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Definições.

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Apresentação em tema: "Definições."— Transcrição da apresentação:

1 Definições

2 A denominação "International Organization for Standardization”, os fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa "igual". Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego "isos" que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. ISO é uma organização não - governamental fundada em 1947, em Génova, e hoje presente em cerca de 189 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

3 A norma estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

4 Principais normas da Família ISO 9000:
ISO 9001 - orientações sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. É uma das normas mais específicas e mostra como deve ser cada processo da empresa. Ela envolve as normas 9002 e 9003. ISO 9004 - estabelece as diretrizes para o sucesso sustentado - orientações básicas para a implantação do sistema de gestão da qualidade. ISO 19011 - possui as diretrizes para auditorias de sistema de gestão.

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6 A ISO 9001 é a base do sistema de gestão da qualidade, consistindo em um conjunto de normas de padronização adotadas em nível global que incide sobre todos os elementos da gestão da qualidade que uma empresa deve ter para ter um sistema eficaz que permita a gestão e a melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços A série é composta das seguintes normas: • ISO Fundamentos e vocabulário. • ISO Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos. • ISO Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance. • ISO Auditorias internas da qualidade e ambiental. A série ISO 9000 foi adotada no Brasil, palavra por palavra pela ABNT com o nome de NBR 9000.

7 QUEM PODE APLICAR As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou mesmo uma empresa governamental. As normas ISO série 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por esta empresa. Ou seja, o fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto terá maior ou menor qualidade que um outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade.

8 A ISO 9000 passou pelas seguintes revisões:
ISO 9000:1987, dividida da seguinte forma: ISO 9001:1987 – Modelo de garantia da qualidade para design, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço; ISO 9002:1987 – Modelo de garantia da qualidade para produção, montagem e prestação de serviço; ISO 9003:1987 – Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e teste ISO 9000:1994 ISO 9001:2000 ISO 9001:2008

9 Existem em torno de três entidades brasileiras que estão credenciadas
Existem em torno de três entidades brasileiras que estão credenciadas. A Fundação Vanzolini foi a primeira delas, quando obteve o credenciamento em As outras entidades certificadoras são a União Certificadora e a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Mas há também várias empresas internacionais concedendo certificação ISO 9000 no Brasil. No total devemos ter umas 20 empresas certificadoras no País: ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABS Quality Evaluations RJ ABS Quality Evaluations SP BRTUV (TUV CERT) (Alemanha) RJ BRTUV (TUV CERT) (Alemanha) SP BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda. DNV Det Norske Veritas Soc. Class. de Navios Ltda DQS do Brasil S/C Ltda. Fundação Carlos Alberto Vanzolini Germanischer Lloyd do Brasil Ltda Lloyd’s Register Quality Assurance RJ Lloyd’s Register Quality Assurance SP SGS ICS Certificadora LTDA. UCIEE – União Certificadora

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11 Custo e prazo de certificação
O custo de certificação varia conforme cada certificadora, quantidade de unidades, complexidade do processo em questão, abrangência do certificado, ou seja, por quantos países ele é reconhecido, etc. Em valores estimados (variam de empresa a empresa): micro e pequenas empresas com menos de 30 funcionários: entre R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00 por um período de três anos. pequenas empresas: de R$ 8.000,00 a R$ ,00 por um período de três anos. médias empresas: de R$ ,00 a R$ ,00 por um período de três anos.

12 Os prazos de certificação dependem do grau de implementação do sistema da qualidade. Normalmente tem variado entre 12 e 24 meses. A empresa uma vez certificada, deve zelar pela manutenção deste, pois perder um certificado pode ser muito mais danoso para uma empresa do que não tê-lo. O processo de implementação pode durar de alguns meses a dois anos, dependendo do tamanho da empresa e, principalmente, da existência de um sistema da qualidade e do seu grau de desenvolvimento. 

