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TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

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Apresentação em tema: "TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I"— Transcrição da apresentação:

1 TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Aula 2 António Albano Baptista Moreira

2 Aula 2 – 11/03/2013 OBJETIVOS Gestão, quais os desafios ? Começo da administração Teorias administrativas. Equipes para trabalho

3 Processo aprendizagem
Ajuda Processo aprendizagem Mapas mentais / resumos / esquemas 5W3H Perguntas: Definição? O que é? Para que serve? Porquê? Qual a causa? Como surgiu? Quais conseqüências? Pontos +, vantagens? Pontos -, desvantagens? Contribuições, aplicações práticas? Como faz? Mensuração? Como posso uso pessoalmente?

4 Material de apoio Uso do site, público Sem login e senha Como usar

5 Ementa Ao concluir a disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- Analisar e compreender as organizações; - Reconhecer as funções do administrador e seus campos de atuação; - Conhecer as diversas abordagens, suas semelhanças e diferenças, da TGA; - Promover a aplicação eficaz da teoria em situações reais;

6 Apoio bibliográfico Bibliografia Básica
CHIAVENATO, Idalberto. Administração, Teoria Processo e Prática. São Paulo, Campus, ª. Ed. ROBBINS, Stephen P. Administração mudanças e perspectivas. São Paulo, Saraiva, ª. Ed. LACOMBE, Francisco; HELBORN, Gilberto. Administração princípios e tendências. São Paulo, Saraiva, ª. Ed.

7 Bibliografia Complementar CHIAVENATO, Idalberto
Bibliografia Complementar CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. São Paulo, Atlas, ª. Ed. SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. São Paulo, Pioneira, ª. Ed. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Atlas, ª. edição MOTTA, Fernando Cláudio Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Thomson Learning, ª. edição ANDRADE, Rui Otávio B.; AMBONI, Nério. TGA - Teoria Geral da Administração: das origens as perspectivas contemporâneas. São Paulo: M. Books, 2007 Apoio bibliográfico

8 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA

9 Conteúdo Programático a Ser Aplicado
Nossos encontros Semana Conteúdo Programático a Ser Aplicado Horas/Aula 1 Apresentação da ementa Apresentação dos conteúdos que serão abordados no decorrer do semestre; Apresentação da metodologia de ensino; e Apresentação do sistema de avaliação. Importância da Administração Direção de vida O profissional da Adminsitração 4 2 Introdução a Teoria Geral da Administração

10 Material adicional Livro básico no site
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. São Paulo, Atlas, ª. Ed. Instruções para o trabalho no site

11 Na internet ...

12 GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO
Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO

13 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ?

14 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

15 Humm

16 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

17 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

18 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise
Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

19 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

20 Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

21 O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü      Falta de Capital de Giro; ü      Falta de crédito; ü      Problemas Financeiros; ü      Maus pagadores; ü      Falta de Clientes; ü      Concorrência muito forte; ü      Instalações inadequadas; ü      Ponto inadequado; ü      Carga tributária elevada; ü      Fala de mão-de-obra qualificada; ü      Falta de conhecimentos gerenciais; ü      Recessão econômica no país.

22 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito % Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

23 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

24 APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA
Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? Base: respondentes

25 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ?
APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? 13% Base: 39 respondentes

26 Administração / Gestão
Como ? Administração / Gestão

27 Gestão Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo

28 O que é essa tal De Gestão ?
Antes de mais ... O que é essa tal De Gestão ?

29 Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado,Resultado ...

30 Então ... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

31 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

32 Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ... Avaliar ... Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ...

