A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteudo 2º ano Classificação biológica ou taxonomia Vírus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteudo 2º ano Classificação biológica ou taxonomia Vírus"— Transcrição da apresentação:

1 Conteudo 2º ano Classificação biológica ou taxonomia Vírus
Bactérias, algas, fungos, protozoários Poríferos, cnidários Platelmintos e nematelmintos Moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermas Peixes e anfíbios

2 Conteudo 2° ano Répteis Aves e mamíferos
Briófitas (plantas avasculares) Pteridófitas (plantas vasculares sem semente) Gimnospermas( plantas vasculares com flores) Angiospermas( plantas vasculares com flores e frutos)

3 Avaliação Uma avaliação bimestral – 5 pontos
Trabalho escolar – 5 pontos Seminário (2° bimestre) trabalho em dupla (1° bimestre) Participação em sala frequência

4 CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
CLASSIFICAÇÃO E HOMOLOGIA

5 O ramo da biologia que trata da descrição, da nomenclatura e da classificação dos seres vivos, denomina-se taxonomia.

6 Como e porque classificar
Por ordem na casa Botânico sueco Lineu propôs classificação em grupo ou táxons. Classificação atual leva em consideração vários critérios como: fisiológicos, embriológicos, bioquímicos, genéticos e ecológicos.

7 O critério de Lineu era baseado na semelhança entre os organismos, as espécies eram consideradas tipos padrões e imutáveis (fixismo). Seculo XIX cienttistas como Charles Darwin e Alfred Russel Walace divulgaram suas ideias a respeito da seleção natural.

8 Categorias taxonomicas
Reino: é um grupo de filos; Filos: é um grupo de classes; Classes: é um grupo de ordens; Ordem: é um grupo de famílias; Família: é um grupo de gêneros; Gênero: é um grupo de espécies; Espécie: é um grupo de indivíduos semelhantes que se reproduzem entre si, gerando descendentes férteis.

9

10 Classificação e homologia
Homologia significa semelhança. Exemplo: membros dos vertebrados, que durante a fase embrionária, apresentam o mesmo numero de ossos dispostos da mesma forma. (morcego, baleia, macaco, cavalo, tatu) Analogia: refere-se a semelhanças apenas funcionais.

11

12 Regras de nomenclatura
O nome do gênero e da espécie devem ser escrito em latim e grifados; Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie. Ex: Canis familiaris (cão); Musca domestica (Mosca); O nome relativo ao gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e o da espécie com inicial minúscula. Ex: Homo sapiens (Homem);

13 Regras de nomenclatura
OBS: Nos casos em que o nome da espécie se refere a uma pessoa, a inicial pode ser maiúscula ou minúscula. Ex:. Trypanosoma cruzi (ou Cruzi) — nome dado por Carlos Chagas ao micróbrio causador da doença de Chagas, em homenagem a Oswaldo Cruz; Quando se trata de subespécies, o nome indicativo deve ser escrito sempre com inicial minúscula (mesmo quando se refere a pessoas), depois do nome da espécie. Exs: Rhea americana alba (ema branca); Rhea americana grisea (ema cinza); Nos caso de subgênero, o nome deve ser escrito com inicial maiúscula, entre parenteses e depois do nome do gênero. Ex: Anopheles (Nyssurhynchus) darlingi (um tipo de mosquito)

14 Classificação filogenética
Forma de classificação biológica atual: filogenética ou clástica. Do grego Klados = ramos.

15 Exemplo

16 REINOS CARACTERÍSTICAS REPRESENTANTES
Em 1969, Whittaker idealizou um moderno sistema de classificação que distribuiu os seres vivos em cinco reinos — Monera, Protista, Fungi, Metaphyta e Metazoa. REINOS CARACTERÍSTICAS REPRESENTANTES Monera Unicelulares e procariontes Bactérias e algas azuis Protista Unicelulares e eucariontes Protozoários e certas algas Fungi Uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos por absorção Fungos Plantae Pluricelulares, eucariontes e autótrofos Todos vegetais Animalia Pluricelulares, eucarionte e heterótrofos por ingestão Todos os animais

17 Divisão dos seres vivos em reinos


Carregar ppt "Conteudo 2º ano Classificação biológica ou taxonomia Vírus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google