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Centro Hospitalar do Porto, EPE

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Apresentação em tema: "Centro Hospitalar do Porto, EPE"— Transcrição da apresentação:

1 Centro Hospitalar do Porto, EPE
Serviço Sistemas de Informação Centro Hospitalar do Porto, EPE

2 Agenda Evolução Metodologia Interoperabilidade Modelo Conceptual
Desafio

3 Evolução Ao longo dos últimos 35 anos tem havido um esforço sustentado para melhorar a saúde e os serviços de saúde. Os serviços de saúde têm vindo a ser expandidos: Unidades prestadoras de cuidados Qualidade do serviço prestado Especialização dos cuidados Novas tecnologias de informação Volume informação Evolução Tecnológica

4 Multidisciplinaridade
Evolução Novas Tecnologias  Ritmo alucinante Complexidade Multidisciplinaridade Heterogeneidade Combinar e organizar procedimentos, informação, pessoas, tecnologias de informação e comunicação, para a melhoria da gestão dos serviços e dos cuidados a prestar. Complexidade dos sistemas de informação na saude 4

5 Metodologia Recolher Partilhar Integrar
Assegurar que os sistemas interajem uns com os outros independentemente da aplicação, tecnologia em utilização, fornecedor ou utilizadores (técnicos de saúde, assistentes técnicos, gestores,…) Disponibilizar a informação correcta, no formato ideal, à pessoa certa, no tempo exacto e orientada ao utente.

6 Interoperabilidade Ao nível do SNS e Entidades Prestadoras de Cuidados de Saúde Chave do futuro relativamente às iniciativas que se relacionem com a troca de dados entre sistemas e aplicações. Tema emergente na área da saúde. Desafio que importa preparar não só a nível nacional e como a nível internacional. Adoptando standards de interoperabilidade intra-hospitalar e inter-hospitalar É directiva da U.E. atingir em 2015 a interoperabilidade no HER

7 Como “garantir” a interoperabilidade
Conquistando a interoperabilidade semântica entre as fontes de informação diversas, garantindo o conjunto sem forçar a conversão dos dados num formato único. Ontologias e terminologias e linguagens são os instrumentos para solucionar este problema. Importa assim Definir “standards”

8 A interoperabilidade promove a inovação e a qualidade.
Rentabilização da tecnologia  encoraja a inovação. Dá às pequenas empresas a oportunidade de desenvolver produtos personalizados. Sem a interoperabilidade, as unidades hospitalares ver-se-iam forçadas a recorrer a grandes empresas que disponibilizam sistemas standard sem atender às especificidades próprias das diversas áreas clínicas. A interoperabilidade promove a inovação e a qualidade.

9 Integrar Partilhar Recolher Modelo conceptual
INFRA-ESTRUTURA COMPUTACIONAL/COMUNICAÇÃO SONHO SICD GHAF SI. VIDA PEM CIT SICO RNU CRD GID SGTD RHV CTH SAM SAPE ALERT CdM E- Requisições Gestão Documental Assiduidade Portal MCDT`S SIGLIC PACS PCE – Processo Clinico Electrónico SOA S.I. Laboratoriais S.I. Exames Médicos S.I. Procriação Méd. Assistida R.A.I SIL SIEM PRM OGT SIM BI – Sistema de Apoio Tomada de decisão Comunicações Unificadas AIDA– Agência Interoperabilidade Difusão e Arquivo SPMS – Sistemas de informação Centralizados HL7 Portal Colaborador Portal Institucional Portal Interno PDS- Plataforma de Dados na Saúde Outras Instituições SNS Gestão de Filas de Espera Integrar Partilhar Recolher

10 Modelo conceptual AIDA - Agência de Inter-operação, Difusão e Arquivo de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica Plataforma desenvolvida com recurso aos mais recentes e avançados paradigmas e tecnologias da engenharia de software, que potencia o arquivo e difusão dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) ao nível da unidade hospitalar. Permite a inter-operação dos sistemas existentes (legados) e futuros, numa abordagem global, evitando-se a ligação/integração ponto-a-ponto. É possível desta forma interligar as aplicações existentes através do uso de protocolos normalizados (e.g., Hl7, Web services). Permite ainda disponibilizar um conjunto de serviços numa óptica SOA.

11 Desafio Garantir a total desmaterialização dos procedimentos documentais associados aos registo de informação clinica e a outras áreas, como a área administrativa e logística. Custos Incremento em Segurança Disponibilidade Rapidez e Fiabilidade Qualidade de Serviço Transparência

12 Serviço Sistema de Informação


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