A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia 1 período 2015 Gay-Lussac Prof. José Victor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia 1 período 2015 Gay-Lussac Prof. José Victor."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia 1 período 2015 Gay-Lussac Prof. José Victor

2 Regionalização do mundo Em geral são utilizados os seguintes critérios: Políticos; Econômicos e sociais; Industrialização e dependência econômica e militar; Desenvolvimento Humano; Entre outros... Regionalização na Guerra Fria Primeiro Mundo: países capitalistas e desenvolvidos economicamente (economia de mercado onde o governo interfere o mínimo possível); Segundo Mundo: Países socialistas e com economia planificada (o governo planejando o que e onde deve ser produzido); Terceiro Mundo: países capitalistas menos desenvolvidos economicamente, dependentes economicamente dos capitalistas ricos. OBS: Esta divisão é considerada ultrapassada, pois representava uma divisão política do período da Guerra Fria.

3

4 Regionalização Econômica REGIONALIZAÇÃO: NORTE E SUL Norte: apresentam um crescimento econômico (produção de bens e serviços), acompanhado de melhoria do padrão de vida da população. Sul: predomínio de atividades agrícolas, com baixo grau de industrialização, com economias instáveis (crises) dependência de importações (alta tecnologia) e capital estrangeiro. Caracterizado pela subordinação econômica, política e cultural dos países desenvolvidos.

5

6 Regionalização: países por seu desenvolvimento Desenvolvidos possuem um grande crescimento econômico e industrial boa qualidade de vida, como saúde, preocupação com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda pra maioria da população etc., Em desenvolvimento ou emergentes: Possuem características sociais dos países subdesenvolvidos, porém com grande crescimento econômico. Subdesenvolvidos possuem características inversas aos países desenvolvidos, como: não oferece boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde. Globalização Conforme Milton Santos: A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.

7 Blocos Econômicos São agrupamentos de nações reunidas para facilitar a circulação de mercadorias entre si. São classificadas como: Área de livre comércio: área em que há redução ou eliminação de tarifas alfandegárias; União aduaneira: define regras para o comércio de nações fora do bloco; Mercado comum: acordo que permite a livre circulação de capitais e pessoas; União econômica monetária: acordo em que os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única. Exemplos de Blocos Econômicos Mercosul - Mercado Comum do Sul (Alguns países da América do Sul) NAFTA - North America Free Trade Agreement (Países da América do Norte) União Europeia (Maioria dos países europeus) Reunião dos Países Além dos Blocos econômicos, os países também têm interesses políticos nos quais têm que tratar. Esses interesses são debatidos de forma informal nos grupos conhecidos como G8, G20 (países em desenvolvimento) e G77. Além deles, existem outros grupos como: OTAN, BRICs, OMC, G20(países com maiores economias), FMI,...

8 IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) divulgado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), que avalia o nível de desenvolvimento das nações; O índice varia de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, melhor) e engloba três dimensões fundamentais do desenvolvimento humano: conhecimento (indicadores de educação); saúde (medida pela longevidade); padrão de vida digno (medido pela renda).


Carregar ppt "Geografia 1 período 2015 Gay-Lussac Prof. José Victor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google