A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos naturais renováveis e não-renováveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos naturais renováveis e não-renováveis"— Transcrição da apresentação:

1 Recursos naturais renováveis e não-renováveis
Engenharia Ambiental Conservação e Recuperação Ambiental de Recursos Naturais Prof(a): Sheila Abreu Mourão agosto / 2010 – Montes Claros /MG

2 Conceituar recursos naturais renováveis e não-renováveis.
Objetivos Conceituar recursos naturais renováveis e não-renováveis. Evidenciar que a enorme participação das fontes não-renováveis na produção mundial de energia e os problemas ambientais provocados pelo uso dos combustíveis fósseis. Contextualizar a necessidade de busca por fontes alternativas de energia. Entre elas, destacar o sol, o biogás, o vento, a energia da biomassa, o álcool e o biodiesel

3 Recursos naturais renováveis e não renováveis
Biosfera Onde o ser humano encontra recursos necessários para a sua sobrevivência e forma-se o “Meio Ambiente”. Recursos naturais Recursos encontrados na biosfera, juntamente com a luz solar.

4

5

6

7 EFEITO ESTUFA

8

9 O recurso natural é tudo aquilo que existe na Natureza e serve para satisfazer as necessidades da Humanidade. Ex: recursos minerais, energéticos, hídricos e biológicos. O recurso natural pode dividir-se em renovável e não-renovável consoante o tempo de renovação.

10 Recursos Naturais: dicionário Aurélio: “Fontes de riquezas materiais que existem em estado natural, tais como florestas, reservas minerais, etc”. Recursos Naturais renováveis: são aqueles recursos explorados pelo homem, que podem ser substituídos de tempos em tempos. Recursos Naturais não-renováveis: são aqueles explorados pelo homem, que podem se esgotar se utilizados sem controle e que tem um tempo de renovação muito longo.

11 Recursos naturais e as fontes de energia
Para a obtenção de energia são utilizados: Recursos naturais não renováveis, como o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, o urânio. Recursos renováveis, como a água dos rios, a energia do Sol, a do vento e a das marés. Embora sejam consideradas não poluentes, a energia do Sol, a do vento e a das marés ainda são pouco usadas.

12 Recursos renováveis Ou seja, após alguns anos são reproduzidos ou recuperados pela própria natureza ou pela ação humana. Depois de utilizados podem ser renovados. Exemplos: a água, o ar, o solo; os vegetais.

13 As sociedades dependem bastante de três fontes energéticas:
petróleo; carvão mineral; gás natural. O que é um problema, pois a queima do carvão mineral e dos combustíveis feitos a partir do petróleo é a principal responsável pela intensificação do efeito estufa e do aquecimento global. Os gases liberados por essas fontes geram também poluição atmosférica, que afeta a vida animal e vegetal.

14 Carvão mineral Há milhões de ano, vegetais foram mortos sendo enterrados e comprimidos por muitas camadas de sedimentos no interior da crosta terrestre. Eles endureceram lentamente, formando depósitos de carvão mineral. Quanto mais antigo o carvão, maior é seu poder calorífico. A produção insuficiente, associada ao baixo teor calorífico do carvão brasileiro, cria a necessidade de importar o produto de outros países.

15 Atraem cada vez mais a atenção do mundo inteiro.
Biocombustíveis Além: dos problemas ambientais causados ao planeta pelo uso de fontes de energia não renováveis; do preço da gasolina, do diesel e de outros derivados de petróleo, que tendem a subir com o aumento do consumo; da diminuição das reservas; Há também o problema político: a cada ameaça de guerra ou de crise internacional, o preço do barril do petróleo dispara.

16 De onde vem a energia elétrica das cidades e das residências, indústrias e equipamentos que estão no campo? Além de fornecer iluminação, para que serve a energia elétrica? Pense nas atividades diárias que você realiza. Quais dependem da utilização de energia elétrica?

17 Mas vamos pensar nos veículos. O que faz com que eles se movimentem?
Não são fontes de energia também? Quais fontes energéticas são utilizadas nos veículos?

18 Ricardo Azoury/ Olhar Imagem
O solo é um recurso natural renovável. Foto de canaviais em Piracicaba, SP (2007).

19 Rogério Reis/ Pulsar Imagens
Cultura de cana-de-açúcar no oeste do estado de São Paulo. Os combustíveis elaborados a partir de plantas, como a cana-de-açúcar, a mamona, a soja, o milho e o eucalipto, são chamados de biocombustíveis.

20 Qual é a vantagem ambiental da utilização desse tipo de fonte energética para a geração de energia?
Por que o Brasil é o país com o maior potencial para a produção de energia renovável? Quais os riscos de um crescimento descontrolado das plantações de matéria-prima para a fabricação de biodiesel?

21 Fontes alternativas de energia
Poderiam: reduzir os problemas ambientais; evitar um provável esgotamento; promover gradativamente a substituição desses recursos. A energia solar, a eólica e as de origem orgânica: Representam uma participação muito pequena no fornecimento de energia no Brasil.

22 Observe a fotografia e responda.
Delfim Martins/Pulsar Imagens Utilização do bagaço da cana para geração de energia em usina de álcool em Sertãozinho, SP.

