A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo."— Transcrição da apresentação:

1 “REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Refletir sobre o papel e ações da escola na redução da baixa frequência escolar;  Criar estratégias que possam transformar as rotinas escolares de modo a abolir situações de faltas para que não se transforme em abandono escolar.

3 Considerando que o Diretor Escolar é o organizador e articulador das ações na escola, como organiza-la no sentido de superar as dificuldades na redução dos índices de baixa frequência?

4 Fatores externos  Dinâmica familiar, infra estrutura, falta de acesso aos serviços e recursos...  Conexão com os programas e serviços do território; parceiros do território: CRAS,UBS-UPA, Fundação Criança;  Entidades de garantia e defesa de direitos: CT, Promotoria.

5 Fatores Internos Fortalecer as relações: aluno-professor / aluno-aluno, aluno-aprendizagem.. Qualificação do PPP = conexão da proposta com a realidade dos alunos: Princípios e valores éticos Caracterização da comunidade escolar = organização das rotinas, espaços, tempos, pessoas,.. Gestão democrática = participação ativa da comunidade escolar por meio do Conselho de Escola Concepção de que a escola pertence a comunidade Participar e incentivar a comunidade à participação nos espaços de construção de políticas

6 Conselho Tutelar  GARANTIA DE DIREITOS Quais Direitos? vida, educação, saúde, lazer, cultura, convivência familiar e comunitária, segurança e assistência social ;  Após esgotar os recursos escolares notificar ao CT a baixa frequência escolar.

7  APRESENTAÇÃO E RETOMADA DA FICHA DE ENCAMINHAMENTO

8 PLANO DECENAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO Lei 12.594 de 18 de janeiro de 2012 Instituiu o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo)

9 MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS Prestação de Serviços à Comunidade – artigo 117 do ECA Liberdade Assistida - artigo 118 do ECA Semiliberdade – artigo 120 do ECA Internação - artigo 121 do ECA Como melhorar o acolhimento dos menores em cumprimento de medidas ? - Construção de ações de acolhimento com a equipe da escola.

10 Encaminhar até o dia 10/06/2015 A/C – Supervisora Sílvia


Carregar ppt "“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google