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PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS

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Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 INTEGRANDO AS EXPERIÊNCIAS NOS TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR (PLANEJANDO UMA ROTINA DIÁRIA)

2 PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS
EIXOS NORTEADORES Interações Brincadeiras CRIANÇA =>Como pessoa real: singular, capaz, participante ativa e com direitos =>Como construtora de significados e coconstrutoras da aprendizagem PEDAGOGIA DA INFÂNCIA =>Pautada na criança, nas relações/interações, na escuta e nas cem linguagens da criança PROFESSORA =>Mediadora/responsável das ações educativas => capaz, profissional de educação de infância/ crianças

3 AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS
Os tempos = precisam ser organizados tendo como FOCO A CRIANÇA E COMO EIXOS NORTEADORES a Brincadeira e as Interações; Os tempos = precisam ser organizados relacionando as necessidades de cuidado e educação a que as crianças têm direito => de se expressar, comunicar, criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar e trabalhar em grupo; de apropriar-se de diferentes linguagens e saberes...

4 AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS
Os tempos = precisam ser organizados com “espaço” para as experiências que respeitem os saberes que circulam em nossa sociedade que podem e devem ser ampliados. Embora “o espaço” das experiências guarde uma relação com o tempo cronológico (da realização das experiências), os ritmos das crianças precisam ser respeitados. Os tempos = precisam ser organizados incluindo a vivência e experimentação de diferentes experiências fundamentais para o desenvolvimento, aprendizagem e bem estar das crianças “reais da turma”.

5 Questões norteadoras Como os Tempos estão distribuídos ao longo do período? E da semana? Como estão sendo organizadas as diferentes experiências? Que sequência de atividades significativas estão sendo sugeridas? A organização das experiências e das atividades nos diferentes Tempos contempla momentos diferenciados de interação? (momentos coletivos, em pequenos grupos, individuais, coordenados pela professora, momentos em que as crianças se envolvam livremente – com a supervisão da professora?) Como se dá a transição entre as atividades? Tudo está centrado no professor? As crianças ficam muito tempo ociosas?

6 Questões norteadoras No planejamento e integração das experiências, a organização das atividades está acompanhada da organização dos espaços e materiais? Com que frequência as crianças estão brincando? (faz de conta, brincadeiras de construção, jogos educativos...) Em que outros Tempos a brincadeira está sendo sugerida? Os Tempos da história e da roda de conversa estão sendo contemplados diariamente? Como você está organizando o espaço e os materiais? A duração e a regularidade com que as experiências ocorrem têm respeitado os ritmos e possibilidades de aprendizagens das crianças? Essas experiências são interessantes e significativas para as crianças?

7 Questões norteadoras Que experiências estão sugeridas nos diferentes Tempos? Que sequência de atividades concretizam essas experiências? (chegada e saída das crianças, alimentação, higiene, parque, areia, água, experiências com diferentes linguagens - narrativas, linguagem verbal, relações quantitativas, de medidas, de movimentação ampla, de conhecimento de si e da natureza... Art. 9º). As atividades propostas estão coerentes com as experiências escolhidas? De que forma observo e registro o desenvolvimento das experiências/atividades pelas crianças?

8 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado (as experiências fundamentais – que devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira) PARA QUÊ? Ao participarem dessas experiências (Art. 9º e de muitas outras) que aprendizagens as crianças podem construir? COMO? De que forma o professor organiza as experiências nos tempos que não podem faltar? Que sequência de atividades significativas propõe? O que precisa considerar nessa organização? considera as possibilidades de interação (criança/criança; professor/criança); de construção de sua autonomia (as escolhas); de brincadeiras; de produção; de diálogo e negociação? define as possibilidades de ação criativa e exploratória das crianças e de representação verbal (oral, escrita/desenho)? planeja as formas de escuta das crianças; os desafios; o espaço, o tempo e o material necessário? respeita o ritmo e interesse das crianças?

