A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitectura de computadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitectura de computadores"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitectura de computadores
Trabalho realizado por: Nuno Bandola

2 Ábaco Origens: Pensa-se que se desenvolveu independentemente em diferentes países, a china. O que faz: Dispositivo de cálculo aritmético que consiste num quadro de madeiras com cordas.

3 Pascaline Origens: Aos 19 anos o francês Blaise Pascal construiu a primeira calculadora que funcionava. O que faz: Dispositivo de cálculo aritmético que utiliza a mecânica para efectuar operações de cálculo.

4 Primeira Geração dos Computadores
Colossus: O Colossus foi criado por Alan Turing, em 1943 para quebrar códigos alemães ultra-secretos.

5 ENIAC: Em 1946, surgiu o ENIAC - Computador e Integrador Numérico Electrónico, que foi criado por John Mauchly e Presper Eckert.

6 Características do ENIAC:
Totalmente electrónico; Válvulas; Conexões de solda; 30 Toneladas de peso; 180m² de área construída; 5,5m de altura; 25m de comprimento; 2 Vezes maior que MARK; I Realizava uma soma em 0,0002 s; Realizava uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos;

7 Segunda geração de computadores
UNIVAC: Em 1952, surge o UNIVAC - Computador Automático Universal, o qual era destinado ao uso comercial foi criado para prever os resultados de uma eleição presidencial.

8 Transístor: Ainda em 1952, a Bell Laboratories inventou o Transístor que passou a ser um componente básico na construção de computadores.

9 As vantagens que nele existiam:
Aquecimento mínimo; Pequeno consumo de energia; Mais confiável e veloz do que as válvulas;

10 TRADIC: Em 1955, foi o primeiro computador feito pela Bell Laboratories este possuía 800 transístores, sendo cada um em seu próprio recipiente.

11 Terceira geração de computadores
PDP-8: No ano de 1965, a Digital Equipment introduz o PDP-8, o primeiro minicomputador comercial e com preço competitivo.

12 Apple II, TRS-80, PET da Commodore:
No ano de 1977, surge no mercado de produção em série, três microcomputadores: o Apple II, o TRS-80  e o PET da Commodore. Em 1979, é lançado pela Software Arts o "VisiCalc", o qual foi o primeiro programa comercial para microcomputadores.

13 Apple II PET da Commodore TRS-80

14 Quarta geração de computadores
IC LSI: Na década de 80, foi criado o IC LSI - Circuito Integrado em Larga Escala de Integração, onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado.

15 Circuito Integrado em Larga Escala de Integração

16 IBM-PC: Em 1981, a IBM resolve entrar no mercado de microcomputadores com o IBM-PC.

17 Quinta geração de computadores
Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transístores. Nesta geração surgiram as arquitecturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos, pen-drives.


Carregar ppt "Arquitectura de computadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google