A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?

2 Enquanto o principal objeto de estudo da Educação Física é o homem em movimento, a Antropologia analisa o homem de forma global

3 A Antropologia que significa “o estudo do homem”, tem como objetivo estudar a natureza humana e sua história natural.

4 Também procura compreender a dinâmica na interação entre a biologia e comportamento, estudando o homem em toda a sua diversidade, em todas as épocas em toda a sua globalidade lançando mão da pesquisa de campo como principal instrumento metodológico

5 ANTROPOLOGIA CULTURAL
Estuda o homem como ser cultural. Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço; traçando suas origens e desenvolvimento social, suas semelhanças e diferenças, além de uma busca de tentativas de, a partir do homem de antigamente, reconstituir sua história e compreender o homem de hoje,

6 que, por sua vez, sempre manteve sua cultura dinâmica, sempre com seus traços particulares e sociais mutativos, o que faz a Ciência da Cultura apresentar os mesmos tipos de problemas de completa compreensão da sociedade com as outras de Ciências Sociais.

7 A Antropologia cultural muitas vezes é associada a sociologia, tendo alguns sub-ramos, que são:
1-A arqueologia - estuda os traços das culturas das sociedades do passado, através de vestígios arqueológicos. 2-A etnografia - estuda as sociedades ágrafas; aquelas que não tem nenhuma forma de escrita.

8 3-A etnologia - estuda a análise comparativa entre as diversas culturas.
4-Lingüística - estuda a diversidade de línguas como meio de comunicação e instrumento pensante. 5-Determinologia Cultural - estuda a cultura como uma mescla de fatores biológicos e geográficos a através do Determinismo, que é a corrente de pensamento científico-cultural que fala da localização e da condição genética como influentes. Dentro da Determinologia Cultural temos o Determinismo Biológico e o Geográfico.

9 5-Determinologia Cultural -
estuda a cultura como uma mescla de fatores biológicos e geográficos a através do Determinismo, que é a corrente de pensamento científico-cultural que fala da localização e da condição genética como influentes. Dentro da Determinologia Cultural temos o Determinismo Biológico e o Geográfico.

10 DETERMINISMO BIOLOGICO
Algumas das características culturais de povos são influenciadas pelos comportamentos genéticos, sabendo-se que existe a cultura individual e a coletiva. Já outras características são influenciadas ou pelo desenvolvimento tecnológico, como uso do raciocínio, ou por alguns dos comportamentos psicológicos.

11 Mesmo assim, existem tanto comportamentos genéticos quanto psicológicos que não influenciam na cultura, pois o que mais influencia é o aprendizado.

12 O melhor exemplo é de uma xinguana que vai morar numa família de elite, citada em um livro de Roque Laraia chamado " Cultura: Um conceito antropológico?", em Ipanema no RJ. neste caso ela mudará seus hábitos desde que inserida na nova família antes dos sete anos.

13 DETERMINISMO GEOGRÁFICO
Um ambiente natural pode influenciar no modo de vida de um povo, porém a diversidade cultural não é condicionada pelas características do ambiente em que vivem. As diferentes culturas existentes não podem ser explicadas por caráter biológico ou geográfico, mas pelo conhecimento cultural que é passado ao indivíduo.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google