A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da avaliação ao acompanhamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da avaliação ao acompanhamento"— Transcrição da apresentação:

1 Da avaliação ao acompanhamento

2 Componentes Carina Hang Vanessa dos Santos Vanessa Fernandes P. Guedes
Zuleica Aparecida Gomes 5º pedagogia-noite

3 Importante Para trabalhar com as crianças, é preciso aprender sobre elas. Precisamos ouvi-las, observá-las, conversar com elas, estar juntos a elas para ampliar suas vivências. Devemos observar o percurso de cada criança não valorizar apenas o resultado mas sim dar valor e visibilidade a todo percurso construído no processo de aprendizagem.

4 O acompanhamento das aprendizagens precisa ser realizado constante e sistematicamente, existem vários instrumentos de que poderemos nos valer para construirmos uma qualificada documentação pedagógica. Veja alguns instrumentos:

5 Diário de campo: É considerado um caderno de registro do professor, no qual ele poderá não apenas registrar dados objetivos mas principalmente seus sentimentos sobre o que vê ou ouve.

6 Anedotários: Constituem-se em fichas individuais de crianças em que são registrados os aspectos de cunho mais afetivo, emocionais e sociais dos relacionamentos, podemos registrar também frases, pensamentos, brincadeiras..

7 Diário de aula: Instrumento no qual o professor planeja suas atividades e relata acontecimentos.
Livro da vida: é um diário, um espaço coletivo de registro,onde cada criança pode representar acontecimentos e sentimentos

8 Planilhas: material quantitativo que pode ser usado para controle das crianças e professores, nele são demonstrados desempenhos seqüenciais, servindo de controle.

9 Entrevistas:Instrumentos importantes pois oportunizam o registro de diálogos entre diversos autores( prof, alunos e pais). Debates ou conversas:É o registro gravado ou escrito de conversas, ideias, debates entre o grupo de crianças e destes com a professora, podendo ser um elemento avaliador.

10 Auto avaliação:Nas entrevistas podemos ter momentos de análise dos trabalhos com as crianças propiciando a auto avaliação. Trabalhos de integração e consolidação dos conhecimentos: são propostas pedagógicas que possibilitam a integração das aprendizagens de diferentes áreas.envolve trabalhos como excursões, maquete...

11 Coleta de amostras de trabalho: consiste em realizar a seleção de materiais significativos realizados durante um período do percurso, justificando e argumentando a seleção. Depoimentos de pais: ao afirmarmos a importância da parceria com os pais, é imprescindível sua participação nesse processo, informando aos educadores o que observam das crianças em casa, criando uma comunicação.

12 Comentários dos colegas: a analise dos colegas sobre os trabalhos realizados pode ser um interessante momento de partilha e discussão sobre a inclusão no grupo. Deve-se lembrar que não será necessário utilizar todos os instrumentos, é preciso selecionar e planejar o uso, já que o acompanhamento é feito por meio de ações continuas e não de improvisações.

13 e arquivos biográficos.
Portfólios, dossiês e arquivos biográficos. O portfólio é de origem inglesa e os dossiês são de origem francesa, os dossiês são coleções dos produtos acabados, ao contrario dos portfólios das crianças que estão pensadas para serem obras em processo.

14 Os dossiês referem-se a organização de materiais sobre temas e assuntos.São temáticos realizados por crianças e professor para compreensão do processo ensino-aprendizagem .

15 Portifólios São caixas ou pastas que recolhem os trabalhos produzidos pelas crianças através de varias modalidades de expressão durante um período de tempo.É preciso apreciar, interpretar, construir sentidos, planejar o futuro, criar uma narrativa afinal.

16 Arquivos biográficos Constituem em valioso documento de acompanhamento que busca oferecer aos protagonistas a oportunidade de reouvir, revisitar, relembrar acontecimentos, é um documento que recolhe diferentes materiais, como desenhos, pinturas, falas das crianças e fotos

17 Importante Educar uma criança(...) exige algo a mais do adulto(...) uma certa generosidade de atitude e uma disposição para devolver a criança- e aos pais-os acontecimentos, os pensamentos, os sentimentos e as idéias que fazem o cotidiano e a história da creche.Exige uma capacidade de recontar, de colocar os acontecimentos e as pequenas historias pessoais no contexto de uma história mais ampla.De modo que um momento de sua infância possa ser entregue a cada criança.Além disso, a construção da documentação sobre a criança é uma maneira de lhe dar uma atenção especial e de valorizar e identificar diferenças e estilos individuais. Permite que cada professor torne a experiência de cada criança única e especial.


Carregar ppt "Da avaliação ao acompanhamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google