A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doenças Cardiovasculares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doenças Cardiovasculares"— Transcrição da apresentação:

1 Doenças Cardiovasculares

2 O que são as doenças cardiovasculares?
De um modo geral, são o conjunto de doenças que afectam o sistema cardiorrespiratório, designadamente o coração e os vasos sanguíneos.   Causas das doenças cardiovasculares: - Tensão arterial elevada; - Níveis elevados de lípidos no sangue; - Diabetes; - Doenças do músculo cardíaco; - Predisposição genética; - Tabagismo; - Falta de exercício físico; - Situações prolongadas de stress.

3 Sintomas que podem atingir as pessoas mais idosas:
Dificuldade em respirar – pode ser o início de uma doença coronária e não apenas a consequência da má forma física, especialmente se surge quando se está em repouso ou se obriga o indivíduo a acordar durante a noite. Angina de peito – quando, durante um esforço físico, se tem uma sensação de peso, aperto ou opressão por detrás do esterno, que por vezes se estende até ao pescoço, ao braço esquerdo ou ao dorso;

4 As doenças cardiovasculares mais comuns são:
Aterosclerose - afecta artérias de grande e médio calibre, sendo a causa dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e da Doença das Artérias Coronárias. É uma doença lenta e progressiva e pode iniciar-se durante a infância, mas não causa geralmente sintomas significativos entre os 50 e os 70 anos, embora atinja adultos jovens entre os 30 e os 40 anos, principalmente se forem fumadores. Cardiopatia Isquémica - Termo utilizado para descrever as doenças cardíacas que conduzem à redução do lúmen (espaço interno) das artérias coronárias. O estreitamento pode causar Angina de Peito ou Enfarte de Miocárdio. Doença Arterial Coronária - situação clínica em que existe estreitamento do calibre das artérias coronárias, provocando uma redução do fluxo sanguíneo no músculo cardíaco.

5 Alterações do ritmo Cardíaco;
Enfarte do miocárdio – O sintoma mais característico é a existência de dor prolongada no peito, surgindo muitas vezes em repouso. Por vezes, é acompanhada de ansiedade, sudação, falta de força e vómitos. Insuficiência cardíaca – surge quando o coração é incapaz de, em repouso, bombear sangue em quantidade suficiente através das artérias para os órgãos, ou, em esforço, não consegue aumentar a quantidade adicional necessária. Os sintomas mais comuns são a fadiga e uma grande debilidade, falta de ar em repouso, distensão do abdómen e pernas inchadas.

6 Formas de prevenção das doenças cardiovasculares:
É possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares através das seguintes práticas: Deixa de fumar; Controlar regularmente a pressão arterial, o nível de açúcar, gorduras e colesterol no sangue, nomeadamente a partir dos 40 anos (homens) e dos 50 anos ( mulheres); Adoptar uma alimentação mais saudável, privilegiando o consumo de legumes, vegetais, frutas e cereais, carnes magras e peixe (entre os quais sardinha, cavala, carapau, pescada, atum e salmão);

7 Praticar exercício físico moderado com regularidade, contrariando o sedentarismo;
A prevenção deve começar mais cedo para os indivíduos com antecedentes familiares de doença cardiovascular precoce ou morte súbita.

8 Sugestões de ajudas alimentares para a redução do risco das doenças cardiovasculares
Chá verde – pode ajudar a reduzir risco de doenças cardiovasculares; Tomate – é vermelho pois possui um fitonutriente, chamado licopeno, que lhe atribui essa cor. O licopeno é responsável por benefícios ao nível do organismo, nomeadamente, na prevenção das doenças cardiovasculares.

9 Ana Lemos nº1 Ana Rita nº3 Ana Sofia nº4 Jéssica nº12 Marcelo nº16


Carregar ppt "Doenças Cardiovasculares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google