A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Título do Sub-Projeto do orientando 1. INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Título do Sub-Projeto do orientando 1. INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro."— Transcrição da apresentação:

1 Título do Sub-Projeto do orientando 1. INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro ao quinto ano da escola Municipalizada Rural Domingos Sávio, localizada à margem esquerda do Rio Madeira na Comunidade de São Sebastião, Porto Velho, Rondônia. O objetivo geral foi registrar as produções escritas dos alunos, visando verificar quais gêneros textuais esses alunos utilizam com mais freqüência em sala de aula e, a partir daí, analisar e levantar pistas que demonstrem marcas de subjetividade e estilo. 2. OBJETIVOS O objetivo Geral foi registrar as produções escritas dos alunos, visando verificar quais gêneros textuais esses alunos utilizam com mais freqüência em sala de aula e, a partir daí, analisar e levantar pistas que demonstrem marcas de subjetividade e estilo. Objetivos Específicos: 3. MATERIAL E MÉTODOS ( ou Metodologia) Pesquisa participativa (pesquisa-ação) com ênfase no estudo de caso; Duas fases: estudo bibliográfico e pesquisa de campo; Os resultados foram categorizados com base nas teorias da Análise do Discurso e da Sociolingüística. 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO Procuramos descobrir “o sujeito”, buscando nos textos dos alunos seus traços de subjetividade e estilo - marcas da cultura amazônica. Mesmo em textos escritos de forma simples, encontramos a diversidade e a pluralidade cultural, sempre enfatizando as histórias da comunidade. Contar oralmente, para eles é mais fácil, escrever é mais complicado; não estão habituados, mas acreditamos que com o trabalho de práticas de escritas abordando as variedades de gêneros textuais ajude para a melhoria no processo de ensino da produção textual. 5. CONCLUSÃO ( ou Considerações Finais) Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro ao quinto ano da escola Municipalizada Rural Domingos Sávio, localizada à margem esquerda do Rio Madeira na Comunidade de São Sebastião, Porto Velho, Rondônia. O objetivo geral foi registrar as produções escritas dos alunos, visando verificar quais gêneros textuais esses alunos utilizam com mais freqüência em sala de aula e, a partir daí, analisar e levantar pistas que demonstrem marcas de subjetividade e estilo. 6. REFERÊNCIAS(só as principais) ABAURRE, Maria Bernadete Marques, FIAD, Raquel Salek e MAYRINK- SABINSON, Maria Laura T. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas/SP: Mercado de Letras – ALB, 2002. POSSENTI, Sírio. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 2002. BAKHTIN, M (Voloshinov) (1929/1979). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995 Figura ou Gráfico (legenda) UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Orientando: Nome 1 Orientador: Nome 2 Figura ou Gráfico (legenda) FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC 2009/2010 Título do Projeto do orientador 1 Bolsista ou Voluntário do PIBIC/UNIR/CNPQ, matriculado no curso tal, email: 2 Prof. do Departamento do curso tal, email: Logo marca do grupo de pesquisa


Carregar ppt "Título do Sub-Projeto do orientando 1. INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google