dinâmico, freqüência horizontal 30~98KHz, freqüência vertical 50~160Hz e resolução de até 2048x1536. E ainda há os monitores de plasma. O que você imagina ao pensar em um monitor de 42 polegadas de plasma? Caríssimo, mas uma obra de arte em termos tecnológicos. O Brilliance 420p da Philllips, como é chamado, dispõe de uma imensa tela com ótimo ângulo de visão lateral, perfeito para reuniões, palestras, conferências, desenvolvimento, enfim qualquer coisa. Tem duas camadas de vidro, possibilitando contrastes de até 480:1. E uma dessas camadas é anti-reflexiva. Para se ter uma idéia dessa "beleza", esse monitor possibilita boa visualização, mesmo com a luz do sol incidente com uma envergadura de praticamente zero tornando as geometrias mais perfeitas. Outra novidade, são os monitores de cristal líquido tão finos como livros, com resoluções que parecem telas de cinema.

76 A impressora Jato de Tinta tem esse nome pelo fato de a impressão ser feita por meio de pontos produzidos por jatos de tinta disparados sobre o papel. Esses jatos são, na verdade, pequeníssimas gotas expelidas simultaneamente por minúsculos bocais situados em uma peça denominada "cabeça de impressão" que se movimenta em contínuo vaivém sobre o papel que se desloca sob ela. As impressoras modernas são capazes de produzir gotas menores que cinco picolitros, ou seja, cinco milionésimos de milímetro cúbico. Nunca mais máquina de escrever!

77 IMPORTANTE Tecnologia DVD A tecnologia em drives de DVD vem crescendo, tornando-se cada vez mais parte dos novos computadores. O DVD armazena dados até 5 vezes mais que os CDs convencionais. Os tipos de DVDs são: DVD-Vídeo: armazena filmes e áudio e é o mais utilizado hoje. DVD-Audio: armazena músicas com qualidade maior do que a do CD convencional. DVD-ROM: substituto do CD-ROM. Com ele, é possível armazenar dados, vídeos, áudio e jogos. DVD-R: é a versão gravável do CD-R. Nele, pode-se fazer apenas uma única gravação. DVD-RAM: é a versão regravável, com a possibilidade de múltiplos tipos de gravações.

78 REFERÊNCIA: Curso Aluno Monitor da Microsoft em parceria com SEC/RS http://www.alunomonitor.com.br


Carregar ppt "INTERNET. Acessando a Internet Internet no Brasil As primeiras notícias sobre redes interligadas no Brasil surgiram em 1988, quando universidades e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google