9 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? *Experiências *Tempo de chegada PARA QUÊ? - Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança (Inciso I, Art. 9º) As crianças podem aprender: - a brincar de roda e de jogos; a conviver com os amigos, a fazer escolhas; a dramatizar, a vivenciar personagens, a fantasiar-se; - Experiência envolvendo Música (Inciso II, Art. 9º) - a apreciar diferentes músicas; a explorar as possibilidades sonoras e expressivas da própria voz; a cantar e inventar outras músicas, a se expressar por meio da dança.... COMO? Que sequência de atividades propõe? receber as crianças com: *brincadeira de roda que possibilitem imitações; *brincadeiras no parque (circuito com caixas de papelão; com cordas; com bolas, jogo de amarelinha); disponibilizar livros de história e propor situações que instiguem as crianças a descreverem personagens, relatarem situações similares, recontarem a história receber as crianças com músicas variadas e dançar com elas ao som dos vários ritmos (àquelas que não quiserem participar sugerir outras experiências).

10 Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança (Inciso I, Art. 9º) segunda terça quarta quinta sexta Expressividade Corporal – Que sequência de atividades significativas propõe? Explorando o espelho; desenhando parte do corpo; desenhando o colega; desenho com interferência... Equilíbrio e Coordenação Que sequência de atividades significativas propõe? Jogos e desafios (obstáculos) Deslocamentos Brincadeira de pega, dança das cadeiras; busca ao tesouro. Movimentos Específicos Jogo de elástico, danças, desafio na centopéia, bambolê, circuito no parque Movimentos amplos Circuito de corrida e desafios no parque, subir e descer, brincadeira com corda.

11 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? * Experiências * Tempo de roda de conversa PARA QUÊ? Experiências que promovam a expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; (Inciso III, Art. 9º) As crianças podem aprender a: expressar corporal e verbalmente suas vivências, sentimentos e opiniões; - socializar as brincadeiras e atividades preferidas; - Experiência de conhecimento de si e dos outros por meio da expressão motora (Inciso IV, Art. 9º) As crianças podem aprender: - a ajustar seu movimento nas diferentes situações das quais participam (brincadeira); a usar gestos, expressões faciais e movimentos corporais para se comunicar com diferentes parceiros. COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? apresentar as fichas das crianças com o nome e conversar sobre outros componentes da família; organizar o jogo de imitação com cartões de figuras humanas em diferentes posições e com diversas expressões faciais; propiciar situações de diálogo em que as crianças falem sobre as brincadeiras e jogos preferidos propor o jogo das cadeiras

12 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? * Experiências * Tempo de exploração e construção de conhecimento de si e do mundo PARA QUÊ? - Experiência de relações quantitativas e numéricas (Inciso IV, Art. 9º) As crianças podem aprender a: - produzir coleções de objetos, - a contar os objetos da coleção, a representar as quantidades envolvidas (do jeito que sabe). Experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia literatura (Inciso IX, Art. 9º) As crianças podem aprender: - a identificar e apreciar quadros de pintores famosos e a conhecer suas vidas; a conhecer algumas técnicas de pintura e material de artes a apreciar uma música e desenvolver uma dança; COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? No parque, pedir que as crianças recolham pedrinhas, folhas, gravetos e outros objetos que encontrem pelo chão. Na sala, separar e contar o material que conseguiram. Pedir para as crianças que desenhem o conjunto de objetos de que mais gostaram (essa experiência de contagem pode ser desenvolvida por meio de sequências didáticas (outras coleções, em casa...) - propiciar situações em que as crianças: - apreciem as obras de pintores renomados; desenhem e pintem algumas obras desses pintores famosos; pesquisar sobre o pintor e outras obras;

13 Experiência de relações quantitativas e numéricas... (Inciso IV, Art. 9º)
segunda terça quarta quinta sexta Experiências de relacionar quantidades e de construir a noção de número - Contagem: série numérica e representações de quantidades - Que sequência de atividades significativas propõe? - Contar crianças; objetos... Experiências com formas e orientações no espaço e no tempo - Jogos de Construção Que sequência de atividades significativas propõe? Espaço e Forma (deslocamentos de si e de Objetos, Exploração de objetos Experiências de relacionar quantidades e de construir a noção de número – Jogos Matemáticos Relações Numéricas: Classificação, seriação e Correspondência numéricas. resolução de situações- problema – Desafios Criação e Resolução/ representação de situações- problema cotidianas – de juntar, tirar, repartir; Grandezas e Medidas - Medição os pés das crianças Exploração do tempo (calendário, painel de aniversários);

