A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)

2 Divisão entre o Público e o Privado
Esta divisão carrega significações que para serem desveladas exigem a compreensão dos dois termos: Público é tudo aquilo que merece ser mostrado, que possui um valor independente da época ou da situação. É através deles que os indivíduos se eternizam e transcendem. Privado identifica-se com o que não deve ser iluminado, que precisa ser protegido, guardado. (Arendt, 1975)

3 Divisão entre o Público e o Privado
Na Grécia antiga, o público identificava-se com a vida política, vivida por pessoas com poder argumentação e decisão, em oposição à vida privada, que acontecia naquela desenrolada cena do lar, por pessoas que não participavam da vida da pólis, como escravos e mulheres. Estabelece-se com isso a distinção entre as esferas da vida pública e da privada e o domínio da primeira sobre a segunda.

4 Divisão entre o Público e o Privado
Também, para garantir a satisfação das necessidades dos indivíduos, estabelece-se que a mulher seja responsável pelo trabalho reprodutivo e o homem pelo produtivo. A distribuição desses papéis por sexo serve para naturalizar situações sociais, demarcar os limites da masculinidade e da feminilidade: Afirma Arendt(1975) era a necessidade que reinava sobre todas as atividades exercidas no lar, enquanto a esfera da pólis, ao contrário, era a esfera da liberdade e sua condição era a superação das necessidades da vida familiar.

5 Divisão entre o Público e o Privado
Colocam-se, com isso, os limites e as possibilidades dos indivíduos a partir do seu sexo. Para homens, pertencentes ao mundo da pólis, do público, o limite é a liberdade; Ao contrário das mulheres, que vivem na luta contínua para ultrapassar a limitação que as necessidade impõem, afinal, elas são indicadas para o papel de guardiãs da comida e do teto.

6 Divisão entre o Público e o Privado
Sua liberdade depende de tal superação, que parece fadada a não acontecer. Primeiro porque a espécie precisa ser reposta e as necessidades para garantir sua existência se sucedem. Em segundo lugar, porque, encerradas no privado, estarão impedidas de aprender outras regras que não sejam as da submissão, da doação, da sublimação de seus sonho e desejos.

7 Divisão entre o Público e o Privado
Conforme Bourdieu (1995) colocadas do lado privado, portanto excluídas de tudo o que é da ordem do público, do oficial, elas não podem intervir enquanto sujeitos, na primeira pessoa, nos jogos onde a masculinidade se afirma e se realiza. A Não participação feminina na esfera pública traz embutida sua invisibilidade, uma vez que é ela que marca a presença do indivíduo no mundo e que garante a sua imortalidade.

8 Divisão entre o Público e o Privado
A relação de poder que existe entre a vida pública e privada na sociedade ocidental, marcada pelo androcentrismo, tem colocado o privado à mercê do público, conquanto este precisa daquele para garantir sua presença. O mesmo ocorre com o sexo feminino, que se coloca na dependência do homem para aparecer, o que tem resultado em silenciamento da história feminina.

9 Divisão entre o Público e o Privado
Para Arendt(1975) o ser humano que vive na esfera privada não se dá a conhecer, e, portanto é como se não existisse. O que quer que ela faça permanece sem importância ou consequência para os outros, e o que tem a importância para ele é desprovido de interesse para ele.

10 Divisão entre o Público e o Privado
Dentro dessa lógica é que o trabalho realizado pelas mulheres no lar nunca é considerado como tal e sim como algo de menor importância, um simples labor que não precisa ser mostrado, porque não possui a dignidade, dos feitos que valem a pena serem lembrados. Subjaz ao desvalor concedido ao trabalho doméstico dois elementos importantes: 1 – o fato de ele não gerar, pelo menos explicitamente, valor de troca. II – a condição em que o mesmo se dá.

11 Divisão entre o Público e o Privado
A idéia é que o homem produz bem e riquezas, enquanto a mulher limita-se a consumi-los, quando muito reproduzi-los. A verdade continua velada, pois sabemos que desprezo com que se trata o trabalho desenvolvido no espaço privado é, no mínimo, decorrente de má-fé, um problema moral grave.

12 Divisão entre o Público e o Privado
Ao desqualificar o labor, colocando-o em posição inferior ao chamado trabalho produtivo, desqualifica-se, por extensão, quem o realiza e se o coloca numa posição de inferioridade. Dentre outras questões, porque as mulheres são consideradas seres de afetividade em mundo onde a razão é critério da verdade e condição para o exercício do poder.


Carregar ppt "SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google