A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carboidratos Prof. Marcelo Correa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carboidratos Prof. Marcelo Correa."— Transcrição da apresentação:

1 Carboidratos Prof. Marcelo Correa

2 Carboidratos, ou hidratos de carbono, são também chamados de açúcares.
Estão presentes em bolos, pães, biscoitos. Participam ainda de estruturas como a parede celular de células vegetais e de bactérias. Os carboidratos são,provavelmente, os compostos orgânicos mais abundantes nos organismos vivos.

3 Carboidratos Monossacarídeos Dissacarídeos Polissacarídeos
Estão divididos em três grandes grupos: Monossacarídeos Dissacarídeos Polissacarídeos

4 Monossacarídeos São os Carboidratos mais simples, apenas uma unidade de açúcar em cada molécula. A glicose, a frutose e a galactose são os monossacarídeos mais comuns. A frutose e a glicose são encontradas em frutas e no mel e a galactose no leite dos mamíferos. Glicose Frutose Embora tenham mesma fórmula molecular, C6H12O6, apresentam estruturas químicas diferentes, isto é, são isômeros.

5 Monossacarídeos Em solução aquosa, os monossacarídeos apresentam-se como estruturas cíclicas. Os monossacarídeos também são chamados de oses. Caracterizando-se pela grande solubilidades em água e apresentam fórmula geral CnH2n On, , assim temos os seguintes monossacarídeos: Trioses C3 H6 O3, Tetroses C4 H8 O4 Pentoses C5 H10 O5 Hexoses C6 H12 O6 Heptoses C7 H14 O7

6 Dissacarídeos Quando duas moléculas de um açúcar simples se unem elas formam um dissacarídeo. A sacarose, por exemplo, é um dissacarídeo formado por uma frutose e uma a-glicose unidas por uma ligação glicosídica Sacarose Maltose Quando uma a-glicose e uma b-glicose se juntam formam a maltose.

7 Polissacarídeos Os monossacarídeos podem se combinar e formar macromoléculas, com longas cadeias de de frutose, glicose ou galactose. Estes são os chamados polissacarídeos Os polissacarídeos são moléculas com mais de unidades de açúcares. Existem centenas de polissacarídeos, mas as mais comuns são a celulose e o amido.

8 Polissacarídeos O amido é constituídos por unidades de glicose responsáveis pela reserva energética nos vegetais. Pode ser encontrado em caules, raízes e outros órgãos.

9 Polissacarídeos A celulose é encontrada sobretudo nos vegetais superiores, como constituinte de sua parede celular.

10 Polissacarídeos A quitina é outro polissacarídeo bastante comum, encontrado na parede celular de fungos e na carapaça dos artrópodes. A quitina é o principal componente dos exoesqueletos dos insetos, escamas de peixes, etc.

11 Polissacarídeos O glicogênio é outro polissacarídeo muito importante é encontrado nas células animais em forma de grãos ou grânulos. No homem é encontrado principalmente no fígado e na musculatura.

12 Resolva 1- Quando ingerimos alimentos de origem vegetal, ingerimos 2 polissacarídeos. Quais são eles e qual a sua importância de cada um deles? 2- O exoesqueleto dos artrópodes é constituído de um polissacarídeo, que de tempo precisa ser trocado. Qual o motivo dessa troca? 3- resolvam as questões 1,2,3 e 4 da pagina 21 do livro CNEC


Carregar ppt "Carboidratos Prof. Marcelo Correa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google