A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde e ambiente: do meio natural ao meio técnico-científico e informacional Universidade Estadual Paulista Laboratório de Geografia da Saúde Campus de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde e ambiente: do meio natural ao meio técnico-científico e informacional Universidade Estadual Paulista Laboratório de Geografia da Saúde Campus de."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde e ambiente: do meio natural ao meio técnico-científico e informacional Universidade Estadual Paulista Laboratório de Geografia da Saúde Campus de Presidente Prudente Raul Borges Guimarães

2 Epistemologia geográfica Epistemologia geográfica. A saúde ambiental é um campo interdisciplinar, mas não há interdisciplinaridade per se, sob o risco do abandono das epistemologias particulares.. É preciso olhar a saúde ambiental a partir do conhecimento acumulado pela nossa disciplina.. Para os geógrafos há um princípio de método, desde La Blache: qualquer que seja a fração da Terra que se estude, ele não pode nela se fechar.

3 Epistemologia geográfica Epistemologia geográfica. Como a realidade é una, “as idéias, para terem eficácia, têm de ser produzidas como sistemas a partir de um sistema de realidades”. (Santos, 2006). É possível comparar diferentes localidades?

4 4 Unidades de estudo Unidades de estudo. Não há o que comparar entre localidades, “a não ser que o façamos passando pelo que está acima, isto é, a totalidade, isto é, a formação social e, quiçá, o mundo” (Santos, 2006).. Do ponto de vista geográfico, a unidade espacial de estudo é o Estado – mediação entre forças externas e os dados internos.. O lugar é a combinação particular de períodos que coexistem (rugosidades).

5 5 Ponto de partida: o meio Ponto de partida: o meio. Atributos do meio: situação, extensão, limite.. Os meios são contextos culturais e técnicos que expressam modos espaciais de existência – geograficidades (Moreira, 2004).

6 Meio natural Meio modificado. Cada vez mais técnico – substituição de um meio natural, dado, por um meio construído (sucessivamente instrumentalizado).. Os ciclos humanos vão ser incorporados e modificados: surgimento de novas doenças.

7 Meio técnico. Emergência do espaço mecanizado, a partir da revolução industrial – lógica instrumental que desafia os ciclos da natureza: cria nos lugares, híbridos conflitivos.. Produção de novos materiais, encurtamento das distâncias e aumento da mobilidade – ampliação do tempo social: Poluição e exposição à contaminantes, difusão de doenças.

8 Meio técnico-científico e informacional. Profunda interação da ciência e da técnica – criação de uma tenosfera: nexo informacional, unicidade do tempo global.. Técnica como meio de existência - psicosfera.. Emergência das crônicas degenerativas, psicoses, stress.. Corpo como autômato.

9 Referências La Blache, Paul Vidal. As condições geográficas dos fatos sociais. GEOgraphia, Niterói, Universidade Federal Fluminense, 9(18), 2007, 123-132. MOREIRA, Ruy. Marxismo e geografia: a geograficidade e o diálogo das ontologias. GEOgraphia, Niterói, Universidade Federal Fluminense, 6(11), 2004, 21-37. SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec. 2006.


Carregar ppt "Saúde e ambiente: do meio natural ao meio técnico-científico e informacional Universidade Estadual Paulista Laboratório de Geografia da Saúde Campus de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google