A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos Silêncio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos Silêncio."— Transcrição da apresentação:

1 Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos Silêncio

2

3 Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos Silêncio

4

5

6 1º Domingo da Quaresma ORAÇÃO Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Mc1, 12-15 Palavra da salvação. SÍMBOLO Areia e pedras. Cria-se um pequeno deserto no espaço de oração. ATIVIDADE Ir ao deserto é encontrarmo-nos com Deus longe das distrações que marcam o nosso dia-a-dia. Esta semana a proposta é que a família se reúna à volta do espaço do deserto que criou e possa estar um tempo (por ex. 2 min) a fazer uma oração silenciosa.

7 SÍMBOLO Areia e pedras. Cria-se um pequeno deserto no espaço de oração. ATIVIDADE Ir ao deserto é encontrarmo-nos com Deus longe das distrações que marcam o nosso dia-a-dia. Esta semana a proposta é que a família se reúna à volta do espaço do deserto que criou e possa estar um tempo (por ex. 2 min) a fazer uma oração silenciosa.

8 I Domingo da Quaresma Ano B

9 CAMINHA, POVO DE DEUS, NOVA LEI, NOVA ALIANÇA, NUMA NOVA CRIAÇÃO. CAMINHA, POVO DE DEUS, OLHA PARA O CALVÁRIO, SOBRE A PEDRA ESTÁ UMA CRUZ: A MORTE QUE TRAZ A VIDA, NOVOS HOMENS, NOVA LUZ. CRISTO VEIO SALVAR-NOS COM SUA MORTE E RESSURREIÇÃO; TODAS AS COISAS RENASCEM NUMA NOVA CRIAÇÃO.

10 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

11

12 Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

13 Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

14

15 ORAÇÃO COLECTA Concedei-nos, Deus omnipotente, que, pela observância quaresmal, alcancemos maior compreensão do mistério de Cristo e a nossa vida seja dele um digno testemunho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

16 Gen 9, 8-15 «A aliança de Deus com Noé, salvo das águas do dilúvio»

17 LEITURA I Gen 9, 8-15 Leitura do Livro do Génesis D eus disse a Noé e a seus filhos: «Estabelecerei a minha aliança convosco, com a vossa descendência e com todos os seres vivos que vos acompanham: as aves, os animais domésticos, os animais selvagens que estão convosco, todos quantos saíram da arca e agora vivem na terra. Estabelecerei convosco a minha aliança: de hoje em diante nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e nunca mais um dilúvio devastará a terra». Deus disse ainda: «Este é o sinal da aliança que estabeleço convosco e com todos os animais que vivem entre vós, por todas as gerações futuras: farei aparecer o meu arco sobre as nuvens, que será um sinal da aliança entre Mim e a terra. Sempre que Eu cobrir a terra de nuvens e aparecer nas nuvens o arco, recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas». Palavra do Senhor.

18 LEITURA I Gen 9, 8-15 de hoje em diante nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e nunca mais um dilúvio devastará a terra». Deus disse ainda: «Este é o sinal da aliança que estabeleço convosco e com todos os animais que vivem entre vós, por todas as gerações futuras: farei aparecer o meu arco sobre as nuvens, que será um sinal da aliança entre Mim e a terra. Sempre que Eu cobrir a terra de nuvens e aparecer nas nuvens o arco, recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas». Palavra do Senhor.

19 LEITURA I Gen 9, 8-15 recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas». Palavra do Senhor. Graças a Deus

20

21 Salmo 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. cf. 10)Refrão: TODOS O VOSSOS CAMINHOS SENHOR, SÃO AMOR E VERDADE, SÃO AMOR E VERDADE..

22 1 Pedro 3, 18-22 «O Baptismo que agora vos salva»

23 LEITURA II 1 Pedro 3, 18-22 Leitura da Primeira Epístola de São Pedro C aríssimos: Cristo morreu uma só vez pelos pecados – o Justo pelos injustos – para vos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito. Foi por este Espírito que Ele foi pregar aos espíritos que estavam na prisão da morte e tinham sido outrora rebeldes, quando, nos dias de Noé, Deus esperava com paciência, enquanto se construía a arca, na qual poucas pessoas, oito apenas, se salvaram através da água. Esta água é figura do Baptismo que agora vos salva, que não é uma purificação da imundície corporal, mas o compromisso para com Deus de uma boa consciência; ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao Céu e está à direita de Deus, tendo sob o seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades. Palavra do Senhor.

24 LEITURA II 1 Pedro 3, 18-22 na qual poucas pessoas, oito apenas, se salvaram através da água. Esta água é figura do Baptismo que agora vos salva, que não é uma purificação da imundície corporal, mas o compromisso para com Deus de uma boa consciência; ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao Céu e está à direita de Deus, tendo sob o seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades. Palavra do Senhor.

