A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agricultura Biológica Acadêmicas: Maria Universina Cardona, Renata Peçanha Cardoso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agricultura Biológica Acadêmicas: Maria Universina Cardona, Renata Peçanha Cardoso."— Transcrição da apresentação:

1 Agricultura Biológica Acadêmicas: Maria Universina Cardona, Renata Peçanha Cardoso.

2 INTRODUÇÃO A agricultura biológica é um modo de produção que produz alimentos e materiais com qualidade, saudáveis, de forma sustentável. Essa agricultura não faz mau ao ecossistema a que pertence.

3 Em contraste com os métodos agrícolas mais modernos, a Agricultura Biológica apresenta-se uma alternativa “naturalista” que se baseia no uso da rotação de culturas, de estrume e composto como adubo e do recurso a métodos biológicos, culturais e físicos de controlo de pragas, rejeitando o recurso a químicos de síntese com efeitos nocivos para o Ambiente.

4 ONDE É ENCONTRADA Dados relativos a 2010 Área mundial de cultivos de Agricultura Biológica: 37 milhões de hectares. Produtores:1,6 milhões Oceânia: 12,1 milhões de hectares (32,8%) Europa: 10 milhões de hectares (27,0%) América Latina: 8,4 milhões de hectares (22,7%) Ásia: 2,8 milhões de hectares (7,5%) América do Norte: 2,7 Milhões de hectares (7,2%) África: 1,1 milhões de hectares (2,9%) em África.

5 EXEMPLOS EM PRÁTICA Rotação de cultura Adubos verdes Compostagem Consociações PRINCÍPIOS DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Saúde – Alimentos nutrivos, qualidade, seres vivos. Ecologia - Criação de habitats, manutenção da diversidade genética e agrícola. Justiça: Contribuir para a soberania alimentar, respeito pela qualidade de vida. Precaução: Responsabilidade e transparência no desenvolvimento de métodos e tecnologias aplicáveis em Agricultura Biológica.

6 FIGURAS

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVEZ. F A.; Agricultura Biológica - A afirmação de um Movimento de reaproximação da Natureza CRISTÓVÃO, A.; PEREIRA, E F. Agricultura Biológica: Uma Alternativa para Trás-os-Montes? Revista Estudos Transmontanos. Guia dos Produtos de Qualidade 2000. Lisboa: Ligalu Edições. Naturalink.com - Pode a Agricultura Biológica Alimentar o Mundo? De Angeles Parra, Secretária-Geral da VIDA SANA. Acesso: 01 de maio.


Carregar ppt "Agricultura Biológica Acadêmicas: Maria Universina Cardona, Renata Peçanha Cardoso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google