A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Júlia Vieira Duarte Nº12 4ºano B

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Júlia Vieira Duarte Nº12 4ºano B"— Transcrição da apresentação:

1 Júlia Vieira Duarte Nº12 4ºano B
Vida de abelha Júlia Vieira Duarte Nº12 4ºano B

2

3 Por que os vegetais são produtores?
Nos níveis tróficos (alimentares), as plantas são normalmente a base,pois são os produtores,ou seja seres que realizam fotossíntese e produzem seu próprio alimento, as plantas são chamados de produtores pois as mesmas são a base dos níveis tróficos.

4 Polinização Polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para a outra, ou para o seu próprio estigma.É através deste processo que as flores se reproduzem. Transporte do pólen A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras:através do auxílio de seres vivos (abelhas,borboletas,besouros,morcegos,etc).

5 Como vivem as abelhas? As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias.Elas são conhecidas há mais de anos e mais se prestam para a polinização,ajudando enormemente a agricultura,produção de mel,geléia real,própolis e pólen,são as abelhas pertencentes ao gênero Apis. Inseto laborioso,disciplinado,a abelha convive num sistema de extraordinária organização de colméia existem cerca de abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha,dezenas de milhares de operárias.

6 De que maneira as abelhas fabricam mel?
Uma abelha inicia o processo de produção de mel,quando colhe o néctar de uma planta.Essas abelhas são chamadas de Abelhas Campeiras.Além de uma espécie de bomba de sucção elas possuem uma região no estômago reservada para a estocagem do néctar.O néctar é uma maneira de encorajar insetos a visitar uma flor.No processo de colher o néctar,o inseto transfere grãos do pólen de uma flor para a outra,polinizando-a.

7 A defesa da abelha. Embora não possuam ferrão desenvolvido, os meliponíneos são capazes de defender suas colônias de forma passiva, construindo seus ninhos em locais de difícil acesso, como troncos com paredes grossas, cavidades profundas no solo, dentro de ninho de insetos agressivos, por exemplo formigas, ou como faz Partamona, construindo junto à entrada do ninho um vestíbulo que dificulta a entrada de inimigos.

8 Como é a Colméia? Como é uma colméia?
A colméia dita racional é uma caixa, ou um conjunto de caixas empilháveis, dispostas sobre um fundo (ou chão) e cobertas por uma tampa (ou teto). Geralmente, é feita de madeira. Dentro das caixas, ficam os quadros (ou caixilhos), que são estruturas retangulares, como molduras, destinadas a conter os favos feitos pelas abelhas. Esse é o modelo moderno básico, mas inúmeros outros são possíveis. No passado, as colméias eram cestos de palha emborcados. Caixas comuns, sem quadros, também foram usados por décadas.

9 Porque o mel é benéfico a nossa saúde?
Os benefícios do mel envolvem o fortalecimentos do sistema imune,auxiliar do processo de digestão e também atuar no melhorando e funcionamento do intestino porque tem enzimas que estimulam os movimentos intestinais. O mel é o único alimento doce que contém proteínas e sais minerais como potássio e magnésio que são importantes para a saúde. O mel é um alimento considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante. 

10 O que podemos fazer com o mel?
Uma dica: um alimento que nunca estraga é o mel, recentemente, no Egito, foi localizado mel ainda dos tempos dos faraos em perfeito estado de conservação. Uma das grandes vantagens do mel é que ele se auto-conserva sem a necessidade de conservantes, acidulantes, etc.

11 Quem cuida das abelhas? Quem cuida das abelhas é o apicultor.

12 Escreva uma mensagem sobre as flores ou a natureza.Ilustre.
A natureza é muito importante para o meio ambiente,quando as pessoas não cuidam bem dela muitos animais morrem por não terem mais um habitat e ás vezes eles tem que irem para outro lugar mais assim eles morrem do mesmo jeito, e se o ser humano cortarem bastante árvores e plantas nós também podemos morrer porque é das plantas que tem o oxigênio


Carregar ppt "Júlia Vieira Duarte Nº12 4ºano B"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google