A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTUGUÊS SUPERFÁCIL Aula de Hoje: Pontuação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTUGUÊS SUPERFÁCIL Aula de Hoje: Pontuação"— Transcrição da apresentação:

1 PORTUGUÊS SUPERFÁCIL Aula de Hoje: Pontuação
Prof. Diogo Arrais twitter.com/diogoarrais

2 Eis a Pontuação O foco da pontuação é a organização;
Gramática, Sintaxe: sistema S – V – C; “Em 2010, o STF analisará as cotas raciais.” (Adv.), S - V - C.

3 Placas, Adesivos Cotidianos
Quem estuda, passa! Quem ama, educa! O maior problema, é a falta de Deus. Sua inveja, é o meu combustível.

4 Os Sinais de Pontuação A vírgula; O ponto e vírgula; Os dois-pontos;
O ponto / A interrogação / A exclamação; As reticências; O travessão; Os parênteses; As aspas.

5 O Ponto Sinal que marca fim de período, oração, frase;
É usado em muitas abreviaturas: cia., DD., pres., sr., pág., EE., AA., VV. MM., Curiosidade: maio não é mês abreviado!

6 A Vírgula Em 1988, Ulisses expôs a Constituição.
Em 1944, Chico Buarque vem à Terra. No Nordeste, ama-se Luís Gonzaga. Em 1958, conhecemos a Bossa-Nova.

7 A Vírgula Para separar vocativos e apostos explicativos:
“É feita, por meio de concursos, a eleição de um delegado da República.” “Ó Senhor, perdão! Eu não rezei direito!”

8 Enumerações de Termos A canção Pulso cita várias doenças: peste bubônica, câncer, pneumonia, raiva, rubéola, tuberculose, catapora, culpa, cãimbra, lepra, etc.

9 Questão de Concurso Na linha 3, as vírgulas utilizadas no interior do período que termina na palavra “olhos” têm a função de separar elementos de mesma função gramatical componentes de uma enumeração. “As consequências mais imediatas — e moderadas — de encher os pulmões todos os dias com o ar das metrópoles são logo sentidas: entupimento das vias aéreas, mal-estar, crises de asma, irritação dos olhos.”

10 A Vírgula Isolamento de topônimos: Brasília, 6 de março de 2010.
Cuidado com as iniciais maiúsculas, minúsculas, ponto e acentuação!

11 Vírgula em Orações Assindéticas
“Andava, estacava diante de uma loja, atravessava a rua, detinha um conhecido.” (Machado de Assis)

12 Orações Coordenadas Sindéticas
Aditiva; Alternativa; Adversativa; Conclusiva; Explicativa. “Cuidado com o polissíndeto!”

13 Orações Adverbiais Deslocadas
Na linha 1, a oração adverbial “quando ele deixa de ser silenciado” está isolada por vírgulas devido ao fato de ter sido deslocada de sua posição na ordem direta. “No caso do IGF2, quando ele deixa de ser silenciado, o potente fator de crescimento que ele sintetiza pode ficar mais disponível no organismo.”

14 Orações Adverbiais Deslocadas
Apesar de a lei ter sido confirmada, muitos ainda ficaram com dúvidas. Detalhe (sem o verbo após LEI): Apesar da lei, muitos ainda ficaram com dúvidas.

15 Questão de Concurso Logo após “pesquisa” (L.2), estaria gramaticalmente correto e coerente com o desenvolvimento das idéias do texto o emprego do travessão simples no lugar da vírgula. “...Não se podendo repetir a relação sujeito-objeto, é forçoso afirmar que seria impossível a reprodução exata de qualquer situação de pesquisa, o que ressalta a importância da descrição do fenômeno e o caráter vivo dos postulados teóricos. “

16 Restrição ou Explicação?
Os ministros que votaram contra Arruda estão no Supremo Tribunal. (restrição) Os ministros, que votaram contra Arruda, estão no Supremo Tribunal. (explicação)

17 (T.R.E.-GO/ANALISTA ADM./01/02/2008)
Na linha 6, a inserção de uma vírgula depois de “tratamento” preservaria a correção do texto, mas deixaria de marcar o caráter restritivo da oração iniciada por “que era”. ”Em vez desse tratamento que era dado à questão da interpretação, a Teoria Crítica ou o Criticismo insiste em trabalhar com as palavras que estão inscritas em determinada página.”

18 Vírgula e Elipses (Supressões)
João Bosco canta Corsário; Tim Maia, Vale Tudo. No Congresso, apenas quatro ou cinco convidados deputados.

19 (SEMEC-PI/PROFESSOR/28/6.2009)
Julgue o item abaixo, acerca da estrutura do texto. A vírgula logo após “livre” (l.1) substitui a locução pode significar, implícita na sentença. “O trabalho dignifica as pessoas, mas a liberdade de viver também é sagrada. Jornadas menores podem significar mais empregos. E saber usar o tempo livre, uma vida menos doente, mais produtiva e mais feliz.“

20 (SEMEC-PI/PROFESSOR/28/6.2009)
Assinale a opção correta a respeito da pontuação do último período do texto. ”Uma reforma política, de cunho eleitoral, poderia reforçar o voto como um filtro de maus candidatos” A As duas vírgulas no último período estão empregadas de forma incorreta. B A retirada da segunda vírgula não alteraria a relação sintática da oração. C A supressão das duas vírgulas preservaria a correção gramatical do período. D A pontuação permaneceria correta caso a segunda vírgula fosse substituída por um travessão.

