A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Período: TÉCNICAS DE ESTUDO Prof. Emerson F. Jaguaribe

2 O RESUMO Resumo = síntese = sinopse = epítome = sumário
Oferece uma apresentação concisa do conteúdo de um artigo, de um livro, de um projeto, etc., através do qual o leitor pode concluir sobre o interesse de consultar o texto por inteiro. A base da montagem de um resumo é a habilidade de se escolher em um texto qualquer, os principais aspectos ali descritos. Não se deve preparar um resumo antes que se tenha uma real visão do texto completo. Usar frases curtas e diretas, e dar preferência a 3a pessoa.

3 O RESUMO Todo resumo técnico deve conter uma breve introdução do assunto discutido, a descrição dos materiais e métodos de forma condensada e finalmente uma síntese dos resultados (parciais, ou finais) e da conclusão. O conteúdo do resumo deve estar apto a responder as seguintes questões: - De que trata o texto? O que se procura demonstrar? - Que bases foram usadas para se chegar ao(s) objetivo(s)? Quais os resultados apresentados? A que conclusão(ões) se chegou?

4 O RESUMO Conteúdo de um Resumo
Identificação (muitas vezes desnecessária) Introdução Material e Método Resultados Discussão e Conclusão Menção aos órgãos financiadores (não obrigatório) Palavras chave, após o resumo concluído. (Lembrar que palavra chave é um vocábulo, ou conjunto de vocábulos que de, certa forma, se constitui objeto, ou meio, do tema abordado. Faz parte do título, ou do texto).

5 O RESUMO Seja em um artigo, em uma dissertação, tese de doutorado, ou projeto, costuma-se definir um certo limite de palavras, ou caracteres para o resumo. Muitos congressos estabelecem em 250 a 500 palavras o resumo. Os projetos do CNPq limitam em 4000 caracteres o resumo. Há outros congressos que exigem para uma análise prévia do artigo a ser submetido à publicação, o resumo estendido.

6 O RESUMO Ao se escrever um resumo:
Deve-se usar uma linguagem objetiva, isto é sem rodeios, suprimindo-se palavras desnecessárias, como adjetivos e advérbios). Evitar repetição de frases inteiras do texto original. Respeitar as ideias e a ordem em que os fatos estão sendo mencionados. Evitar os parágrafos.

7 RESUMO (TEMPOS MODERNOS)
Último filme mudo de Chaplin, que focaliza aspectos da vida nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de O filme focaliza a vida dos empregados de uma indústria de carros caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é visto como mais uma peça na dinâmica de um grande maquinário. Palavras chave: Tempos modernos; Charles Chaplin; Linha de montagem e especialização do trabalho; Modelo de industrialização.

8 APLICAÇÃO Busca-se no resumo:
a) Evidenciar que se trata de um filme crítico. b) Espelhar a época da Grande Depressão. c) Apresentar eventos que ocorrem em uma fábrica. d) Destacar o aspecto cruel das linhas de montagem com trabalhos repetitivos e especializados. e) Mostrar que o operário era tratado como mais uma peça de um grande maquinário, explorado pelo sistema capitalista.

9 O RESUMO ESTENDIDO O resumo estendido é aquele que, em geral, descreve um artigo, uma dissertação, ou um trabalho qualquer. Contém no seu corpo: Resumo (com 200 palavras, por exemplo) onde o trabalho é sintetizado; Três palavras chave, retiradas do trabalho; Introdução, que focaliza o problema discutido, o ponto de vista no qual o assunto é tratado, os objetivos do estudo, as razões da pesquisa e a originalidade do trabalho;

10 O RESUMO ESTENDIDO A Metodologia empregada, isto é, a descrição dos procedimentos utilizados para se chegar aos resultados; Os Resultados e as Referências citadas. Em geral, o resumo estendido abrange de duas a três páginas A4.

11 O TÍTULO O título de um artigo, de uma dissertação, de um projeto, etc., é formado por um pequeno agrupamento de palavras, que de, certa forma, descreve o conteúdo, ou o tema abordado.

12 O FICHAMENTO Fichamento é todo registro das análises de um
texto, ou livro. Facilita, sobremaneira, ao estudante, na fixação dos conhecimentos, além de simplificar a execução dos trabalhos. Dispõe, em geral, da seguinte estrutura: Cabeçalho, indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o lugar, e o ano da publicação.

13 O FICHAMENTO Ou seja: 1) o autor e capítulo do livro que está sendo fichado; 2) o assunto que está sendo considerado; 3) as páginas que estão sendo relacionadas; 4) as idéias do autor (acrescentando-se, opcionalmente, comentários pessoais sobre elas); 5) um espaço para observações (tal como a bibliografia).

