A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA VIDA EQUILIBRADA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA VIDA EQUILIBRADA."— Transcrição da apresentação:

1 UMA VIDA EQUILIBRADA

2 TEXTO ÁUREO “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”  (Fp 4.8). VERDADE PRÁTICA A fim de termos uma vida cristã equilibrada e frutífera, precisamos ocupar a nossa mente com tudo àquilo que é agradável a Deus.

3 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Filipenses 5 - Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. 7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

4 INTRODUÇÃO O Evangelho não apenas proporciona salvação à humanidade, mas também apresenta um conjunto de princípios e virtudes que acompanham aqueles cujas vidas foram transformadas. São valores que transcendem a vida terrena e que não dependem de méritos humanos ou tampouco são frutos de nossas escolhas, haja vista que se fossem certamente seriam produtos da corrupção material e ou espiritual. “O que a pessoa permite que ocupe a sua mente, vai, mais cedo ou mais tarde, determinar as suas palavras e ações”. Paulo era conhecedor da influência que os pensamentos podem exercer sobre a carne, talvez por isto tenha, ele e Silas, dentro da prisão em Filipos, ocupado suas mentes com louvores e orações em vez de murmurações ou outra ação de origem maligna.

5 PAULO experiência de salvação em Cristo
I. A EXCELÊNCIA DA MENTE CRISTÃ 1. NOSSOS PENSAMENTOS.  PAULO experiência de salvação em Cristo mudança contínua em nossa forma de pensar, a fim de evitarmos as futilidades mundanas que ocupam a mente das pessoas sem Deus. “seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Paulo exorta-nos a preenchermos a nossa mente com aquilo que gera vida e maturidade espiritual, pois “nós temos a mente de Cristo” (1 Co 2.16). “O que tem ocupado as nossas mentes no mundo de hoje?”. Ideologia do consumismo e do materialismo, onde o ter é mais importante do que o ser. Tal Postura anula o ser humano, e faz com que os relacionamentos sejam pensados em termos de vantagens, ou seja, se não houver algum benefício imediato, logo são descartados.

6 2. PENSANDO NAS COISAS ETERNAS. 
Em outras duas cartas (Rm 12.2; Cl 3.2), Paulo orienta a pensar nas coisas que são de cima, por exemplo, não sugere que devamos viver uma espiritualidade irreal, e sim equilibrada, conjugando mente e coração a partir dos valores espirituais na vida terrena. Os maus pensamentos são frutos da inclinação humana para o mal. O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.  Genesis 6.5

7 “tudo o que é verdadeiro”.
II. O QUE DEVE OCUPAR A MENTE DO CRISTÃO (4.8) “TUDO O QUE É VERDADEIRO E HONESTO”.  “tudo o que é verdadeiro”. Percebemos que a intenção do apóstolo é mostrar que a verdade, o autêntico, o que não se baseia em meras suposições se opõe ao falso. O Espírito da mentira tem estado presente até no meio dos cristãos produzindo grandes males. E isso desagrada profundamente a Deus. Com o pensamento focado nas coisas do alto não há espaço para o que é falso e ilusório. O mundo não pode ver em nós um comportamento que contradiga os conceitos éticos e bíblicos da verdade e da honestidade, pois isso é incoerente aos princípios cristãos. O verdadeiro crente tem um firme compromisso com a verdade. Ele não mente nem calunia seu irmão.

8 2. “TUDO O QUE É JUSTO”.  As coisas que são “justas” obedecem aos padrões de justiça de Deus para desenvolvermos uma relação positiva com os que nos rodeiam. O padrão de justiça divina deve nortear o nosso comportamento moral em relação a Deus e às pessoas. O verdadeiro cristão deve pautar a sua conduta pela defesa de tudo o que é justo (Mt 5.6), agindo contra tudo aquilo que promove injustiça e opressão.

9 3. “TUDO O QUE É PURO E AMÁVEL”. 
Pureza sugere inocência, singeleza ou sinceridade em relação a algo não contaminado ou poluído. Uma mente pura significa uma mente casta. A ideia de “ser puro” é defendia por Paulo na perspectiva de que as palavras, as ações e os pensamentos dos crentes de Filipos fossem francos e sinceros. “A pureza de pensamento deve ser cultivada como indispensável à obra de influenciar os outros”. A fim de que toda impureza seja eliminada de sua vida, o crente deve dar lugar para que o Espírito Santo limpe continuamente o seu coração e consciência (Ef 5.3). Assim, estaremos prontos a desejar tudo o que promove o amor fraternal, o prazer de viver em união, bem diferente do indesejável e atualíssimo dissabor. Desse modo, “tudo o que é amável” é aquilo que edifica e não o que destrói o relacionamento entre irmãos.

10 4. “TUDO O QUE É DE BOA FAMA”. 
O sentido de “boa fama” é simples e objetivo, pois a expressão se refere ao cuidado que devemos ter com as palavras e ações em nosso dia a dia. Então, podemos afirmar que boa fama é tudo o que é digno de louvor, de elogio e graça. Algumas versões bíblicas traduzem a mesma expressão por bom nome. Tal se refere ao que uma pessoa é, pois possuir um bom nome é o mesmo que ter um bom caráter. Sem dúvidas, esta foi a imagem deixada por José nos corredores “do presídio egípcio”, o mesmo se aplica a Paulo em Filipos durante sua primeira estadia na cidade.

11 III. A CONDUTA DE PAULO COMO MODELO (4.9)
1. PAULO, UMA VIDA A SER IMITADA.  Paulo utilizou cinco verbos que denotam ação: aprender, receber, ouvir, ver e fazer. Ele assim o fez para que os irmãos filipenses percebessem que poderiam viver as virtudes da Palavra de Deus, que segundo o escrito, foram vistas em sua vida. “Aprendestes, recebestes, ouvistes e principalmente vistes em mim, então o mesmo fazei”.

12 CONCLUSÃO Disse alguém, certa vez, que “o homem é aquilo que pensa”. Devemos, portanto, guardar a nossa mente de tudo quanto é vil, pernicioso, egocêntrico e imoral. Só desfrutaremos de uma vida cristã saudável e equilibrada se alimentarmos a nossa mente com tudo o que é do Alto. Por isso, leia continuamente a Palavra de Deus. Apesar de a verdade, a honestidade, a pureza, a justiça, o amor e a boa fama parecerem estar fora de moda, e até ignorados por grande parte da sociedade, para o Altíssimo continuam a ser virtudes que autenticam os valores do seu Reino. E nós, os que cremos, somos chamados a vivê-las aqui e agora (Mt ).

13 OBJETIVOS 1) Conscientizar-se sobre a excelência da mente cristã: •       Pensar nas coisas do alto. Espiritualidade real. 2) Compreender o que deve ocupar a mente do cristão: •       Tudo o que é verdadeiro, honesto, justo; •       Puro, amável e de boa fama. 3) Analisar a conduta de Paulo como modelo: •       Paulo e Silas nos ensinaram com seus comportamentos.


Carregar ppt "UMA VIDA EQUILIBRADA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google