A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é ética? Aluna: Adriely Cristine Parré Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é ética? Aluna: Adriely Cristine Parré Marques"— Transcrição da apresentação:

1 O que é ética? Aluna: Adriely Cristine Parré Marques
1º A- Administração Os Problemas da ética Referência bibliográfica: VALLS, Álvaro L. M. O QUE É ÉTICA. São Paulo: Brasiliense, 2005 (Coleção Primeiros Passos). 1. Os problemas da ética.

2 Introdução A ética é o estudo e investigação detalhada das ações e costumes que formam uma sociedade; Ela pode ser dita como a “própria vida”, por meio dos costumes denominados corretos;

3 Introdução II Objetivos:
Diferenciar os problemas éticos; Conhecer os colaboradores destaques do tema; Compreender as questões éticas.

4 Problemas teóricos da ética:
Gerais: liberdade, consciência, bem, valor, lei, entre outros; Específicos(aplicação concreta): ética profissional, política, sexual, matrimonial, entre outros...

5 Costumes éticos Para a ética o que seria um comportamento correto?
Até que ponto e que tempo certos costumes são aceitos como corretos ou éticos?

6 Teorias éticas Compreensão da distancia entre as doutrinas éticas escritas por filósofos , entre os costumes reais e as diferentes classes; “ Não são apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro” ( Valls, 1994, p.13 )

7 Sócrates: “ O fundador da Moral”;
Tinha como base sua convicção pessoal; Primeiro pensador da subjetividade;

8 Kant Dever ou obrigação moral: necessidade para uma liberdade;
Igualdade entre os homens= ética universal; Imperatividade Categórico: é o dever de toda pessoa agir conforme os princípios que ela quer que todos os seres humanos sigam, pois assim se torna uma lei da natureza humana.

9 Conclusões do autor Para o autor, atitudes éticas parte do princípio de que o homem é estimulado em seu comportamento através dos costumes dados como corretos pela sociedade, mesmo que certos comportamentos sejam provisórios. Mas mesmo assim, a ética tem sido também uma reflexão teórica, com uma “validade universal”

10 Conclusão Em todos os dias, nossas vidas, nossas relações pessoais e profissionais, nossas atitudes são moldadas por comportamentos e conceitos que "moram" dentro de nós. Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, porque ela nos aproxima da realidade e· nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida.


Carregar ppt "O que é ética? Aluna: Adriely Cristine Parré Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google