A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências da Natureza Química Profº Luiz Cláudio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências da Natureza Química Profº Luiz Cláudio."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza Química Profº Luiz Cláudio

2 História da química orgânica
O princípio do domínio da química é o domínio do fogo pelo Homo erectus. O fogo também permitia ao Homem aquecer-se nos dias de baixas temperaturas, assim como conservar melhor os alimentos recorrendo ao processo de fumagem – especialmente para conservar a carne e o peixe.

3 Civilização egípcia Na Civilização Egípcia, a utilização de produtos e técnicas “científicas” era amplamente difundida: utilizavam o índigo (proveniente do anil) e a alizarina para tingir têxteis.

4 A alizarina é um corante vermelho derivado da raiz da Rubia tinctorum
A alizarina é um corante vermelho derivado da raiz da Rubia tinctorum. A palavra alizarina, derivado do árabe al-usara, que significa sumo. A alizarina é também o nome genérico de uma variedade de corantes, tais como o “Verde Alizarina Cianina G” e o “Azul Brilhante Alizarina R”.

5 Todos estes corantes eram de origem orgânica, o que demonstra que o Homem possui um domínio da química orgânica desde o aparecimento da civilização. FERREIRA, Hulme, McNab & Quye, 2004.

6 Na Bíblia, existem descrições relativas à fermentação de uvas para produzir álcool etílico, assim como da utilização do vinho para produzir vinagre.

7 Idade Média O alquimista islâmico Jabir Ibn Hayyan descobriu, no século VIII, o ácido cítrico (C6H8O7).O ácido cítrico ou ácido 2-hidroxipropano-1,2,3- tricarboxílico (IUPAC), é um ácido orgânico presente nos citrinos. É utilizado como conservante natural, dando um sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas.

8 O desenvolvimento da química orgânica
Com o culminar da Química Tradicional do século XVIII, Torbern Olof BERGMANN ( ), dividiu, em 1777, a Química em: → Química Orgânica (Química dos compostos existentes nos organismos vivos);  → Química Inorgânica (Química dos compostos existentes no reino animal).

9 Como todas as substâncias orgânicas conhecidas eram extraídas de animais e vegetais, os químicos supunham que elas não poderiam ser produzidas (sintetizadas) em laboratório.

10 Teoria do vitalismo Teoria formulada por Jons Jacob Berzelius (1807), a qual descrevia que a matéria orgânica só podia ser produzida pelos seres vivos – vis vitalis (força ou energia vital) inerente na própria vida. A base desta teoria era a dificuldade de obter matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas.

11 A primeira síntese Wohler ( ) - em 1828, obteve acidentalmente uma substância de origem orgânica, a uréia, a partir de um composto inorgânico, o cianato de amônio, sem interferência de um organismo e derrubando a “Teoria da Força Vital”. O mesmo repetiu a experiência algumas vezes para acreditar no resultado. Hoje os compostos orgânicos podem ser de origem naturais ou sintético.

12 DEFINIÇÃO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Compostos orgânicos naturais: as principais fontes são o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, etc. Compostos orgânicos sintéticos: produzidos artificialmente pelas indústrias químicas, que fabricam desde plásticos e fibras têxteis até medicamentos, corantes, inseticidas, etc. Atualmente são conhecidos mais de de compostos orgânicos, sejam de origem natural ou sintético. DEFINIÇÃO DE QUÍMICA ORGÂNICA É a parte da Química que estuda os compostos do carbono.

13 Química Orgânica Elementos Organógenos - são os elementos químicos que formam a maioria dos compostos orgânicos. Tais elementos são: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O) e Nitrogênio (N). Atenção: Existem compostos que apesar de apresentarem carbono na fórmula, não são classificados como orgânicos, mas sim como Compostos de Transição ou Compostos Intermediários. Exemplos: a) Carbonatos – CO3-2 b) Bicarbonatos - HCO3 c) Cianetos, Cianatos, Isocianetos, Isocianatos - HCN, CNO, NC, NCO d) CO2, CO, H2CO3, HNO, etc.

14 Química Orgânica Teoria estrutural do carbono Porque o Carbono é tão apropriado à formação dos compostos orgânicos? Porque sua estrutura permite a formação de uma grande variedade de compostos, muito maior que qualquer outro elemento químico. A teoria estrutural do átomo de carbono foi postulada por Kelulé e Couper em 1858 através de 4 postulados e permitiu a compreensão das fórmulas planas dos compostos orgânicos. 1ª Postulado: O Carbono é sempre tetravalente em seus compostos, ou seja, tem a tendência de formar 4 ligações covalentes.

15 Química Orgânica Abaixo a representação das possíveis fórmulas estruturais do átomo de Carbono: 2ª Postulado: as quatro ligações ou valências do Carbono são totalmente iguais ente si. Observe a representação estrutural do Gás Freon usado como agente refrigerante ou gás propulsor de aerosóis, pouco tóxico mas, quando disperso na alta atmosfera é um dos principais responsáveis pela destruição progressiva da camada de ozônio. Verifique que as 4 fórmulas representam, na realidade, um único composto de fórmula molecular CCl2F2.

