A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da sociologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da sociologia"— Transcrição da apresentação:

1

2 História da sociologia
Pensadores contemporâneos

3 NORBERT ELIAS ( ): Propõe pensar dinamicamente a relação indivíduo/sociedade # Conceito de configuração: a sociedade é formada e representada pela interdependência entre os indivíduos. dependência recíproca ¨* SOMENTE NAS RELAÇÕES E POR MEIO DELAS QUE AO INDIVÍDUOS PODEM POSSUIR CARACTERÍSTICAS HUMANAS Falar, pensar e amar/trabalhar, estudar e se divertir

4 Relação real e dinâmica entre sociedade e indivíduo
Em uma sociedade que tenha HISTÓRIA, CULTURA e EDUCAÇÃO Relação real e dinâmica entre sociedade e indivíduo AÇÃO QUE REALÇA A UNIDADE, para construir o bem-estar e a felicidade de todos - objetivo único, tanto no plano individual quanto no plano social

5 Conceito de habitus Disposição para alguma coisa, adquirida pela frequente repetição dos mesmos atos (comum a todos). Para Elias – algo como uma segunda natureza, ou seja, um saber social incorporado durante nossa vida em sociedade – relação social. Proposição que conduz a ideia de que o destino da nação, ao longo dos séculos, fica marcado no habitus de seus membros, mas muda lentamente e por completo, por isso, há equilíbrio entre continuidade e mudança na sociedade - ordenamento .

6 PIERRE BOURDIEU ( ): # Conceito de Habitus: o habitus se apresenta como social, mas também individual ao mesmo tempo, tanto ao grupo quanto a classe em que pertence. ¨* É a articulação entre as condições da existência do indivíduo (meio, situação) na qual ele se encontra e suas formas de ação e percepção da situação, dentro e fora do grupo. Habitus é o que articula práticas cotidianas a vida concreta do indivíduo. conduta dos indivíduos: condições de ações objetivas e subjetivas.

7 ** O habitus é estruturado principalmente pelas instituições de socialização – família e escola - habitus primário, mais durador. Primeiras categorias e valores que orientam as práticas futuras dos indivíduos. O habitus secundário se dá na medida em que o indivíduo se relaciona com indivíduos de outros universos da vida, construindo um habitus individual conforme suas experiências, mas não contrário ao habitus anterior, pois, modifica sem perder as marcas de origem.

8 Referência COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2006. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2008. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2007.


Carregar ppt "História da sociologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google