A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS."— Transcrição da apresentação:

1 O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS

2 INTRODUÇÃO Tiago 5:7 A expressão “Batismo pelo Espírito Santo” é mencionado 7 (sete vezes) na Bíblia, todas elas no Novo Testamento (Mateus 3:11 – Marcos 1:8 – Lucas 3:16 – João 1:33 – Atos 1:5 – Atos 11:16 – I Coríntios 12:13). Sem que nenhum dos textos defina qual é o sinal ou evidência de alguém que está batizado pelo Espírito Santo.

3 3. No livro de Joel 2:28 e 29 há a promessa do derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne, sem o profeta usar a palavra “Batismo”.

4 I - PERGUNTAS OPORTUNAS
1. O Batismo do Espírito Santo vem antes, no momento, ou depois do batismo das águas? a) Lucas 3:22 e 4:1 – Jesus sendo batizado nas águas e no Espírito Santo na mesma ocasião. b) Atos 8:12, – Samaritanos sendo batizados no Espírito Santo depois do Batismo nas águas.

5 c) Atos 10:44-48 – O Centurião Cornélio, e os seus , sendo batizados no Espírito Santo antes de experimentarem o batismo das águas. RESPOSTA: O batismo das águas é realizado por homens. O batismo do Espírito Santo é realizado por Cristo. Cristo não depende de homens para batizar com o Espírito Santo.

6 Não pode ficar aguardando que o ministro batize com água, para que depois seja batizado no Espírito Santo. Logo, o batismo no Espírito Santo acontece no momento em que o crente está habilitado para recebê-lo; podendo acontecer antes; no momento ou depois do batismo das águas.

7 2. As línguas que Jesus disse que seus discípulos falariam (Marcos 16:17), são línguas dos anjos ou dos homens? a) Aí temos que considerar: (1) Na Terra há mais de uma língua por causa do pecado. Gên. 11:1-7. (2) Nos céus não há pecado, logicamente não há também confusão de línguas. Os anjos nos céus falam uma só língua.

8 (3) A Promessa de Jesus foi de falar línguas (plural) e só onde há línguas (plural) é onde há pecado (Terra). Deduz-se então que as línguas que os discípulos falariam seriam línguas da Terra. (a) Atos 2:4-8 – Comprova que os discípulos falaram línguas terrestres.

9 3. Qual é a prova (evidência, sinal) de que uma pessoa foi batizada com o Espírito Santo?
Resposta: João 7:38 e 39; Atos 1:8; Atos 4:31. Todos estes textos mostram que o crente é batizado com o Espírito Santo para testemunhar, para a pregação do Evangelho.

10 4. Por que alguns falaram línguas, na experiência da Igreja Primitiva?
Resposta: Só há três ocasiões em que houve a evidência do falar em línguas na experiência da Igreja Primitiva:

11 a) Atos 2 – Na festa do Pentecostes, para que o Evangelho fosse pregado às nações ali representadas. Como resultado houve quase três mil batismos. Os humildes discípulos mal falavam o seu idioma materno (aramaico) e Cristo os capacitou a falarem novas línguas (da Terra) para a pregação do Evangelho a todo mundo.

12 b) Atos 10 – Na casa de Cornélio houve a
b) Atos 10 – Na casa de Cornélio houve a manifestação do dom de línguas com um duplo objetivo: (1) Mostrar que os gentios também poderiam ser batizados com o Espírito Santo. O preconceito contra os gentios era grande naqueles dias.

13 (2) Cornélio, como oficial de exército romano, ao ser transferido para um outro país, poderia sem a barreira linguística falar-lhes do amor de Deus. c) Atos 19 – “Com profundo interesse e alegria, os irmãos atentaram para as palavras de Paulo. Pela fé aprenderam a maravilhosa verdade do sacrifício expiatório de Cristo e O receberam como Seu Redentor.

14 Foram então batizados em nome de Jesus e impondo-lhes Paulo as mãos receberam também o batismo do Espírito Santo, que os capacitou a falar as línguas de outras nações e profetizar. Dessa forma estavam habilitados a trabalhar como missionários em Éfeso e circunvizinhanças, e também a sair para proclamar o evangelho na “Asia Menor”. AA, 281 – 283.

15 CONCLUSÃO 1. O Espírito Santo é dado para a pregação do Evangelho e só o recebe verdadeiramente aqueles que lhe obedecem. (Atos 5:32).


Carregar ppt "O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google