A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS"— Transcrição da apresentação:

1 ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS

2 LABORATÓRIO CLÍNICO Objetivo : Suporte clínico  melhor entendimento do paciente e da patologia. Atuação aplicada à: Prevenção. Diagnóstico. Tratamento de doenças. Acompanhamento da evolução .

3 LABORATÓRIO CLÍNICO Responsabilidade Técnica: Biólogo*** Biomédico
Farmacêutico Médico Patologista Clínico Veterinário

4 O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Áreas de atuação no laboratório: Exames laboratoriais para o diagnóstico. Gerenciamento de laboratórios. Assessoria em análises clínicas. Controle de qualidade. Magistério superior. .

5 O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Entidades empregadoras: Unidades hospitalares públicas ou privadas. Laboratórios privados de análises clínicas. Laboratórios universitários. Clínicas privadas.

6 O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Conhecimentos necessários para atuar em um LAC: Bioquímica básica e clínica. Hematologia clínica e suas subclasses, tais como imuno-hematologia. Microbiologia básica e clínica . Imunologia básica e clínica.

7 O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Endocrinologia básica e clínica. Conhecimento dos líquidos biológicos e derrames cavitários, tais como urina, líquor, esperma, etc. Parasitologia básica e clínica. Citologia e citopatologia.

8 O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Biologia molecular. Controle interno e externo da qualidade laboratorial.

9 COLETA DE MATERIAIS Setor de Coleta de Materiais:
Setor onde são realizadas as mais diversas coletas de materiais biológicos tais como sangue, secreções, urina, etc.

10 HEMATOLOGIA Hematologia  origem grega.
Haima (de haimatos) = "sangue“. Lógos = "estudo, tratado, discurso". Hematologia: ciência que estuda o sangue. Elementos figurados do sangue: eritrócitos (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos). Coagulação.

11 HEMATOLOGIA

12 SOROLOGIA / IMUNOLOGIA
Imunologia: ramo da biologia que estuda o sistema imunológico. Funcionamento do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não. Setor que visa o diagnóstico de patologias através da detecção de reações antígeno-anticorpo.

13 SOROLOGIA / IMUNOLOGIA
Anticorpo x Antígeno

14 PARASITOLOGIA Parasitologia: ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. São realizadas técnicas para exame parasitológico de fezes, visando a pesquisa de parasitos nas fezes, além de outros exames. Parasitas: Protozoários. Helmintos (nematelmintos e platelmintos). Artrópodes  ectoparasitas.

15 PARASITOLOGIA .

16 MICROBIOLOGIA Microbiologia: ciência que estuda os microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus. Setor que visa identificar os agentes infecciosos responsáveis pelos mais diversos tipos de infecções causadas por bactérias e fungos.

17 MICROBIOLOGIA Divisões: Bacteriologia. Virologia. Micologia.

18 BIOQUÍMICA Bioquímica: ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Trata da estrutura e função metabólica de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas. Analitos  marcadores de diversas patologias. Exemplos: Dosagem de glicose  diagnóstico de diabetes mellitus. Dosagem de uréia  diagnóstico de insuficiência renal.

19 URINÁLISE Urinálise: é uma subespecialidade da patologia clínica que visa a análise da urina para fins diagnósticos e prognósticos, sobretudo no que se refere às patologias do trato urinário. são realizadas as análises físicas, químicas e microscópicas da urina, dosagens e testes na urina.

20 URINÁLISE

21 BIOLOGIA MOLECULAR Biologia Molecular: é o estudo da Biologia em nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas.

22 BIOLOGIA MOLECULAR Setor de Biologia Molecular:
Investiga as interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese protéica. Obtenção, identificação e caracterização de genes.

23 CITOPATOLOGIA Citopatologia: é o estudo das células e suas alterações em casos patológicos.

24 CITOPATOLOGIA Exame citopatológico  preventivo ginecológico:
Avaliação morfológica celular  detecção de uma pré-malignidade. Papanicolaou ou preventivo de câncer de colo uterino.

25 ENDOCRINOLOGIA Endocrinologia: especialidade médica que estuda as desordens do sistema endócrino e suas secreções específicas chamadas hormônios.

26 CONTROLE DE QUALIDADE Setor responsável pela política de qualidade do Laboratório. Política da Qualidade: Garantir a satisfação dos pacientes com serviços; Colaborar para melhoria da qualidade dos serviços prestados; Oferecer aos seus profissionais oportunidades de desenvolver um trabalho com qualidade.

27 MERCADO DE TRABALHO Mercado amplo e muito promissor.
Grande quantidade de biólogos inseridos nessa área.

28 OBRIGADO


Carregar ppt "ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google