A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedades nativas da América. Maias Habitavam a região da península de Yucatán. Hoje: Guatemala, Honduras e sul do México.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedades nativas da América. Maias Habitavam a região da península de Yucatán. Hoje: Guatemala, Honduras e sul do México."— Transcrição da apresentação:

1 Sociedades nativas da América

2 Maias Habitavam a região da península de Yucatán. Hoje: Guatemala, Honduras e sul do México.

3 Os maias atingem seu desenvolvimento entre os séculos IV e X. Base da economia: agricultura! (feijão, tomate, batata, mandioca, algodão, cacau, abóbora e abacate) Nunca formaram um grande império, mas construíram grandes cidades. Formaram cerca de cinquenta cidades- estado. Cada uma com seu próprio governo e suas leis.

4 Nas cidades-estado havia um centro cerimonial (principais construções) e as áreas agrícolas. As pirâmides maias eram templos!

5 A cultura maia era rica e variada. Tinham conhecimento de astronomia, matemática e engenharia. Não possuíam escrita fonética. A escrita maia era composta por hieróglifos. (não foram totalmente decifrados)

6 A sociedade maia era hierarquizada. Governante máximo: Hunac Ceel (representante dos deuses) Nobres e sacerdotes: ajudavam o governante máximo a dirigir a cidade-estado. Artesãos e trabalhadores livres Agricultores. A população deveria pagar impostos: parte do que produziam ou com trabalhos gratuitos para o governo.

7

8 Astecas ou Mexicas Viveram no norte da Mesoamerica e região central do México. Hoje: México e sul dos EUA. (Nevada, Colorado, sul da California)

9 Povo guerreiro Em 1325 fundaram TENOCHTITLÁN, a capital. (Em 1521 foi dominada pelos espanhóis) Conquistaram povos que viviam na região e cobravam impostos. (ouro, alimentos ou produtos) Formaram um poderoso império.

10 Sociedade Imperador (semi divino) Nobres (sacerdotes, altos funcionários e militares) Comerciantes Artesãos Agricultores e soldados Escravos (prisioneiros de guerra ou condenados pela justiça)

11 Eram politeístas Mantinham um exército sempre pronto para a guerra! Os guerreiros possuíam muito prestígio social. Os Astecas tinham paixão pelo esporte. Desenvolveram tratamentos eficientes de saúde com base no conhecimento da fauna e da flora locais.

12

13 Civilização Nazca

14

15

16

17

18 Incas A civilização Inca formou um poderoso Império na América (século XV) com administração em Cuzco. Hoje : Andes, Chile, Colômbia, Peru, Bolivia, Equador e Chile.

19 Possuíam agricultura desenvolvida com sistemas de canais de irrigação.

20 Sociedade Inca (Imperador semi-divino) Sacerdotes e chefes militares (nobres) Artesãos, médicos, soldados, funcionários do Império. Na época de colheita, a maior parte dos trabalhadores ficavam responsáveis pelos trabalhos no campo.

21 Os Incas eram ótimos construtores. (fortalezas, templos, santuários, terraços agrícolas e estradas)

22

23

24

25

26

27

28

29 Indígenas no Brasil No século XV existiam, no Brasil, cerca de 3 milhões de Indígenas. O território brasileiro possuía uma grande diversidade de grupos indígenas. Antes dos europeus, os indígenas estavam agrupados em cerca de 900 grupos diferentes. (Tupinambas, carijós, xavantes, tupiniquins...) Cada grupo possuía sua própria língua, organização, costume, crença etc.


Carregar ppt "Sociedades nativas da América. Maias Habitavam a região da península de Yucatán. Hoje: Guatemala, Honduras e sul do México."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google