25 LEITURA II 1 Pedro 3, 18-22 ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao Céu e está à direita de Deus, tendo sob o seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades. Palavra do Senhor. Graças a Deus

26 Aclamação LOUVOR A VÓS, REI DA ETERNA GLÓRIA! LOUVOR A VÓS Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

27 Mc 1, 12-15 «Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n’O»

28 EVANGELHO Mc 1, 12-15 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos Glória a Vós, Senhor!

29 EVANGELHO Mc 1, 12-15 N N aquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Palavra da salvação.

30 EVANGELHO Mc 1, 12-15 «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

31 Bênção LOUVOR A VÓS, REI DA ETERNA GLÓRIA! LOUVOR A VÓS

32

33

34 1º Domingo da Quaresma ORAÇÃO Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Mc1, 12-15 Palavra da salvação. SÍMBOLO Areia e pedras. Cria-se um pequeno deserto no espaço de oração. ATIVIDADE Ir ao deserto é encontrarmo-nos com Deus longe das distrações que marcam o nosso dia-a-dia. Esta semana a proposta é que a família se reúna à volta do espaço do deserto que criou e possa estar um tempo (por ex. 2 min) a fazer uma oração silenciosa.

35 SÍMBOLO Areia e pedras. Cria-se um pequeno deserto no espaço de oração. ATIVIDADE Ir ao deserto é encontrarmo-nos com Deus longe das distrações que marcam o nosso dia-a-dia. Esta semana a proposta é que a família se reúna à volta do espaço do deserto que criou e possa estar um tempo (por ex. 2 min) a fazer uma oração silenciosa.

36

37

38 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

39 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

40 De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

41 Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Amém.

42

43 C aríssimos irmãos e irmãs: Voltemo-nos para Deus, que salvou Noé e os seus filhos do dilúvio com que submergiu a terra, e oremos pela Igreja e pelo mundo, dizendo, cheios de confiança: Renovai, Senhor, o vosso povo. Pelos ministros da Igreja, pelos fiéis e catecúmenos, para que escutem o apelo feito a todos: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”, oremos. Renovai, Senhor, o vosso povo.

44 Pelos homens que governam as nações, para que não se deixem tentar pelo poder e estejam sempre ao lado dos mais fracos, oremos. Renovai, Senhor, o vosso povo. Pelos que vivem na solidão e na tristeza e pelos humilhados, desprezados e esquecidos, para que em Deus encontrem o que procuram, oremos. Renovai, Senhor, o vosso povo.

45 Pelos cristãos que iniciaram a Quaresma, para que, na oração, na partilha e no jejum, se preparem para celebrar a santa Páscoa, oremos. Renovai, Senhor, o vosso povo. Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial), para que o Espírito nos faça sentir fome da Palavra e não deixe que sejamos vencidos pelo Demónio, oremos. Renovai, Senhor, o vosso povo.

46 S enhor, nosso Deus, que fizestes uma aliança por todas as gerações com a descendência de Noé e com os seres vivos, concedei-nos a graça de descobrir que só em Vós se encontra a fonte do amor e da vida. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

47

48 VÊDE SENHOR, QUANTA GENTE, NUNCA OUVIU FALAR DE VÓS. QUANTA GENTE NÃO SABE, QUE DEVE AMAR ALGUÉM. SENHOR, ACEITAI-NOS ASSIM. VÊDE SENHOR, NÓS CHEGÁMOS, PRONTOS A DAR O QUE TEMOS. A VIDA ALEGRE OU TRISTE, O AMOR QUE EM NÓS EXISTE. SENHOR, ACEITAI-NOS ASSIM. DÁ-NOS, SENHOR, A CORAGEM, QUE TANTAS VEZES NOS FALTA, P’RA IRMOS PELO MUNDO ANUNCIAR O AMOR. SENHOR, ACEITAI-NOS ASSIM.

49 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

50 (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Fazei que a nossa vida, Senhor, corresponda à oferta das nossas mãos, com a qual damos início à celebração do tempo santo da Quaresma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

51 Prefácio I Domingo da Quaresma (Próprio) V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

52 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Jejuando durante quarenta dias, Ele santificou a observância quaresmal e, triunfando das insídias da antiga serpente, ensinou-nos a vencer as tentações do pecado, para que, celebrando dignamente

53 o mistério pascal, passemos um dia à Páscoa eterna. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz: Santo, Santo, Santo.

54

55 Oração Eucarística III Sac: Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, e todas as criaturas cantam os vossos louvores, porque dais a vida e santificais todas as coisas, por Jesus Cristo, Vosso Filho, Nosso Senhor com o poder do Espirito Santo, e não cessais de reunir para vós um povo, que, de um extremo ao outro da terra, Vos ofereça uma oblação pura.

56 Reunido na vossa presença, em comunhão com toda a Igreja ao celebrarmos o primeiro dia da Semana em que Nosso senhor ressuscitou dos mortos. (Todos ajoelham) Humildemente vos suplicamos, Senhor, Santificai pelo Espirito Santo estes dons que vós apresentamos, para que se convertam no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que nos mandou celebrar estes mistérios.