33 Uma viagem Objetivos Futuro Presente Tomada de decisões Necessidades

34 Uma mistura de mãe Diná com MacGyver
O que temos que ser ? O Gestor é um criador ... Uma mistura de mãe Diná com MacGyver

35 Ou ... P – Plan D – Do C – Check A - Act

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37 Gestão de Excelência Classe Mundial

38 PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR

39 Critérios de Excelência na Gestão
Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social

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41 TUDO ISSO COM .... Ética Moral Transparência
Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade

42 Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos

43 De outra forma ... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: Missão Visão Valores/Roteiro Produto Processos Estratégia Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS

44 Vamos nos organizar Missão Visão Valores Produto Processo Estrutura
Pessoas Estratégia

45 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado.
Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

46 A Gestão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

47 A Gestão Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

48 Fluxo da decisão Lucratividade Rentabilidade Endividamento
Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido INDICADORES DESEMPENHO CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

49 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

50 Gerar Vantagens Competitivas.
Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.

51 Permanecer Viva !!

52 S A N T O G R L V I D A E T R N

53 Então temos que ... Gerir com técnica; Buscar informações;
Usar as informações ao tomar decisões.

54 Sem dados não há gestão ... Gestão – Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar Sem controle não há Gestão Não existe controle sem medir

55 Por Que Estudar Administração?
Melhorar o funcionamento das organizações. Tirar as organizações do “caos”. Compreender como se dá o processo administrativo e as peculiaridades de cada tipo de organização. “Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade; as mal administradas declinam e, muitas vezes morrem”. “É bom notar que está cada vez mais difícil se recuperar de situações caóticas, o que vale dizer que, cada vez mais, o declínio significa a morte da organização”.

56 O Processo de Aquisição da Habilidade de Administrar
Teoria Prática Definições; Fatos; Conceitos; Técnicas; Orientações; Palestras; Seminários, etc. Integração sistemática da teoria e prática nos meios significativos e úteis da administração. Experiência simulada; Casos para estudo; Participação em eventos específicos, etc. Fonte: Reinaldo O. da Silva, 2004

57 O Que é Administração ?

58 Administração é... “... um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais”. (SILVA, 2004) “... o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais”. (CHIAVENATO, 2004)

59 Os Elementos do Conceito de Administração
Recursos materiais Recursos financeiros Utilização eficiente e eficaz dos recursos Atividades Administrativas Alcance de Metas Recursos informacionais Recursos humanos Fonte: Reinaldo O. da Silva, 2004

60 Princípios da Administração
“Um princípio é uma afirmativa básica ou uma verdade fundamental que provê entendimento e orientação ao pensamento e à prática, na tomada de decisões”. SERVEM PARA: Aumentar a eficiência; Cristalizar a natureza da administração; Melhorar a pesquisa em administração; Alcançar metas sociais. CARACTERÍSTICAS: Dinâmicos; Generalizações; Relativos; Inexatos; Universais. (Joseph L. Massie) (George Terry)

61 Princípios Gerais da Administração de Fayol
Divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação do interesse individual ao interesse geral; Remuneração do pessoal; Centralização; Cadeia escalar; Ordem; Equidade; Estabilidade do pessoal no cargo; Iniciativa; Espírito de equipe. 14 Princípios Gerais da Administração de Fayol

62 Funções Administrativas
São aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. As funções administrativas constituem o processo administrativo. São elas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.

63 As Funções Administrativas e suas Características
1 2 PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar as estratégias para o alcance dos resultados. Desenhar os cargos e tarefas específicas; Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e prioridades; Definir a alocação de recursos. 4 3 CONTROLE DIREÇÃO Medir o desempenho; Estabelecer comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho. Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais; Estabelecer comunicação com os trabalhadores; Apresentar solução dos conflitos; Gerenciar mudanças.

64 O Processo Administrativo
Planejamento RECURSOS Humanos Financeiros Materiais Informação Tecnologia RESULTADOS Alcance de metas; Melhoria de desempenho Aumento de capacidades e recursos para metas futuras Controle Organização Direção

65 Os Níveis Administrativos e suas Funções
Estabelecimento de objetivos, políticas e estratégias organizacionais. Alta administração (Diretoria) Média administração (Gerência) Administração operacional (Supervisão ou Chefia) Pessoal não administrativo (Pessoal de Operações) Implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos. Direção e supervisão do trabalho do pessoal operacional nos processos de produção. Uso das habilidades técnicas para realização das várias tarefas e atividades da organização.

