Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
COMUNICAÇÃO MULTIMODAL NA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO SENTIDOS COM PALAVRAS E GESTOS CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS Francini e Naiane
2
INTRODUÇÃO E QUADRO TEÓRICO
Questionar a centralidade atribuída à linguagem; LEMKE (2001), MARQUEZ (2001)... “a premissa de que os signos são negociados a partir das interações sociais, mediados por interesses pessoais e coletivos”; HODGE e KRESS (1998) Semiótica Social: 1. resultado da organização de meios de comunicação; 2. os modos constroem sentidos de forma própria e os sentidos construídos nem sempre são compreendidos da mesma forma por diferentes grupos”; 3. sentidos são frutos da interação entre os modos;
3
Quadro teórico Halliday (1985): rede de opções (ou conjuntos de alternativas semióticas) Gestos Comunicação visual Ação
4
“Estes modos se desenvolvem, a exemplo da linguagem, por meio do uso social de forma a se constituírem em redes de recursos para a construção de signos que não são de modo algum arbitrário, mas carregados de interesses e marcado por traços que revelam decisões tomadas por seus produtores sobre qual significante se mostrou mais apto e plausível para a expressão do sentido desejado num dado contexto.” (p.2)
5
Grupos sociais distintos possuirão semióticas diferentes;
Ex.: produção científica e sala de aula; “(...) a produção e circulação de signos no universo escolar, são negociadas a partir de interações sociais (multimodais), mediadas por interesses pessoais e coletivos; pelos recursos semióticos disponíveis; (...)” (p.3)
6
PESQUISA Contexto da utilização de diferentes modos semióticos relacionados com as atividades desenvolvidas em aula de ciências; As relações estabelecidas entre diferentes modos semióticos por meio da análise de um episódio selecionado
7
PARTICIPANTES Escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro, no ano de 2002, durante dois meses consecutivos; Turma: 36 alunos, com idade entre 12 e 14 anos, cursando a 6ª série do Ensino Fundamental;
8
MÉTODO Coleta de dados: documentação em áudio e vídeo, coleta de cópias do livro didático e fotocópias dos materiais produzidos pelos alunos; Notas de campo, conversas informais e transcrições;
9
Análise de uma aula Descrição global da aula, destacando as relações entre os diferentes modos semióticos mobilizado; Discutir o papel de cada um dos modos semióticos as interações discursivas observadas na construção do conceito de célula pelos estudantes.
10
RESULTADOS Atividades de gerenciamento; Atividades conceituais;
KRESS et al. (2001) modos semióticos: Modo verbal; Modo gestual/ação; Modo visual.
13
Neste trabalho as autoras escolheram mostrar como os modos gestual e verbal se relacionam.
O episódio selecionado é do início de uma aula em que é feita a revisão de temas das aulas anteriores. Começa quando a professora interrompe a leitura do livro didático sobre as condições para o surgimento da vida no planeta Terra e pergunta para os alunos o que é atmosfera.
17
“ Os gestos têm o papel de representar as situações imaginadas pelos interlocutores, que em parceria no jogo de perguntas e respostas da professora, construíram a narrativa sobre as condições para o surgimento da vida no planeta Terra. Assim, os resultados deste estudo destacaram contextos nos quais o uso de diferentes modos semióticos permitiu um fluxo homogêneo de comunicação e auxiliaram elaborações conceituais por parte dos estudantes.” (p.13)
18
“ Em resumo, verificamos neste episódio que a fala e os gestos desempenharam papéis específicos nas interações entre professora e aluno. (...) Em outras palavras, os modos foram mobilizados em contextos específicos, valorizados pelos interlocutores e tornados legítimos para efeito da comunicação pretendida naquela situação social.” (p.13)
19
PICCININI, Cláudia; MARTINS, Isabel
PICCININI, Cláudia; MARTINS, Isabel. Comunicação multimodal na sala de aula de ciências: construindo sentidos com palavras e gestos. In. Ensaio, volume 6, número 1, página 26 – 40, 2004
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.