16 Química Orgânica 3ª Postulado: o Carbono é um dos elementos químicos com capacidade de formar cadeias, ligando-se entre si e com outros elementos químicos.

17 Química Orgânica 4ª Postulado: É capaz de formar ligações simples, duplas ou triplas. O Carbono liga-se a vários tipos de átomos, pois não ser eletropositivo nem eletronegativo, pode ligar-se a elementos eletropositivos como o Hidrogênio ou a eletronegativos como o Oxigênio. Consegue formar muitos compostos devido o carbono ser: a) tetravalente; b) formar ligações simples, duplas e triplas; c) permite a ligação com elementos eletropositivos e eletronegativos.

18 Química Orgânica Classificação dos átomos de carbono numa cadeia Cadeia carbônica: uma seqüência de 2 ou mais átomos de carbono. Conforme a posição do átomo de carbono numa cadeia carbônica o mesmo poderá ser classificado em: a) Carbono Primário - quando o átomo de carbono está ligado a somente um átomo de carbono na cadeia carbônica; b) Carbono Secundário - quando o átomo de carbono está ligado a dois átomos de carbono na cadeia carbônica; c) Carbono Terciário - quando o átomo de carbono está ligado a três átomos de carbono na cadeia carbônica; d) Carbono Quaternário - quando o átomo de carbono está ligado a quatro átomos de carbono na cadeia carbônica.

19 Química Orgânica Carbonos Primários: 1, 10, 11, 12, 15, 16 ;
Carbonos Secundários: 3, 5, 6, 9, 14; Carbonos Terciários: 4, 7, 8, 13; Carbonos Quaternários: 2

20 Química Orgânica Fórmula estrutural A fórmula estrutural é a maneira pela qual os átomos estão arrumados dentro das moléculas ou compostos orgânicos.

21 Classificação das cadeias carbônicas
A) Quanto ao fechamento da cadeia Aberta, Acíclica ou Alifática - apresenta os átomos de carbono sem formar um ciclo ou anel entre eles. A cadeia apresenta no mínimo duas extremidades. Fechada ou Cíclica - apresenta um ciclo, núcleo ou anel (não apresenta extremidade).

22 Classificação das cadeias carbônicas
B) Quanto à natureza dos átomos Homogênea - quando não possui qualquer átomo diferente entre carbonos. Heterogênea - quando possui um heteroátomo (átomo de outro elemento) entre carbonos. esta é homogênea, pois o oxigênio não se encontra entre átomos de carbono

23 Classificação das cadeias carbônicas
C) Quanto a disposição dos átomos Cadeia Normal - possui apenas carbonos primários e secundários. Cadeia Ramificada - possui pelo menos 1 carbono terciário ou quaternário

24 Classificação das cadeias carbônicas
D) Quanto ao tipo de ligação entre carbonos Saturada - possui somente ligações simples entre os átomos de carbono. Insaturada - possui pelo menos uma ligação dupla ou tripla entre átomos de carbono.

25 Observações I) As cadeias fechadas podem ainda ser subdivididas em Aromáticas e Alicíclicas. Aromáticas - são compostos de cadeia fechada que apresenta um ou mais anéisn benzênicos. O anel benzênico forma os denominados compostos aromáticos. Alicíclicas - são compostos de cadeia fechada que não apresentam o anel benzênico.

26 Observações II) As cadeias cíclicas podem ser classificadas em Homocíclias ou Heterocíclicas, a depender da presença ou não de um heteroátomo no núcleo ou ciclo. Homocíclias - os núcleos apresentam somente átomos de carbono entre eles. Heterocíclias - os núcleos apresentam pelo menos um heteroátomo.

27 Observações III) Dependendo do número de anéis ou ciclos as cadeias podem ser também classificadas em Mononucleares ou Polinucleares Mononucleares - as cadeias possuem somente um único núcleo ou anel. Polinucleares - as cadeias possuem dois ou mais núcleos ou anéis. - As cadeias Polinucleares são ainda classificadas em: Polinucleares Isoladas e Polinucleares Condensadas.

28 Observações Polinucleares Isoladas - os núcleos ou anéis não apresentam átomos de carbono comuns entre si. - Polinucleares Condensadas - os núcleos ou anéis apresentam átomos de carbono comuns entre si. Os anéis ou núcleos apresentam lados comuns entre si.

29 Observações IV) Devido a uma grande quantidade de compostos aromáticos conhecidos atualmente ocorreu um divisão dentro da Química Orgânica em relação a classificação dos compostos orgânicos. Compostos Alifáticos - são todos os compostos orgânicos de cadeias abertas; Compostos Alicíclicos - são todos os compostos orgânicos de cadeias fechadas que não possuem anel benzênico; Compostos Aromáticos - são os compostos de cadeias fechadas formadas por anéis benzênicos. Em resumo teremos:

30

31


Carregar ppt "Ciências da Natureza Química Profº Luiz Cláudio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google