66 Habilidades e Papéis do Administrador
Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional Habilidades Conceituais (Idéias e conceitos abstratos) Habilidades Humanas (Relacionamento interpessoal) Habilidades Técnicas (Manuseio de coisas físicas) Alta Direção Gerência Supervisão Execução das Operações Fazer e executar

67 As Competências Duráveis do Administrador
Conhecimento Saber. Know-how. Informação. Atualização profissional. Reciclagem constante. Perspectiva Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e soluções. Atitude Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito de equipe. Liderança e comunicação.

68 As Competências Pessoais do Administrador
Conhecimento (Saber) Perspectiva (Saber fazer) Sucesso Profissional Habilidades Conceituais Habilidades Humanas Habilidades Técnicas + = Atitude (Saber fazer acontecer)

69 Os dez papéis do administrador
Os dez papéis específicos do administrador , identificado e estabelecido por Mintzberg, são divididos em três categorias: Interpessoal Informacional Decisorial Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar dirigir e controlar.

70 Os dez papéis do administrador
Papéis interpessoais: Representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados.

71 Os dez papéis do administrador
Papéis informacionais: Descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em média cerca de 75% do seu tempo trocando informações com outras pessoas dentro e fora da organização. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação.

72 Os dez papéis do administrador
Papéis decisórios: Envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção. Estes papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões.

73 Os dez papéis do administrador
Categoria Papel Atividade Interpessoal Representação Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes, assina documentos legais Liderança Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados Ligação Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas, reuniões.

74 Os dez papéis do administrador
Categoria Papel Atividade Informacional Monitoração Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais Disseminação Envia informação para os membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos. Porta-voz Transmite informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios e memorandos.

75 Os dez papéis do administrador
Categoria Papel Atividade Decisorial Empreendimento Inicia projetos, identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades de idéias para outros. Resolução de Conflitos Toma ação corretiva em disputas ou crise, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e mudanças. Alocação de recursos Decide a quem atribui recursos. Programa, orça e estabelece prioridades. Negociação Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.

76 Perspectivas Futuras da Administração
Fim da forma organizacional de hoje (organização burocrática); Surgimento de novas arquiteturas organizacionais adequadas às novas demandas da era pós-industrial.

77 Fatores que Provocam Profundos Impactos sobre as Organizações
Crescimento da organizações; Concorrência mais aguda; Sofisticação da tecnologia; Taxas elevadas de inflação; Globalização da economia e internacionalização dos negócios; Visibilidade maior das organizações.

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84 AVALIAR Função de verificação de os dados levantados nas fases de Prever e Planejar estão seguindo da forma inicialmente estabelecida e estabelecer medidas corretivas para a obtenção dos objetivos

85 Administração na história
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. A Administração das Civilizações Antigas As primeiras contribuições militares A Igreja Católica A Administração Medieval A Revolução Industrial Pioneiros dos Estudos da Administração Prof. Virginia

86 CIVILIZAÇÕES ANTIGAS A Suméria
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Documentos mais antigos (~5000 anos) Sacerdotes (templos) por meio de imenso sistema tributário, coletavam e administravam grandes somas de bens e valores Estes sacerdotes prestavam contas ao sumo sacerdote. Organizações religiosas eram “imortais” Desenvolvimento sistema de escrita (utilizada para controle financeiro Prof. Virginia

87 CIVILIZAÇÕES ANTIGAS O Egito
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Construção de Quéops (100 mil homens, 2,3 milhões de blocos com peso médio de 2,5 ton cada) Atualmente, isso equivale à adm e esforços de uma cidade-empresa de hab. num período de 20 anos. Planejamento / organização / controle são antigos (não do século XX) pois havia necessidade de resolver problemas de Transporte / alojamento / Administração M-d-O organizada=>Tarefas estarrecedoras Pensamento Administrativo => “literatura egípcia” Práticas e princípios (autoridade, responsabilidade, descrição de tarefas) Controle de operações de grande escala Os adm. Egípcios reconheceram o valor do planejamento e o uso de conselheiros. Importância da especialização na organização total. Nenhum comerciante podia se dedicar a um ramo de comércio que não tivesse sido transmitido por seus pais. Prof. Virginia