21 Vírgula e Dois-Pontos Vejamos este trecho machadiano:
“Mas diga-me uma cousa, essa proposta traz algum motivo oculto?”

22 Clarice Lispector “A filha observava divertida. Ninguém mais pode te amar senão eu, pensou a mulher rindo pelos olhos; e o peso da responsabilidade deu-lhe à boca um gosto de sangue. Como se "mãe e filha" fosse vida e repugnância. Não, não se podia dizer que amava sua mãe. Sua mãe lhe doía, era isso.”

23 (SEPLAG-DF/17/11/2008) Na enumeração que compõe a parte final da sugestão XV, o emprego das vírgulas deve-se à obrigatoriedade de separação de termos que exercem a mesma função sintática. “XV Trabalhar com metodologia interativa: grupos, seminários, jogos, estudo do meio, experimentação, problematização, temas geradores, projetos e monitoria.”

24 (SEBRAE-BA/ N.SUPERIOR/30/11/2008)
As duas vírgulas da primeira linha são opcionais; portanto, podem ser retiradas sem incidir em erro de pontuação. “No cérebro humano, assim como no de outros animais, existem os chamados neurônios-espelho, que são ativados quando você vê uma pessoa fazendo alguma coisa.”

25 Ponto e Vírgula Observe a seguinte estruturação:
S – V - C ; (adv.), S – V -C ; S – V – C . Foco deste sinal: enumerador oracional; sequenciador de orações de um mesmo tema (ou de mesma função).

26 Polícia Federal 2009 “Modernidade, para os que pensam assim, é sistema judiciário eficiente, com aplicação rápida e democrática da justiça; são instituições públicas sólidas e eficazes; é o controle nacional das decisões econômicas.”

27 Ponto e Vírgula Nesta empresa há funcionários que se esforçam para elevar nossa produção; outros, porém, dedicam-se a uma ociosidade extrema. Solteiro, foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viúvo, tornara-se um macambúzio. (A. de Azevedo)

28 (T.C.ACRE/ANAL.CONT.EXTER./ 26/04/2008)
Preservam-se a coerência da argumentação bem como a correção gramatical do texto ao se substituir a vírgula logo depois de “modismos” (l.1) por ponto-e-vírgula. “Obcecados por conveniência, velocidade e modismos, somos presas fáceis para marcas que promovem a obsolescência prematura de seus produtos.”

29 Dois-Pontos e Aspas Enumerações; Antes de citações;
Napoleão disse: “Do alto destas pirâmides quarenta séculos vos contemplam.” Para anunciar um aposto ou oração apositiva.

30 (ABIN/ OFICIAL DE INTELIG/12/10/2008)
A organização do período iniciado à linha 1 admite a substituição do sinal de dois-pontos, empregado logo após “registro” (l.1), pela conjunção portanto, entre vírgulas, sem que se prejudique a coerência textual. “Um dia chegará em que todos os cidadãos terão seu número de registro: esta é a meta dos serviços de identidade.”

31 (SEMEC-PI/28/06/2009) Em relação ao texto acima,marque certo ou errado. Na linha 1, o emprego do sinal de dois-pontos justifica-se por marcar a apresentação de uma divisão de ideias que configura uma explicação. “A escola mantém, desde o século XIX, ao menos duas funções: garantir o ensino e a aprendizagem e promover a socialização.”

32 Travessão Serve para separar oração intercalada:
“Avante! – gritou o general.” Serve para pôr em evidência palavra, frase, explicação: “Vi um decreto – uma decisão decerto – passar pelo Congresso.”

33 Questão para Delegado Marque certo ou errado quanto a aspectos gramaticais do texto. Na linha 2, a substituição do travessão por dois-pontos não prejudicaria a correção gramatical do trecho. “Um estudo divulgado pelo The New England Journal of Medicine revelou que a obesidade e o acúmulo de gordura abdominal duplicam o risco de morte nos países europeus — foram nove os analisados, durante dez anos, com acompanhamento de 360 mil pessoas, coordenado pelo Instituto Catalão de Oncologia.”

34 (ANTAQ/ANAL.ARQUIVO/05/04/2009)
O uso dos travessões, nas linhas 1 e 2, marca a inserção de uma informação que também poderia ser assinalada por duas vírgulas; mas, nesse caso, o texto não deixaria clara a hierarquia de informações em relação aos termos da enumeração já separados por vírgulas. “No estado de repouso e de movimento dos objetos — esta casa parada, aquela pedra atirada que cai, o movimento do sol, da lua, no céu — estão intimamente associados os conceitos de lugar que ocupam sucessivamente os corpos, de espaço e de tempo.”

35 (TRT/ANAL.JUDICIÁRIO/08/06/2008)
“Mas há também outra complexidade que provém da existência de fenômenos aleatórios (que não podem ser determinados e que, empiricamente, agregam incerteza ao pensamento).” Tais parênteses servem para A separar os diversos itens de uma enumeração. B imprimir a um texto um tom coloquial. C indicar que termos foram deslocados na oração. D isolar explicações, indicações ou comentários em geral. E caracterizar um texto como essencialmente didático.

36 Reticências Indicam interrupção do pensamento;
Indicam prolongamento de ideia; Indicam realce de expressão.

37 PORTUGUÊS SUPERFÁCIL Aula de Hoje: Pontuação
Prof. Diogo Arrais twitter.com/diogoarrais


Carregar ppt "PORTUGUÊS SUPERFÁCIL Aula de Hoje: Pontuação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google