A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias da Informação e Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias da Informação e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias da Informação e Comunicação
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos Tecnologias da Informação e Comunicação 7º Ano Prof: Lídia Henriques

2 Objetivos: Compreender a evolução as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o seu papel no mundo contemporâneo. Conteúdos: Conceitos Introdutórios

3 Computador O computador é uma máquina programada para receber e processar dados, gerando informação, e para armazenar e transmitir essa informação, num curto espaço de tempo, de uma forma segura e fiável.

4 A palavra Informática surgiu:
Conceitos Básicos O que é a Informática? + A palavra Informática surgiu: Informação (Dados estruturados num dado contexto) Automática (Processar, Armazenar e Comunicar)

5 Conceitos Básicos O que é a Informática?
Tratamento da informação por meios automáticos, nomeadamente o computador.

6 Tecnologia Tecnologia - técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou facilitar a solução dos mesmos. - Ferramentas e máquinas que ajudam a resolver problemas.

7 Avanços tecnológicos Televisão; Telefone; Telemóvel; Automóveis; Computador; Internet; etc. Atualmente são muitos os avanços tecnológicos e trazem consigo vantagens inestimáveis em todos os campos do conhecimento, desde a simples interação com o mundo, que a internet nos proporciona, às descobertas cientificas que ganharam novas dimensões.

8 Informação e Informação Digital
Informação: Conjunto de dados articulados com significado. Ou seja, é tudo aquilo (palavra, frase, imagem,...) que nos poderá permitir a tomada de decisões e a execução de acções. Informação Digital Toda a informação que existe sob a forma digital, à qual podemos aceder através de um computador. Na Web, toda a informação, quer seja texto, sons ou imagens, encontra-se em formato digital.

9 Tecnologias de Informação e Comunicação - Consistem em processos de tratamento, controlo e comunicação de dados, fundamentalmente através de meios eletrónicos. Os processos de tratamento de dados estão essencialmente ligados à informática e, portanto, à utilização de computadores ou sistemas informáticos.

10 Ergonomia Ergonomia: a ciência de planear o trabalho, os equipamentos e local de trabalho para adequá-lo ao trabalhador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um fator essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.

11 Ergonomia A fadiga, o desconforto, tensão e outros tipos de mau estar podem estar diretamente relacionados com a configuração do seu ambiente de trabalho como tal uma potencial boa solução será ajustar o seu ambiente de trabalho de forma a estar com uma postura correta. Ajuste a posição do seu corpo e do seu computador; Evite estar o dia todo sentado; Procure estar relaxado se possível fazer vários intervalos durante o dia; Sempre que se sentir desconfortável procure alguma forma de alivio; Faça exercício físico, evite uma vida sedentária.

12


Carregar ppt "Tecnologias da Informação e Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google