A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gregor Mendel e seus Modelos de Herança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gregor Mendel e seus Modelos de Herança"— Transcrição da apresentação:

1 Gregor Mendel e seus Modelos de Herança

2 Gregor Mendel (1822-1884): o pai da Genética
Monge austríaco, agustianiano, botânico e metereologista. Interessado nas leis da hereditariedade realiza cruzamentos com diversos organismos. Publica o resultado de seus trabalhos em 1865.

3 Ervilha : Pisum sativum

4 Pisum sativum

5 O trabalho de Mendel Mendel escolhe cuidadosamente a espécie de estudo pois reconhece inúmeras vantagens como a facilidade de cultivo e a possibilidade de controlar os cruzamentos. Estuda 7 características.

6 O ciclo de vida de P. sativum
Mendel constata que sementes de P. sativum são de fácil aquisição, as gerações são rápidas, as características que escolhe para estudo são de fácil reconhecimento.

7 Características estudadas por Mendel
Mendel escolhe sete características: forma da semente, cor da semente, cor do envoltório da semente, altura das plantas, cor das vagens, forma das vagens, posição das flores.

8 Os resultados de Mendel
Após fertilização cruzada de linhagens parentais puras constata que uma das características se comporta sempre como dominante e a outra como recessiva.

9 Cruzamento de indivíduos parentais
Os indivíduos parentais pertencem a linhagens puras. Em F1 uma das características some e volta a reaparecer no autocruzamento em F2 em uma proporção de 3:1 (D:R).

10 As deduções de Mendel Mendel conclui que a herança é particulada (elemente) e os fatores ocorrem em duplas, segregando na formação dos gametas e voltando a encontrar-se na fecundação. Formula a Lei da Segregação Simples (Primeira Lei)

11 Mendel faz testes:selfing ou autocruzamentos
Mendel faz cruzamentos com indivíduos da F2 com o mesmo genótipo.

12 Mendel faz cruzamentos-teste ou testcross
Cruzamentos entre indivíduos F1 e indivíduos homozigóticos recessivos com o objetivo de revelar o genótipo que está sendo testado.

13 Mendel faz cruzamentos dihíbridos
Mendel resolve estudar a segregação de duas características simultaneamente. Constata que os genes segregam independentemente (Lei da Segregação Independente). Encontra proporções de 9:3:3:1

14 Genes ligados não segregam independentemente
Mendel trabalhou com características determinadas por genes não ligados e por isso encontrou segregação independente. Isto não acontece com genes localizados no mesmo cromossomo.

15 Dominância incompleta
A dominância incompleta caracteriza-se por apresentar um heterozigoto diferente de seus progenitores, com um fenótipo intermediário. Segue também as leis de Mendel.

16 Exceções encontradas para as leis mendelianas
Em março de 2005 pesquisadores da Purdue University descrevem uma possível exceção às leis mendelianas em Arabidopsis thaliana. Mutações no gene hothead afetam as flores.

17 Arabidopsis thaliana Plantas com flores normais diferem daquelas com a mutação hothead. Plantas com a mutação em homozigose produzem 10% de descendentes normais o que não pode ser explicado por mutação reversa. Propõe-se a existência de cópias crípticas no genoma.

18 Os jardins de Mendel em Brno

19 Selo postal comemorativo do centenário da morte de Mendel

20 Obrigada pela atenção


Carregar ppt "Gregor Mendel e seus Modelos de Herança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google