14 O FICHAMENTO Classificação: 1. Fichamento Textual:
Retira do texto as ideias, argumentos, justificativas, e fatos relacionados aos personagens e circunstâncias, evidenciados pelo autor, ao longo do texto. Promove através de esquemas, diagramas ou quadro sintético, uma radiografia do texto. 2. Fichamento Temático: Fazendo-se uso de títulos e subtítulos apresenta-se os principais elementos de um tema, ou área de estudos, relacionados à conceitos, fatos, ideias e informações.

15 O FICHAMENTO Textual ou de conteúdo

16 O FICHAMENTO TEMÁTICO Tema central: Gaston Bachelard, filósofo e poeta francês, ( ), tratou em sua obra: “A formação do espirito científico” basicamente sobre os obstáculos epistemológicos”. Tema analisado: Desenvolvimento histórico e psicológico do pensamento científico. Refere-se a uma grande quantidade de textos dos séculos XVII e XVIII (o índice onomástico lista mais de 200 autores). Faz uma verdadeira autópsia naquilo que considera “pré-espirito científico”, incluindo aí, os vícios epistemológicos de alguns alquimistas, físicos, filósofos e naturalistas. Focaliza desde a valorização subjetiva do objeto de estudo, até a generalização gratuita e absurda, fazendo uma lista dos principais obstáculos ao conhecimento científico.

17 O FICHAMENTO 3. Fichamento Bibliográfico:
Através de uma resenha, ou comentário, evidencia-se os objetos da obra, sempre fazendo indicação completa da fonte de referência. Pode-se fazer referência à artigos, ou à capítulos isolados, de acordo com um tema ou à uma área de estudo. O Fichamento Bibliográfico complementa os Fichamentos Textual e Temático, auxiliando, enormemente, alunos e professores.

18 O FICHAMENTO Nas fichas bibliográficas são registradas as informações das referências, anotações sobre tópicos da obra, palavras chave e a temática do texto. O primeiro passo para se fazer uma ficha bibliográfica é a consulta. Portais na internet como o da CAPES, facilitam muito a escolha dos artigos relacionados com o estudo que se está desenvolvendo sobre um determinado tópico científico.

19 O FICHAMENTO O fichamento é procedimento indispensável ao maior aproveitamento de uma leitura, e na organização e coleta de dados . A razão advém do trabalho prévio, orientação e da seleção dos principais dados associados ao objetivo do estudo. É um documento pessoal do estudioso. Mas, Fichamento não é resumo, embora possa conter um.

20 O FICHAMENTO Finalidades:
- Facilitar a identificação da(s) obra(s) lida(s); - Ter acesso ao conteúdo principal; - Disponibilizar citações, ou críticas; - Constituir uma lista de referências associada ao texto. Conteúdo: Informações básicas da leitura; Informações adicionais advindas da leitura;

21 O FICHAMENTO Todo Fichamento deve possuir:
- Cabeçalho, na parte superior direita, descrevendo o assunto a que a ficha se refere; - Referência, onde se menciona a obra ou texto, discutido no fichamento; - Corpo da ficha, no qual se desenvolve o conteúdo propriamente dito. - Local da obra, onde é feita a menção do lugar onde a obra está localizada: biblioteca particular, pública, etc.

22 O FICHAMENTO TÍTULO GERAL No da Ficha TÍTULO ESPECÍFICO, OU ASSUNTO
Referência Bibliográfica Resumo do Capítulo, ou do Parágrafo. Biblioteca X

23 O FICHAMENTO Cuidados na organização de um Fichamento
- Considerar apenas um tema para cada ficha. - Antes de concluí-lo, ter a certeza de que as fichas estão completas e compreensíveis. - Guardar as fichas de forma ordenada. Para facilitar o preparo de um fichamento de um texto, procure responder as seguintes questões: 1. Qual o tema ou assunto? O que está sendo discutido e qual a visão do autor? 2. Qual o tipo de texto? Acadêmico, de informação, jornalístico, técnico?

24 O FICHAMENTO 3. Qual a motivação revelada pelo autor? Ou seja, o que levou o autor a escrever seu texto e qual tipo de questão procura responder com sua argumentação? 4. A partir das respostas às questões anteriores, apresente a(s) sua(s) idéia(s) central(is), buscando formular sua(s) própria(s) tese(s) sobre o assunto. 5. Caso o autor defenda determinada(s) tese(s), como constrói a estrutura de argumentos para fundamentá-la(s)?

25 O FICHAMENTO 6. Existem idéias secundárias, argumentações complementares que auxiliam na construção da(s) tese(s)? Ao finalizar o Fichamento, deverá responder facilmente as questões de entendimento. Em caso contrário há duas possibilidades: 1. O texto não foi entendido, sendo necessário relê-lo. 2. O texto não apresentava coerência, sem que a ideia central, nem o objeto de estudo estivesse bem definido.


Carregar ppt "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google