88 TRECHOS DA LITERATURA EGÍPCIA
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Liderança “Se és um líder comandando os negócios da multidão, busca para ti próprio os efeitos benéficos, até que o empreendimento fique livre de erros. A verdade é grande e sua eficácia é duradoura. A malfeitoria nunca levou um empreendimento a bom porto” Planejamento e conselheiros Declara o teu negócio sem encobrimento, nem disfarces. Deve-se dizer francamente o que se sabe e o que não se sabe. O chefe deve ter em mente os dias que estão por vir. Grande é aquele cujos conselheiros são grandes Prof. Virginia

89 CIVILIZAÇÕES ANTIGAS A Babilônia
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Império babilônico desenvolvido no vale dos rios Tigre e Eufrates. Reinado de Hamurabi cidades mantiveram a paz e criaram leis para: propriedade pessoal, rural, comércio, negócios, família e trabalho. Estas leis formaram o Código de Hamurabi = pensamento administrativo que vigorou de 2000 a 1700 a.C. (salário mínimo, controle, responsabilidade) Código Acadiano de Eshnunna ( controle de preços e penalidades criminais) acredita-se anterior ao código de Hamurabi. Declínio por anos até Nabucodonosor em 604 a.C. => Fábricas têxteis => controle da produção e salários-incentivo Prof. Virginia

90 CIVILIZAÇÕES ANTIGAS A China
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Antigos documentos, de Chow e de Mencius, indicam Princípios relacionados ao planejamento, organização, direção e controle. Constituição de Chow (escrita aprox. em 1100 a.C.) catálogo de servidores civis do Imperador Descrevia poderes, atribuições e responsabilidades do primeiro ministro Mencius (500 a.C.) = normas de operação Especialização (hereditariedade) A Arte da Guerra de Sun Tzu (500 a.C) Tratado de guerra Bom para militares e administradores pois tratava de planejamento e direção Seleção científica de trabalhadores por exames (120 a.C.) Confúcio ( a.C.) deixou ensinamentos morais e um sistema de mérito para os cargos governamentais. Na dinastia Han (206 a.C – 220 d.C.) os exames de mérito tiveram início baseados nos conselhos de Confúcio. Prof. Virginia

91 CIVILIZAÇÕES ANTIGAS A Grécia
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Desenvolveu o Governo democrático e originou o método científico Princípio “a produção máxima se obtém por meio do uso de métodos uniformes, com ritmo estipulado e algo mais” (música). Este princípio influenciou Taylor, Gilbreth, Fayol e etc Xenofonte (discípulo de Sócrates – sec V a.C.) => Homem de negócios x bom general Ramos do comércio = Hereditários Platão determinou que o homem não deveria trabalhar a madeira e o ferro ao mesmo tempo. Prof. Virginia

92 CIVILIZAÇÕES ANTIGAS Roma
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Controle sobre 50 milhões de pessoas abrangendo um território que se estendia da Grã-Bretanha até a Síria incluindo parte da Europa e o norte da África. Má administração provocou sua queda Primeira experiência mundial de organização de um grande império Dispersão geográfica x fidelidade / pagamento / controle de impostos Diocleciano (284 d.C): Centralização x descentralização Delegação de autoridade dividindo o império em: 101 Províncias, 13 dioceses, 4 grandes divisões geográficas Nomeou 3 assistentes: 1 com título de “Augusto” e 2 com título de “César” Nomeou “vigários” para o gov. das dioceses e “governadores” para as “províncias” Administração rural = Tratados de Catão/Varrão Catão: Controle sobre as contas Varrão (viveu entre 116 e 28 a.C.): Seleção de pessoal na agricultura Prof. Virginia