14 Experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia literatura (Inciso IX, Art. 9º) Experiências e tempos Segunda terça quarta quinta sexta Fazer artístico - Que sequência de atividades significativas propõe? aprender a desenhar com diversos materiais (oficina de arte) Apreciação artística Que sequência de atividades significativas propõe? conhecer o trabalho e a vida de artistas; produzir releituras; realizar aulas passeio a museus; montar um mural de artistas Fazer artístico - pintar com gostar de música e de dançar; conhecer a vida e o trabalho de cantores modelar, esculpir com

15 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? *Experiências *Tempo de alimentação e higiene PARA QUÊ? - Experiências que possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar (Inciso VI, Art. 9º) As crianças podem aprender a: construir atitudes de cuidado de si; habilidades na hora de comer; a ampliar seus gostos alimentares e a importância de alimentos saudáveis; COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? Preparo do lanche: - Na roda conversar sobre a importância de lavar as mãos antes de comer; acompanhar e orientar as crianças até o banheiro para que lavem suas mãos; Lanche: solicitar que as crianças peguem seus copos/talheres e incentivar que se alimentem de forma independente, sem desperdiçar os alimentos; propiciar momentos de escolhas dos próprios alimentos; de servir os alimentos; fazer um painel do lanche.

16 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? *Experiências *Tempo de parque PARA QUÊ? - Experiência de conhecimento de si e dos outros por meio da expressão motora (Inciso I, Art. 9º) Experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas (Inciso V, Art. 9º) As crianças podem aprender a: explorar o espaço por meio de movimentos diversos, como andar, correr, saltar, subir, descer etc., com autonomia, presteza e confiança. interagir e negociar com os amigos; construir e identificar regras de convivência; COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? - delimitar certas áreas do pátio com divisórias, giz ou fita adesiva e colocar alguns obstáculos para que as crianças se movimentem dentro deles. propiciar situações em que as crianças fiquem à vontade no parquinho. oferecer bambolês, cordas, bicicleta, incentivar brincadeiras diferentes (esconde, pega, circuito de jogos...)

17 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? * Experiências * Tempo da Roda de história PARA QUÊ? Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos (Inciso III, art.9) As crianças podem aprender: a gostar de ler e de ouvir histórias, a antecipar o significado da história por meio das ilustrações; a identificar as características dos personagens, dos lugares; a diferenciar desenho de escrita; COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? A CONVERSA PRECISA RODAR escolher, com a ajuda das crianças, uma história já conhecida por elas e pedir que recontem essa história por meio das imagens; pedir que apresentem (gestos, vozes...) uma característica de um personagem; propiciar situações em que as crianças manuseiem diferentes livros e tenham um leitor disponível

18 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? * Experiências * Tempo da saída PARA QUÊ? Experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas; (Inciso IV, Art. 9º) As crianças podem aprender: a cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo; a guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares enquanto esperam os pais COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? as crianças vão escolher o cantinho que quiserem para brincar enquanto aguardam seus pais chegarem para buscá-las. colocar brinquedos à disposição das crianças.

19 A brincadeira como eixo norteador das práticas pedagógicas
Importante!!! Tempo destinado ao jogo livre – iniciativa da criança (interação com outras crianças e com os objetos) Brincar de faz de conta Brincar com jogos de Construção *Jogos de encaixe; jogos de manipulação (substâncias diferentes: areia, farinha, argila, água, panos) Brincar Com Jogos Jogo de correspondência- memória, quebra cabeça; dominó, sete erros, dado, boliche, baralho; imitação, pareamento ... no Parque *Jogo com bambolês; bolas, circuito, areia, água... * Jogos coletivos (futebol, volei, pega...) Brincar na sala * Faz de conta; jogos de construção, brincadeira com jogos, com brinquedos... Com caixas; sucata; oficina de brinquedos, com blocos e jogo de empilhar.... Brincar com jogos *Jogo Sequência Lógica *Jogo de Correspondência bingo de numerais, dominó...


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