23 Queima do bagaço da cana e da casca do arroz
Boa opção de fonte de energia para áreas rurais ajuda a reduzir o uso de outras fontes poluentes; permite o aproveitamento do que seria levado para o lixo. Além dessas fontes, o esterco pode ser utilizado em biodigestores nas fazendas. Nenhuma dessas fontes energéticas é capaz de substituir totalmente as fontes mais tradicionais utilizadas, mas elas representam uma economia significativa.

24 Recursos não renováveis
Levaram milhões de anos até completar totalmente o seu processo de formação. Por isso, uma vez exploradas todas as suas reservas, não haverá possibilidade de renovação. Exemplos: minerais metálicos, petróleo, carvão mineral, entre outros. A existências desses recursos não depende da ação humana, pois apenas a natureza pode produzi-los.

25 Exploração de carvão mineral no município de Butiá, RS.
Paulo Backes/ NextFoto Exploração de carvão mineral no município de Butiá, RS.

26 Grande parte da vida em sociedade depende dos recursos não renováveis
É o caso do petróleo Matéria-prima fundamental para a produção de plásticos e de combustíveis, além de uma grande quantidade de outros produtos. Usamos também o ferro, o manganês e o carvão mineral para produção de aço, e bauxita para a produção de alumínio.

27 “UTILIZAR OS RECURSOS NATURAIS SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DE FUTURAS
GERAÇÕES ATENDEREM ÀS SUAS NECESSIDADES...” Fonte:Brundtland Comission, 1987.

28 Os recursos naturais e o desenvolvimento sustentável
Interferência do ser humano na natureza Não deve ser realizada sem que antes sejam avaliadas suas consequências para o meio ambiente. É importante que a sociedade encontre maneiras de interferir na natureza sem prejudicar os ecossistemas naturais ainda existentes.

29 Iniciativas que criam condições para que as pessoas:
possam satisfazer suas necessidades; com melhora na qualidade de vida; além da consciência de que é necessário conservar a natureza para garantir o uso dos recursos naturais futuros. Fazem parte do desenvolvimento sustentável.

30 Observe a fotografia e a legenda.
Ricardo Azoury/ Olhar Imagem Extração de castanha-do-pará, semente da castanheira, árvore que atinge cerca de 60 metros de altura e é encontrada na floresta Amazônica.

31 Exemplo de uso sustentável dos recursos naturais:
Reservas extrativistas Nas comunidades que podem sobreviver da extração de recursos de valor comercial, como o látex e a castanha. Busca de alternativas para a destinação do lixo Também é um exemplo, ainda que de forma localizada. Uma dessas alternativas é a aplicação do conceito dos “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar.

32 a quantidade de lixo produzida;
consumir menos; não desperdiçar alimentos; comprar mercadorias cujas embalagens possam ser reutilizadas ou recicladas. Reduzir Reutilizar o aproveitamento de embalagens para outros fins; a doação de objetos que não vamos mais utilizar; o uso do verso de folhas de papel são formas de reutilização.

33 Produzir novas mercadorias utilizando materiais descartados, como plásticos, papéis, vidros, metais, restos de alimentos, entre outros. Reciclar Podemos acrescentar: Repensar hábitos e atitudes, reduzir o consumo de água e energia elétrica, utilizar transporte coletivo, não jogar lixo na rua e não utilizar produtos descartáveis. Recusar produtos que afetam ambiente e nossa saúde.

34 Qual é a importância das reservas extrativistas para as comunidades locais?
Essa forma de exploração permite que o ecossistema natural seja preservado? Por quê?

35  Origem Doméstica (lixo);  Origem Industrial (gases ou resíduos).
Elevado número populacional - gera grandes quantidades de resíduos:  Origem Doméstica (lixo);  Origem Industrial (gases ou resíduos).

36

37

38

39

40 PROBLEMAS GERADOS PELAS FONTES NÃO RENOVÁVEIS DE ENERGIA
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NÃO RENOVAVÉIS POLUIÇÃO GERADAS PELA QUEIMA DE SUBPRODUTOS DO PETRÓLEO IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS DEVIDO ÁS CONSTRUÇÕES DE HIDROELETRICAS

41 IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS DEVIDO ÁS CONSTRUÇÕES DE HIDROELÉTRICAS
Impacto no meio sócio-ecômico em áreas inundadas; Impacto no meio físico: inundação do solo e perdas de áreas e quebra do fluxo hídrico da região Impactos no meio biótico: perdas de habitats de plantas e animais Alternativas: pequenas estações de geração de energia para atender populações menores sequencialmente.

42 ENERGIA EÓLICA

43 ENERGIA DA BIOMASSA Geração de energia elétrica e vapor através da queima do bagaço de cana-de-açúcar. Capacidade Instalada para venda de 65 MW Geração anual em torno de 180 GWh

44 BIODIESEL: UMA ENERGIA VEGETAL

45 ÁLCOOL (Etanol)

46 o calor da terra o carvão vegetal.

47 Bibliografia Wind Energy, Comes of Age - Gipe, Paul;
Bureau of Noval Personal - Washington, DC. April, 1965; Fundamentals of Eletronics, vol. 1a - Basic Eletricity; Wind Power, for the homeowner - Marier, Donald; The Wind Power Book - Park, Jack; Departamento de Energia dos EUA - http\\ As fotos foram retiradas da internet dos seguintes sites:


Carregar ppt "Recursos naturais renováveis e não-renováveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google