A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO FUNDAMENTAL/EJA FABIANA DE PAULA PEREIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO FUNDAMENTAL/EJA FABIANA DE PAULA PEREIRA"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO FUNDAMENTAL/EJA FABIANA DE PAULA PEREIRA
CUIDANDO-SE ENSINO FUNDAMENTAL/EJA CICLO I / CIÊNCIAS FABIANA DE PAULA PEREIRA

2 OBJETIVOS: Analisar textos com conteúdo informativo sobre AIDS e Autoestima. Conhecer as características fundamentais da AIDS. Pesquisar sobre autoestima por meio de roteiro. Valorizar atitudes de respeito em relação aos portadores do vírus da AIDS. Elaborar cartazes e folders. Desenvolver disciplina e organização por meio das atividades em grupo.

3 ORIENTAÇÕES: A temática “Cuidando-se” pode ser aplicada para alunos de 5° ano e EJA. Trata-se de uma abordagem realista e interativa de dois assuntos interligados: AIDS e Autoestima. Espera-se que os alunos entendam a importância de conhecer e valorizar a si próprios, cuidando do corpo e da mente. Devem também entender que as doenças sexualmente transmissíveis comprometem o bem-estar do indivíduo. O professor poderá utilizar conteúdos e estratégias diversificados para a abordagem dos temas. Sugere-se discussão com base no conhecimento prévio dos alunos, leitura de textos informativos, pesquisa direcionada na internet, elaboração de cartazes e folders e utilização do módulo “Cuidando-se” no Conexão do saber.

4 AIDS Etapas Previstas:
1) Levantamento do conhecimento prévio por meio de conversa informal. Neste momento, o professor pode indagar sobre algumas questões de acordo com a manifestação dos alunos. É importante que o professor não incentive qualquer tipo de comentário constrangedor ou que afete a integridade moral dos indivíduos envolvidos. 2) Leitura do texto: AIDS Contágio da Aids , medicamentos contra AIDS, sintomas da AIDS, formas de prevenção, tratamento, o vírus HIV, o desenvolvimento de vacinas contra Aids, retirados do site Discussão sobre o texto. O professor poderá elaborar um questionário sobre o texto ou um Quiz no Google Docs. Neste caso, os alunos terão de possuir um . 3) No laboratório de informática, acessar os links: a leitura dos textos e registrar as principais informações numa folha ou processador de textos para retomada posterior. 4) O professor proporá a elaboração de cartazes para serem afixados na escola, dividindo a turma em grupos, de acordo com os temas: O que é HIV? Formas de prevenção. Formas de transmissão do vírus da AIDS. AIDS e preconceito. Tratamentos existentes.

5 AUTOESTIMA Etapas previstas:
1) Trabalhar com o conceito de autoestima e sua relação com o bem-estar e uma vida saudável, ouvindo as opiniões dos alunos. É importante motivar os alunos a participar da discussão, incentivando-os a expressar sua opinião e conhecimentos que já têm sobre o assunto. O professor solicitará que pesquisem o termo “autoestima” no dicionário. 2) Pesquisar em casa sobre o assunto em jornais, revistas, livros e sites conforme o roteiro: O que é autoestima? O que pode prejudicar a autoestima de uma pessoa? O que é baixa autoestima e suas características? Como podemos melhorar nossa autoestima? 3) Com as informações da pesquisa em mãos, o professor mediará a elaboração de um folder sobre o tema que será impresso e distribuído ( escola/pais/comunidade) conforme as possibilidades da escola.

6 Ensino Fundamental/EJA - Ciclo I – Ciências
Trabalhar com o módulo “Cuidando-se”no Conexão do Saber. Ensino Fundamental/EJA - Ciclo I – Ciências

7 REFERÊNCIAS: Acesso em 21/08/11 as 19:00h. . Acesso em 21/08/11 as 19:28h. . Acesso em 21/08/11 as 19:45h. Acesso em 21/08/11 as 19: 42h. . Acesso em 21/08/11 as 20:00h. Google imagens.


Carregar ppt "ENSINO FUNDAMENTAL/EJA FABIANA DE PAULA PEREIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google