93 CIVILIZAÇÕES ANTIGAS Os Hebreus
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Moisés Líder hebreu e administrador com habilidades: governo, legislação e relações humanas Preparou, organizou e conduziu o êxodo dos hebreus, libertando-os da escravidão egípcia. Realizou um trabalho de seleção, adestramento e organização do pessoal para o êxodo por meio do princípio da delegação e do princípio da exceção Eles julgarão toda a questão de pouca monta, mas toda a questão importante ser-vos-á trazida Prof. Virginia

94 AS PRIMEIRAS CONTRIBUIÇÕES MILITARES
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Ciro (líder militar grego a.C) Pensamento estratégico / Planejamento Especificidade do trabalho / clareza nas instruções / boas relações do trabalho Ordem / colocação e uniformidade de ações Estudos de movimento, layout e manipulação de materiais Divisão do trabalho, unidade de direção, de comando e de ordem (um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar) Equipe, coordenação e unidade de propósito Administrar exército = país Alexandre o Grande ( a.C.) rei da Macedônia situada ao norte da Grécia Disciplina, delegação de autoridade e reconhecimento das diferenças entre pessoal de linha e de staff Influenciaram Aníbal, César e Napoleão Prof. Virginia

95 TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM.
A IGREJA CATÓLICA TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Organização formal mais antiga que se tem notícia Herança do Império Romano Enquanto a fé cristã se espalhava novas seitas cresciam e surgiam os primeiros indícios de uma teologia jovem diferente Necessidade de definição de objetivos, doutrina, conduta cristã e condições para se tornar membro (centro Papa) Conflito centralização x descentralização Igrejas Ocidental e Ortodoxa(1054 dC) e a reforma protestante Prof. Virginia

96 A ADMINISTRAÇÃO MEDIEVAL
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Arsenal de Veneza (séc. XV): Cidade-estado florescente com frota mercante privada => Estaleiro = 2000 trab Seu propósito:fabricar e montar galeras de guerra, armas e equip.; armazenar materiais até sua utilização; consertar e reequipar navios já manufaturados Linha de montagem, RH, padronização, controle contábil, de estoques, de custos, armazenamento Sistema Feudal (de 476 a.C. a ~1450): Rei possuia toda a terra / senhor feudal / servo(hereditários) Não era permitido a mobilidade social Sistema Fabril: Surgimento (artesãos: mestre / jornaleiro / aprendiz) Organização dos ofícios (associações mestres) Declínio das guildas(associação de operários, comerciantes e artesãos) (transporte, energia, novos empregos) O Sistema da indústria caseira: entre artesanato e indústria fabril (matéria prima na casa para produtos intermediários) O sistema fabril ( ): Concorrência entre os sistemas Prof. Virginia

97 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Inglaterra (final do séc XVIII) Início do avanço tecnológico Substituição do trabalho humano pela máquina Fonte de energia: Motor a vapor mais barata e eficiente aperfeiçoado por James Watt) Reduziu custos de produção / preços e expandiu mercados Invenções / Capital / m-d-o / máquinas Problemas com m-d-o (analfabetismo e habilidades) Treinamento (oral, demonstração, tentativa e erro) Disciplina e motivação (incentivo positivo, sanções negativas e incorporação de hábitos corretos) Três fases: Inglaterra (1760 a 1850); Europa. América e Ásia (1850 a 1900); Grandes conglomerados industriais (de 1900 até hoje) Prof. Virginia

98 PIONEIROS DOS ESTUDOS DA ADMINISTRAÇÃO
TO-01 – Antecedentes Históricos da ADM. Adam Smith ( ): Divisão do Trabalho e o controle (A Riqueza das Nações) Robert Owen ( ): problemas humanos da industrialização (monitor silencioso) Charles Babbage ( ): “Máquina de diferença”(1822); “motor analítico”(1833); pesquisa operacional; relação trabalhador x dono da fábrica (participação nos lucros e programas de melhorias) Daniel McCallum ( ): Administração de ferrovias (superintendente geral) Henry Poor ( ): sistema (antes de Taylor); reconhecimento (antes de Mayo); liderança (antes de Argyris) Prof. Virginia

99 Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª Edição, Revista e Atualizada. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004.

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101 Obrigado

102 BOA NOITE OBA !!!...


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