A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discentes: Caroline Bento e Flávia Fernandes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discentes: Caroline Bento e Flávia Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 Discentes: Caroline Bento e Flávia Fernandes
UFRN – CCHLA – DLET PROGRAMA LETRAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A FAMÍLIA NA ESCOLA Discentes: Caroline Bento e Flávia Fernandes Coordenadora da escola: Mycheline Santos Professora colaboradora: Joana D’arc

2 Ecologia da escola A escola em questão localiza-se no Bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal; Escola composta por 6 turmas no turno vespertino; Inicialmente, 4 turmas engajaram no projeto; Finalização do projeto com a participação de uma turma.

3

4

5 Problemas Da escola A indisciplina escolar;
A rebeldia e agressividade; Violência nas brincadeiras.

6 Proposta de Intervenção
Trabalhar a leitura e a escrita individual e colaborativa dos alunos como prática social para ampliar o letramento dos alunos; Aproximar os pais do ambiente escolar visto a importância destes no processo educativo; Trabalhar com jogos e atividades lúdicas a fim de amenizar comportamentos rebeldes.

7 Primeiro passo: conquista individual dos alunos
Como iríamos nos relacionar com alunos que não gostassem de suas monitoras? A conquista individual dos alunos facilitaria o processo. Um dos frutos construídos pela amizade seria a promoção da mudança de comportamentos ina- dequados.

8

9

10

11

12 Concretização das atividades
Correio da Amizade ou amizade correspondida Baseada na proposta de correspondência interescolar e interclasses de Freinet. OBJETIVO Trabalhar a escrita individual dos alunos como forma de letramento, visando ao fortalecimento dos laços afetivos na classe. DESCRIÇÃO As 6 turmas do turno vespertino receberam as caixas de correio confeccionadas pelas bolsistas Cada turma contou com um carteiro semanal responsável por distribuir as cartas trocadas entre os alunos na sala de aula.

13

14

15 Concretização das atividades
Brincadeiras e atividades lúdicas OBJETIVOS Mostrar que o brincar e o aprender é mais prazeroso que o brigar; Estreitar dos laços de amizade. DESCRIÇÃO Trabalhos realizados na sala de aula e no pátio escolar. Brincadeiras: Quatro-cantos, Curupira, Caí no poço, Seu Frederico.

16

17

18 Concretização das atividades
Leituras: Trabalho com o folclore: leitura das lendas Saci-Pererê e Iara e organização de mural expositivo do desenhos produzidos a partir da leitura das lendas. Trabalho com a Literatura de Cordel. Vídeos com lendas. Atividade artística: Pião

19

20

21

22

23

24 Concretização das Atividades
AÇÃO DE LINGUAGEM Ofício solicitando ônibus OBJETIVO Solicitar um ônibus para uma aula de campo, que constituiu-se de uma visita ao museu do brinquedo, IFRN do cento da cidade; DESCRIÇÃO Fazer o corpo do texto, explicitando o objetivo do documento, o qual foi anexado ao ofício enviado pela escola.

25

26

27

28

29 Concretização das Atividades
AÇÃO DE LINGUAGEM Quadro de normas OBJETIVO Escrever um quadro de normas para promover a reflexão dos alunos acerca dos comportamentos em sala de aula. DESCRIÇÃO Cada aluno escreveu, em uma cartolina, normas essenciais à boa convivência escolar. Em seguida, realizou-se a exposição do quadro de normas na parede, a fim de que os alunos observassem no cotidiano das aulas as normas deliberadas pelo grupo, as quais deveriam ser incorporadas aos comportamentos esperados deles em sala de aula.

30

31

32 OBRIGADA!


Carregar ppt "Discentes: Caroline Bento e Flávia Fernandes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google