A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES I"— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES I
Prof. Rommel Padovan Branquinho da sala: Procurar pelo nome em “Busca”. Ao clicar no nome (Rommel Padovan) entrará em nossa disciplina, que poderá baixar os arquivos disponíveis. Senha: unigran

2 O QUE SIGNIFICA ANATOMIA??

3 A Anatomia é a mais antiga das ciências básicas, tendo início no Egito (500 a.c.), posteriormente foi ensinada na Grécia por HIPÓCRATES ( a.c.), considerado o Pai da Medicina e fundador da ciência da anatomia. Definição: A palavra Anatomia é derivada do grego anatome (ana = através de; tome = corte). Dissecação deriva do latim (dis = separar; secare = cortar) e é equivalente etimologicamente a anatomia. Contudo, atualmente, Anatomia é a ciência, enquanto dissecar é um dos métodos desta ciência.

4 Leonardo da Vinci ( )

5 ANATOMIA SISTÊMICA Sistema esquelético (Osteologia)
Sistema Articular (Artrologia) Sistema Muscular (Miologia) Sistema Nervoso ( Neurologia) Sistema Tegumentar (Dermatologia) Sistema Circulatório (Angiologia) Sistema Disgestório ou Digestivo (Gastroenterologia) Sistema Respiratório (Pneumologia) Sistema Urinário (Urologia) Sistema Endócrino (Endocrinologia) Sistema Reprodutor

6

7

8

9

10

11 POSIÇÃO DE DESCRIÇÃO ANATÔMICA (POSIÇÃO ANATÔMICA)
Olhar dirigido para o horizonte Face voltada para frente Membros superiores estendidos aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente Membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente BÍPEDESTAÇÃO

12 Planos Anatômicos Ventral Dorsal Laterais Superior ou Cranial
Inferior ou podálico Planos que delimitam o corpo (Tangenciais), superfícies planas imaginárias. Sagital Mediana e ou sagital Coronal ou Frontal Transversal ou Horizontal Secções (cortes) que atravessam o corpo

13 Planos que delimitam o corpo
Cranial ou superior Dorsal ou posterior Ventral ou anterior Lateral esquerdo e direito Inferior ou podálico(de podos = pé)

14 Secções (cortes) que atravessam o corpo
Crânio de um feto em vista superior para localizar a sagitta Plano de secção mediana/sagital que divide o corpo em duas metades – direita e esquerda

15 Plano de secção frontal/coronal: São paralelos aos planos ventral e dorsal, é tangente a fronte do indivíduo.

16 Plano de secção transversal/horizontal: São paralelos aos planos cranial, podálico e ou caudal são horizontais, a secção é transversal.

17 Os planos dividem o corpo de várias maneiras e produzem secções

18 Qual plano divide o encéfalo em lados esquerdo e direito iguais?

19 TERMOS REGIONAIS Cervical : refere-se ao pescoço; Torácica : região do corpo entre o pescoço e abdome, que é comumente conhecida como caixa torácica (tórax); Lombar : região do dorso entre o tórax e a pelve; Sacral : região mais inferior do tronco, logo acima das nádegas (Glúteo) Plantar : a sola do pé; Palmar : a face anterior da mão; Axila : a depressão situada na face inferior da região de união entre o membro superior e o tronco; Virilha : (região inguinal) junção entre a coxa e a parede abdominal; Braço : o segmento do MS entre o ombro e o cotovelo; Antebraço : o segmento do MS entre o cotovelo e o pulso; Coxa: o segmento do MI entre o quadril e o joelho; Perna : o segmento do MI entre o joelho e tornozelo;

20 TERMOS REGIONAIS Umbilical (mesogástrica): localizada centralmente, ao redor da cicatriz onfálica (centro); Lateral : regiões a direita e esquerda da cicatriz onfálica; Epigástrica: (epi – significa acima ou sobre; gástrica se refere ao estõmago) a região mediana, superiormente à umbilical. Como o nome indica, a maior parte do estômago está nessa região. Hipocondríaca : (hipo – significa abaixo so sob; condríaca se refere a cartilagem) as regiões a direita e a esquerda da epigástrica. O nome indica que as regiões hipocondríacas estão localizadas abaixo das cartilagens das costelas; Hipogástrica : (púbica) região mediana imediatamente abaixo da região umbilical; Inguinal : (Ilíaca) as regiões de cada lado da hipogástrica. Essas áreas são assim denominadas porque sua margem inferior alcança o ligamento inguinal, que forma a dobra da virilha. O nome Ilíaca é derivado do osso Ilíaco que forma o limite lateral dessas regiões.

