A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc."— Transcrição da apresentação:

1 Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Aula 01: Normas de segurança no laboratório e apresentação de vidrarias e equipamentos Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

2 Normas de segurança O laboratório é lugar de trabalho sério, trabalhe com atenção, metodologia e calma; Prepare-se para realizar cada experiência lendo antes os conceitos referentes ao experimento e a seguir leia o roteiro da experiência; Respeite rigorosamente as precauções recomendadas; Consulte seu professor cada vez que notar algo anormal ou imprevisto; Usar jaleco comprido sempre e ainda calça comprida e sapatos fechados; Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

3 Normas de segurança Prender os cabelos compridos;
Óculos de proteção e luvas devem ser usados no manuseio de substâncias corrosivas e causadoras de irritação; Máscaras de vapor devem ser usadas no manuseio de substâncias voláteis e tóxicas; Trabalhar na capela durante a utilização de substâncias tóxicas; Não comer ou beber no laboratório e, muito menos, fumar; Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

4 Normas de segurança Não correr no laboratório, evitar movimentos bruscos; Ler todo o roteiro do experimento antes de executá-lo e certificar-se de que os reagentes e solventes foram corretamente selecionados. Verificar que tipos de substâncias serão utilizados (tóxica, explosiva, corrosiva, inflamável) e empregar as medidas de segurança adequadas no manuseio de cada uma; Manter a bancada sempre limpa. Caso algum produto químico derrame, informar ao professor e providenciar a limpeza adequada. A vidraria a ser utilizada deve estar limpa e totalmente seca. A utilização de vidraria molhada pode comprometer os resultados. Não usar vidrarias quebradas ou trincadas. Um cuidado especial deve ser tomado com os balões de destilação e refluxo, pois pequenas trincas (forma de estrela) podem levar a graves acidentes. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

5 Normas de segurança Lavar sempre as mãos durante e depois dos trabalhos; nunca levar as mãos aos olhos durante os trabalhos. Nunca despejar solvente em pias ou tanques. Certificar-se do uso adequado dos coletores. Deve haver no laboratório, frascos coletores para os diferentes tipos de solventes (clorados, não-clorados e misturas de reagentes) e sólidos (orgânicos e inorgânicos). Localizar o equipamento de segurança: extintor, chuveiro de segurança, caixa de primeiros socorros, etc. Evitar o uso do bico de Bunsen para aquecimento de substâncias orgânicas; nesses casos usar chapa ou manta aquecedora, pois a maioria dos solventes orgânicos é inflamável. Quando o uso de chama for necessário, afastar os solventes orgânicos das proximidades da fonte da chama. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

6 Normas de segurança A medida de volumes de líquidos pode ser feita na maioria dos casos em provetas. Quando for necessário o uso de pipetas, utilizar pêra de sucção (nunca pipetar diretamente com a boca!).Desligar aquecedores e banhos que não estiverem sendo utilizados. Lavar a vidraria utilizada e secar em estufa. A vidraria de medida volumétrica não deve ser seca com calor. Ao final de cada aula, desligar todos os equipamentos elétricos (mantas, banhos de aquecimento, destiladores, estufas, exaustores, bombas de vácuo, etc.). Os aparelhos de ar condicionado e ventiladores devem também ser desligados. No caso de dúvidas, sempre perguntar ao professor. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

7 Mais sobre segurança Além do fogo, o principal perigo de um laboratório de Química, o manuseio de produtos químicos requer sempre muito cuidado e atenção. Os produtos químicos são divididos em diferentes classes: inflamável, explosivo, corrosivo, tóxico e irritante/perigoso. Cada substância pode ser incluída em mais de um grupo. Essas classes são representadas pelos símbolos na Figura 1. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

8 Sugestões adicionais Cada aluno deve ter seus óculos de proteção e par de luvas. Aos alunos com alergias ou rinites, é recomendável que cada um tenha uma máscara de vapor própria. O aquecimento de substâncias orgânicas, especialmente líquidas (inflamáveis ou não), sempre requer cautela redobrada: avaliar a necessidade do uso de exaustor, condensador e fragmentos (pedras) de porcelana, verificar se as juntas estão bem adaptadas, evitar aquecimento excessivo. Atenção também com vidraria quente, além de quebrar facilmente, visualmente é igual àquela a temperatura ambiente. Cada aluno deve ter um caderno de laboratório para anotação de dados experimentais, pois os experimentos não serão repetidos. Prof. Marcelo Silva, M. Sc.

9 Twitter: @dscmarcelosilva
Contatos aulasmarcelosilva.wordpress.com Prof. Marcelo Silva, M. Sc.


Carregar ppt "Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google