57 Na noite em que Ele ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, abençoou-o, partiu-o e deu-o aos seus discípulo, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

58 De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, abençoou-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memoria de mim.

59 Mistério da Fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

60 Sac. Celebrando agora, Senhor, o memorial da Paixão redentora do vosso filho, da sua admirável ressurreição e ascensão aos Céus, e esperando a sua vinda Gloriosa, nós Vos oferecemos, em acção de graças, este sacrifício vivo e santo. Olhai benignamente para a oblação da vossa Igreja: vede nela a vítima que nos reconciliou convosco, e fazei que, alimentando-nos do Corpo e Sangue do vosso Filho, cheios do Espírito Santo,

61 sejamos em Cristo um só corpo e um só espírito. O Espírito Santo faça de nós uma oferenda permanente, a fim de alcançarmos a herança eterna, em companhia dos vossos eleitos, com a Virgem Santa Maria Mãe de Deus, São José seu esposo, São Bartolomeu, os bem- aventurados Apóstolos e gloriosos Mártires, e todos santos, por cuja intercessão esperamos sempre o vosso auxílio.

62 Por este sacrifício de reconciliação, dai, Senhor, a salvação e a paz ao mundo inteiro; confirmai a vossa Igreja na Fé e na caridade, ao longo da sua peregrinação na terra, com o vosso servo o Papa Francisco, o nosso Cardeal Manuel e todos os Bispos e ministros sagrados, e todo o povo por vós redimido. Atendei benignamente às preces desta família que Vos dignastes reunir na vossa presença.

63 Reconduzi a Vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos dispersos. Lembrai- Vos dos nossos irmãos defuntos, e de todos os que morreram na vossa amizade. Acolhei-os com bondade no vosso reino, onde também nós esperamos ser recebidos, para vivermos com eles eternamente na vossa glória, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Por Ele concedeis ao mundo todos os bens.

64 Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… TodosÁmen.

65

66 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

67 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

68 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu.

69

70 CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO TENDE PIEDADE DE NÓS. CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO DAI-NOS A PAZ.

71 Sac. Felizes os convidados ao banquete do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a)

72

73 EU SOU O PÃO DA VIDA: QUEM ME COME NÃO MORRERÁ. QUEM ME COME NÃO MORRERÁ. EU SOU A LUZ DO MUNDO: QUEM ME SEGUE, VIVERÁ. O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTA, FEZ-ME DESCANSAR NOS PRADOS VERDEJANTES. CONDUZIU-ME ÀS FONTES MAIS PURAS, E LÁ RESTAUROU AS MINHAS FORÇAS. ELE ME GUIA PELO CAMINHO MAIS SEGURO, PARA GLÓRIA DO SEU NOME.

74

75

76 Maria, Mãe da Igreja ajudai-nos a dizer o nosso «sim». Dai-nos a audácia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Virgem da escuta e da contemplação, intercedei pela nossa Igreja de Lisboa, em caminho sinodal, para que nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino.

77 Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a resplandecer com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivo, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Ámen.

78

79 Oração depois da comunhão Saciados com o pão do Céu, que alimenta a fé, confirma a esperança e fortalece a caridade, nós Vos pedimos, Senhor: ensinai-nos a ter fome de Cristo, o verdadeiro pão da vida, e a alimentar-nos de toda a palavra que da vossa boca nos vem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

80 Hoje às 17:00 recepção no Mosteiro dos Jerónimos ao nosso Patriarca agora Cardeal, D. Manuel Clemente. 4ª feira 15:00 Escola bíblica 6ª feira 21:00 Via Sacra Animada pelo Grupo de jovens Seguindo teus Passos.

81 Encontram-se no fundo da igreja, na mesa, a folha respeitante a este domingo conforme proposta de catequese e preparação quaresmal, da nossa diocese. As folhas são de distribuição gratuita, no entanto tal acarreta custos para a paróquia, caso o desejem podem lá deixar uma pequena ajuda.

82 Sac. O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

83 É PRECISO RENASCER, É PRECISO RENASCER! DEIXAI ÓDIOS, VIOLÊNCIAS: É PRECISO RENASCER! CONVERTEI-VOS E ACREDITAI: EIS A NOVA QUE VENHO DAR-VOS! AMAI TODOS SEM DISTINÇÃO, PORQUE TODOS SOMOS IRMÃOS. ACEITAI, ACEITAI, ACEITAI O REINO DE DEUS!

84 Ficha técnica: Eucaristia Celebrada por: Pe. Rui Pereira Peralta Animada por: Coro Dominical Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas: Via Google Projeção disponível :www.mcccastanheira.blogspot.ptwww.mcccastanheira

85

86 Este é um local de oração, por favor retirem- se em silencio!


Carregar ppt "Por favor coloquem os telemóveis no silencio ou desliguem-nos Silêncio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google