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Redação publicitária I

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Apresentação em tema: "Redação publicitária I"— Transcrição da apresentação:

1 Redação publicitária I
Prof. Graziela Mello Vianna

2 Criatividade 1- Localizar o problema; 2- Solução de problemas; 3- Persuasão do consumidor potencial.

3 O Que é Criatividade ? Criatividade é solução de problemas. Só cria quem sabe identificar problemas e se propõe a solucioná-los.

4 O QUE É UM ANÚNCIO CRIATIVO?
Relação de cumplicidade com o consumidor; Entendimento implícito que, decifrado, encanta o consumidor e, assim cria o desejo de compra, a adesão à marca ou à imagem da empresa.

5 O QUE É UM ANÚNCIO CRIATIVO?

6 O QUE É UM ANÚNCIO CRIATIVO?

7 O QUE É UM ANÚNCIO RUIM? Anúncio que gera uma expectativa criativa não concretizada. É a criatividade que: • Não se entende • Gera um entendimento esquisito ou uma imagem ruim • Não tem força de convencimento – não trabalha com a verdade

8 O que é um anúncio ruim?

9 COMO SER CRIATIVO? Criar não é tão difícil que seja exclusividade de gênios iluminados, nem tão fácil que possa ser feito a qualquer momento.

10 Existe uma postura criativa  disposição para resolver problemas.
COMO SER CRIATIVO? Não existe uma fórmula para criar. Existe uma postura criativa  disposição para resolver problemas. A “angústia do papel em branco”.

11 Exige senso de adequação e pertinência.
COMO SER CRIATIVO? Criatividade exige paixão sincera. Exige senso de adequação e pertinência.

12 Adequação Antes de se preocupar em dizer de uma forma interessante, é preciso pensar: o conteúdo é adequado? Todo anúncio deve ter um conceito claro – afirmação principal sobre o produto ou serviço.

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15 Criatividade LIMITAÇÕES PARA CRIAÇÃO O produto
O produto O próprio problema e outras informações do briefing O planejamento de ações comunicacionais A verba

16 Criatividade A(s) mídia(s) O que já foi feito pelo cliente
LIMITAÇÕES PARA CRIAÇÃO A(s) mídia(s) O que já foi feito pelo cliente O que já foi feito pela concorrência O prazo de criação O prazo de produção O cliente

17 Criatividade Seus parceiros de criação
LIMITAÇÕES PARA CRIAÇÃO Seus parceiros de criação O próprio criador – seu repertório cultural O público-alvo, inclusive seu repertório cultural A legislação e a ética

18 Processo de criação 1- Preparação
Reunir informações sobre o produto ou serviço (briefing, observar o produto, os contextos em que se insere)

19 Processo de criação Briefing de criação
Documento que reúne informações que procuram direcionar, nortear e selecionar o caminho do conteúdo da mensagem da campanha para a criação.

20 Processo de criação Briefing de criação É oriundo do setor de Planejamento da agência, definido juntamente com o cliente. Traz o que deve ser dito – conteúdo –, para a elaboração de como deve ser dito – forma.

21 Processo de criação Briefing de criação -Profissionais de criação podem participar de reuniões de briefing. Não se deve bajular o cliente, mas “apertá-lo” de modo a obter o máximo de informações. Saber o que o cliente quer, mas questionar: é certo?

22 Processo de criação Anotar tudo. Fazer perguntas surpreendentes.
Briefing de criação Anotar tudo. Fazer perguntas surpreendentes. Se necessário, fazer pesquisas, informais ou formais. Um briefing deve responder claramente à pergunta: o que você quer? Deve ter foco.

23 Processo de criação 2- Incubação
Período de se desligar do problema, após o levantamento das informações.

24 Processo de criação 3- Iluminação Surgimento da idéia

25 Processo de criação Perguntas para criar: O que quero dizer?
Qual palavra resume o produto? E seus sinônimos? O que não posso dizer de forma alguma?

26 Processo de criação O apelo de venda é racional ou emocional?
Perguntas para criar: O apelo de venda é racional ou emocional? O que a empresa vende, concretamente? O que vende, simbolicamente?

27 Por que alguém compraria isso?
Processo de criação Perguntas para criar: Por que alguém compraria isso? Por que compraria essa marca e não a concorrente?

28 Processo de criação Perguntas para criar: Como irá ficar o consumidor após adquirir aquele produto? Posso criar uma comparação para isso? Posso criar uma história ou um personagem para demonstrar isso?

29 Processo de criação Perguntas para criar: Como é o consumidor sem esse produto? Posso criar uma comparação para isso? Posso criar uma história ou um personagem para demonstrar isso?

30 Processo de criação Perguntas para criar: Como dizer a idéia principal na linguagem do consumidor – usando referências do universo dele? Como dizer a idéia principal de maneira forte, impactante?

31 Processo de criação Posso usar um apelo sexual?
Perguntas para criar: Como elogiar a inteligência ou sensibilidade de quem compra o produto? Posso usar um apelo sexual? Posso explorar a logomarca?

32 Processo de criação Perguntas para criar: Posso explorar o nome da empresa? Posso fazer uma proposta de experimentação irrresistível? Posso usar um exagero na imagem?

33 Processo de criação 4- Verificação Confirmar ou não a adequação da idéia.


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