13 O que as empresas ganham com o ISO 9000
Além dos motivos óbvios de manter seus clientes e conquistar novos mercados, a implantação da ISO 9000 na empresa promove os seguintes ganhos, entre outros: - foco no Cliente; - eliminação de fluxos irracionais ou desnecessários; aproximação das áreas e eliminação de barreiras internas; aumento do desempenho da empresa; - redução do desperdício; - aumento da participação dos funcionários; - ênfase nas causas dos problemas e não nos “culpados”; - aumento da capacitação dos funcionários; - uniformidade e clareza de conceitos; - cria uma cultura voltada para a Qualidade; - cria bases sólidas para programas de Qualidade total.

14 Como implantar as normas ISO 9000?
Para implantar as normas ISO 9000 numa empresa, é necessário contratar uma empresa de consultoria especializada no assunto ou mesmo organizar um grupo de funcionários para realizar o serviço. Para adquirir a certificação, é necessário que auditores de uma instituição credenciada à certificação façam uma auditoria. Assim, eles irão verificar e fazer um relatório sobre cada ponto relacionado as normas. Exemplo de organizações brasileiras certificadores: Associação Brasileira de Normas Técnicas Fundação Vanzoli

15 VANTAGENS E DESVANTAGENS
O sucesso dessas normas resultou fundamentalmente de dois fatores. Em primeiro lugar, o movimento de globalização da economia, que levou à constituição de produtos mundiais, tanto no que se refere à utilização de componentes oriundos dos mais variados rincões, como quanto ao uso dos mesmos. Portanto, tornou-se extremamente importante a existência de uma marca que permitisse reconhecer que o fornecedor tem seu processo de produção minimamente controlado. Pode-se dizer que o certificado ISO 9000 não garante que o vinho de uma determinada vinícola seja mais saboroso que o de outra não - certificada, entretanto garantirá a manutenção de suas características.

16 O que significa obter a certificação ISO 9000?
Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001. Qual a validade da certificação? O certificado tem validade de 1 ano. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.

17 A ISO 9001 é a base do sistema de gestão da qualidade, consistindo em um conjunto de normas de padronização adotadas em nível global que incide sobre todos os elementos da gestão da qualidade que uma empresa deve ter para ter um sistema eficaz que permita a gestão e a melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços Assim, a norma pode contribuir também para aumentar a eficácia da segurança, do transporte, da comunicação e etc, no âmbito de uma empresa ou organização.

18 A ISO 9001 é baseada em 8 princípios, são eles:
Foco no cliente Liderança Envolvimento de todos Abordagem de processos Abordagem sistêmica Melhoria contínua e continuada Decidir baseado em fator reais e concretos Benefícios mútuos entre a organização, os clientes e os fornecedores

19 Quais são as principais vantagens de se ser certificado na ISO 9001?
Muitos são os benefícios de se aplicar de maneira efetiva os requisitos preconizados na ISO 9001. Vamos relacionar alguns que considero importante: Melhorar a imagem da empresa perante o mercado; Aumentar a confiança do cliente; Reduzir o número de auditorias dos clientes nos fornecedores; Melhorar o desempenho dos produtos; Redução de custos por ineficiência e reclamações; Aumento da auto-estima dos trabalhadores; Diminuição dos riscos do negócio; Melhoria na eficiência dos fornecedores; Redução de sucata; Possibilidade de atuação no mercado global.

20 O objetivo da ISO 9001:2008 é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, dão mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Em sua essência, a ISO 9001:2008 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, através de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar:

21 Quais normas são comparáveis à ISO 9001?
Alguns ramos específicos da indústria, baseados na ISO 9001, criaram sua própria versão, acrescentando algumas peculiaridades do vosso processo. Com isso, temos algumas normas que se assemelham à ISO 9001, entre tantas, podemos relacionar: ISO/TS – para a indústria automotiva; TL 9000 – para a indústria de telecomunicações; ISO/IEC – para softwares de computadores; ISO – para a indústria médica; AS 9000 – para a indústria aeroespacial; ISO/TS – para a indústria petrolífera.

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