A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pessoas: Criatividade e Inovação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pessoas: Criatividade e Inovação"— Transcrição da apresentação:

1 Pessoas: Criatividade e Inovação
Fabiana Nobre da Silva Ingrid Corrêa Lucélia Fonseca Amaral Monyque Popenga de Melo Rodrigo Lenhard Sabrina Corrêa Viviani C. Espindola

2 SUMÁRIO 1. Breve Introdução 2. Conceitos: Inovação e Criatividade
3. Pessoas: Criatividade e Inovação 4. Criatividade e Inovação nas Organizações 5. Importância da Inovação para competitividade das empresas

3 SUMÁRIO 6. Características de um ambiente propício a inovação e seus fatores 7. Transformar idéia em inovação 8. Critérios e estratégias na adoção de novas tecnologias 9. Resistência a mudança 10. Considerações Finais 11. Referências

4 1. INTRODUÇÃO Para algumas pessoas criatividade envolve talentos extraordinários. Muito do que se olha hoje como trivial e corriqueiro, já foi considerada uma notável invenção. Tem-se presenciado criatividade em todos os setores de atividade como: comércio, artesanato, parques de diversão, etc. Porém, há divergências sobre a definição de criatividade e inovação, mas todos concordam que o importante é abraçar a causa e usá-la como uma valiosa ferramenta competitiva.

5 2. CONCEITOS: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Inovar é desenvolver uma criatividade com uma utilidade, é assim, de maneira simples, podemos definir inovação. A inovação e a criatividade dominam o mercado mundial, admitindo grande importância, no mundo globalizado. Criatividade é um processo de evolução, criação, que resulta em um produto novo, que é aceito como útil por um número de pessoas por algum tempo. É importante salientar que a criatividade ou inovação sem ações empreendedoras será apenas uma simples “idéia” sem vantagens lucrativas.

6 3. PESSOAS: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
O desenvolvimento da criatividade requer o abandono da zona de conforto de maneira a propiciar a libertação dos bloqueios que impedem o uso da capacidade mental. Com este enfoque, surge a grande barreira que é a perda da criatividade inerente ao amadurecimento na maioria dos seres humanos. Parece que com o passar do tempo sofremos transformações para pior no quesito criatividade. Teste aplicados pela NASA: jovens: 3 a 5 anos / 98% - 10 anos / 30% - 15 anos / 12% - Teste similar: adultos / 2%

7 4. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
O Ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindo um foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. Criatividade e inovação são importantes?

8 5. IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS
É importante inovar devido a velocidade com que as mudanças acontecem no ambiente. Estas serão competitivas se conseguirem encontrar as formas e mecanismos adequados, agregando valor ao seu produto ou serviço, buscando alcançar o que o cliente deseja. Desta forma, a inovação tecnológica é indispensável para continuar no âmbito competitivo, a qual deve ser analisada através da identificação das variáveis e implicações.

9 6. CARACTERÍSTICAS DE UM AMBIENTE PROPÍCIO A INOVAÇÃO E SEUS FATORES
> Abreu e Lezana focam a capacidade gerencial, buscam analisar o indivíduo, suas criatividades, como estimulá-la, não deixando de analisar também o ambiente. Fatores Inibidores: - Menosprezar a inteligência - Aplicar de forma errada a criatividade Fatores Facilitadores: - Gerentes que criem condições para a prática da criatividade. - Reconhecimento pela ação do indivíduo.

10 7. TRANSFORMAR IDÉIA EM INOVAÇÃO
As condições ambientais que tem influência direta na transformação de uma idéia em inovação. Variáveis sociais, políticas, econômicas do ambiente e mecanismos para controlar estas variáveis. Se eu não fizeste estas atividades desta forma, de que forma faria? Como poderei agregar valor as atividades que executo? Que outros produtos ou serviços posso criar a partir do que já existe?

11 7. TRANSFORMAR IDÉIA EM INOVAÇÃO
Entenda o processo: - Motivação – tenha um objetivo e trace desafios - Preparação – Defina metas, desconsidere formas e caminhos, levante informações. - Incubação – Confine-se, deixe o inconsciente trabalhar. - Iluminação – Registre a idéia. - Elaboração – Plano de ação, avaliação. - Ação – Atacar - Avaliar – Quantitativo e qualitativo.

12 9. RESISTÊNCIA A MUDANÇA

13 9. RESISTÊNCIA A MUDANÇA > KOTTER cria uma metodologia para lidar com a resistência a mudança, colocando uma série de abordagens num continuum, mostrando quanto elas deverão ser utilizadas, assim como suas vantagens e desvantagens.

14 11. REFERÊNCIAS Disponível em: < >. Acesso em: 11 outubro 2009. SIQUEIRA, Jairo. Criatividade e inovação. Disponível em: < criatividadeaplicada.com>. Acesso em: 11 outubro 2009. SIQUEIRA, Jairo. Criatividade e inovação. Disponível em: < criatividadeaplicada.com/treinamentos>. Acesso em: 11 outubro 2009. ALVES, Luiz. Inovação e Criatividade. Disponível em: < Acesso em: 12 outubro 2009.

15 11. REFERÊNCIAS FELIPPE, Maria Inês. Criatividade e inovação com foco em resultados. Disponível em: < Acesso em: 12 outubro 2009. HOLANDA, Fátima. Criatividade e inovação – O verdadeiro diferencial das empresas. Disponível em: < Acesso em: 12 outubro 2009. CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde, Msc. Criatividade e Inovação.

16 “ O RESPLENDOR DA INOVAÇÃO REINA NAQUELE CAPAZ DE MUDAR AQUILO QUE AS PESSOAS ACHAM QUE NÃO PODE SER MUDADO.”


Carregar ppt "Pessoas: Criatividade e Inovação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google