A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA IGREJA I CURSO DE TEOLOGIA POPULAR NUCLEO SANTA CRUZ DO SUL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA IGREJA I CURSO DE TEOLOGIA POPULAR NUCLEO SANTA CRUZ DO SUL."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA IGREJA I CURSO DE TEOLOGIA POPULAR NUCLEO SANTA CRUZ DO SUL

2 NASCIMENTO DA IGREJA 1 – TEMPOS APOSTÓLICOS 1- Jesus morto e ressucitado. Anunciado aos judeus. 2- Primeira abertura e ruptura: a mensagem evangélica não está presa em Jerusalem. 3 – Segunda abertura e ruptura: não é necessário fazer-se judeu para tornar-se discipulo de Jesus. 4 – A Igreja se expande com Paulo. 5 – Dois acontecimentos decisisvos: Perseguição de Nero e destruição de Jerusalém. 6 – Composição das Escrituras. (fim do primeiro século).

3 IMPÉRIO ROMANO “Preparação Evangélica”- Bispo Militão (Séc.II) Pequena história romana. As “cidades”do Império. Comunicações bem organizada. (malha viária e via marítima). A Unidade Cultural. (Koiné)

4 UMA INQUIETUDE RELIGIOSA FAVORÁVEL À ACOLHIDA DO EVANGELHO As religiões tradicionais (naturistas). O culto ao Imperdor. Segunda religiosidade A filosofia, (Estoicismo) Religiões Orientais e mistéricas,(Plutarco). A mulher e as crianças.

5 OS CRISTÃOS NUM MUNDO QUE NÃO OS COMPREENDE 1 – As Calúnias Populares: Ateus; Incestuosos; Antropófagos; Pobres e Ignorantes; Maus cidadãos; Oposição a razão; Atrapalham a economia; Reuniões Secretas. Os apologetas: Eusébio de Cezaréia; Justino de Roma; Tertuliano de Cartago; Hipólito de Roma; Carta a Diogneto.

6 PERSEGUIÇÃO E MARTÍRIO Nero (64): primeiro imperador perseguidor. Trajano (98-117): condenado ao dizer-se cristão. Martírio Inácio de Antioquia. Marco Aurélio (161-180): Condenação de Policarpo, discípulo de João. Séptimo Severo (193-211): proibição do proselitismo cristão – Martírio de Felicidade e Perpétua. De Décio (249-251): Sacrificio ao imperador e certificado. Valeriano (253-260): medidas contra o clero e proibições de cultos e reuniões nos cemitérios. Galiano (261-285): Édito de Tolerância (261). Diocleciano (285): Criação da Tetrarquia: Ocidente: Diocleciano e Galério e Oirente: Maximiano e Constâncio Cloro.

7 ACABAR COM OS CRISTÃOS.

8 CONSTANTINO E LICÍNIO, PAZ GERAL PARA A IGREJA. Édito de Milão (313): integral liberdde de culto a todos os cidadãos do Império, seja qual for a religião.

9 IGREJA CONSTANTINIANA E IMPÉRIO CRISTÃO


Carregar ppt "HISTÓRIA DA IGREJA I CURSO DE TEOLOGIA POPULAR NUCLEO SANTA CRUZ DO SUL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google