21 REGIÕES ANATÔMICAS DO ABDOME
Região hipocondríaca direita Região Epigástrica Região hipocondríaca esquerda Região lateral esq (flanco E) Região lateral dir (flanco D) Região umbilical Região inguinal E Região inguinal D Regiao hipogástrica (púbica)

22 ANATOMIA PODE SER SUBDIVIDIDA EM TRÊS GRANDES GRUPOS:
Anatomia macroscópica; Anatomia microscópica ; Anatomia do desenvolvimento;

23 ANATOMIA MACROSCÓPICA
Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis. Apresenta duas grandes divisões, a Anatomia Regional, na qual os dados anatômicos macroscópicos humanos são descritos  segundo as grandes divisões naturais do corpo (membro inferior, membro superior, cabeça e pescoço, tórax, abdome e pelve) e a Anatomia Sistêmica,  na qual a abordagem é feita segundo os vários sistemas ( conjunto de órgãos com mesma função básica ).

24 ANATOMIA MICROSCÓPICA
É aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. Este grupo é dividido em Citologia (estudo da célula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos).

25 ANATOMIA DO DESENVOLVIMENTO
Estuda o desenvolvimento do indivíduo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta. Ela engloba a Embriologia que é o estudo do desenvolvimento até o nascimento.

26 ANATOMIA RADIOGRÁFICA

27

28 TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

29 NOMENCLATURA E POSIÇÕES ANATÔMICAS

30 Posição Anatômica O corpo está numa postura ereta ou em pé, com os braços ao lado do tronco e as palmas voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente.

31 TERMOS ANATÔMICOS Termos de Relação:
 Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo.        Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro).  Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo.       Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo. Medial: na direção do plano sagital mediano.       Lateral: mais afastado do plano sagital mediano.  Mediano: exatamente sobre o eixo sagital mediano.      Intermédio: entre medial e lateral.       Médio: estrutura ou órgão interposto entre um superior e um inferior ou entre anterior e posterior

32 b) Termos de Comparação:. Proximal: próximo da raiz do membro
b) Termos de Comparação:      * Proximal: próximo da raiz do membro. Na direção do tronco.       * Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco, ou do ponto de inserção.      * Superficial: significa mais perto da superfície do corpo.       * Profundo: significa mais afastado da superfície do corpo.      * Homolateral / Ipsilateral: do mesmo lado do corpo ou de outra estrutura.       * Contralateral: do lado oposto do corpo ou de outra estrutura.

33

34 c) Termos de Movimento:
c) Termos de Movimento:      * Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo.      * Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.

35 Adução: movimento na direção do plano mediano em um plano sagital
* Adução: movimento na direção do plano mediano em um plano sagital.      * Abdução: afastar-se do plano mediano no plano sagital      * Rotação Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano.       * Rotação Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano.

36 Oclusão: movimento em que ocorre o contato da arcada dentário superior com a arcada dentária inferior.       Abertura: movimento em que ocorre o afastamento dos dentes no sentido súpero- inferior.

37 * Elevação: elevar ou mover uma parte para cima, como elevar os ombros.      
* Abaixamento/depressão: abaixar ou mover uma parte para baixo, como baixar os ombros.

38 * Retroversão: posição da pelve na qual o plano vertical através das espinhas ântero-superiores é posterior ao plano vertical através da sínfise púbica.       * Anteroversão: posição da pelve na qual o plano vertical através das espinhas ântero-superiores é anterior ao plano vertical através da sínfise púbica.

39

40 Pronação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha posteriormente. e no ombro. Supinação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha anteriormente. e no ombro.

41

42 Inversão: movimento da sola do pé em direção ao plano mediano
Inversão: movimento da sola do pé em direção ao plano mediano. Quando o pé está totalmente invertido, ele também está plantifletido. Eversão: movimento da sola do pé para longe do plano mediano. Quando o pé está totalmente evertido, ele também está dorsifletido.

43

44 Dorsi-flexão (flexão dorsal): movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo. Planti-flexão (flexão plantar): dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos.

45

46 Bibliografia DÂNGELO, J.G. Anatomia humana básica. São Paulo, 2000.
SOBOTTA, J. Atlas de anatomia humana. 20.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, v. SPENCE, A. P. Anatomia humana básica. 2.ed. São Paulo: Manole, 1991. DI DIO, L.J.A. Tratado de anatomia aplicada. 1.ed. São Paulo: Póluss, 1998. ELLIS, H. Anatomia seccional humana. 2.ed. São Paulo: Santos, 2001. GARDNER, W.D. Anatomia do corpo humano. São Paulo, Atheneu, 1980. GRAY, H. Anatomia. 29.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. KAHLE, W. Atlas de anatomia humana: aparelho de movimento. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 1998. NETTER, F.H. Atlas de anatomia humana. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. VAN DE GRAAFF, Anatomia Humana – 6ª edição. Manole, 2003.

47 Boa Noite!!


Carregar ppt "ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google